Search
Close this search box.

Baía do Sancho e Agendamento da Trilha do Atalaia em Noronha

Índice

Começamos a viagem a Fernando de Noronha pela Baía do Sancho e o Agendamento da Trilha do Atalaia. A lindíssima Baía do Sancho, foi eleita várias vezes como a praia mais bonita do mundo, pelo TripAdvisor. Depois seguimos para o ICMBio para o agendamento da Trilha do Atalaia, que é gratuita e super disputada. À noite jantamos na Vila dos Remédios.

Para ler nosso roteiro de 7 dias em Noronha:
Viagem 7 dias Fernando de Noronha: roteiro e dicas

Baía do Sancho em Noronha

Deixamos as malas na Pousada Lenda das Águas e seguimos de táxi (R$ 40,00) até a entrada do PIC Golfinho – Sancho. Como ainda não tínhamos a carteirinha do Parque Nacional Fernando de Noronha (PARNAMAR), fizemos na hora, apresentando um documento com foto.

Para o público geral o ingresso tem o valor de R$ 358,00. Brasileiros têm desconto de 50%, custando R$ 179,00 (valores de nov/2023), e tem validade de 10 dias. A carteirinha dá acesso a todas as áreas de visitação pública do Parque Nacional, trilhas e praias, esteja sempre com ela. Isentos: menores de 12 anos, maiores de 60 anos, moradores regularizados de Fernando de Noronha e seus parentes de primeiro grau.

PIC Golfinho Sancho

A caminhada até os mirantes e a escada da Praia do Sancho é bem tranquila, por essas trilhas em madeira da foto abaixo. Não esqueça de levar protetor solar, boné, óculos escuros, e snorkel. Nas trilhas e na praia não vendem nada, levamos água e biscoito rs. Nos pés usamos sapatilhas aquáticas da Decatlhon, que servem para trilhas leves e snorkeling, o que diminuiu o peso na mochila, já que iríamos de tênis (para descer as escadas com segurança) e levaríamos chinelos.

Acesso ao Sancho Noronha

A reação ao chegar nos mirantes é um “uau!” atrás do outro, que vista espetacular! Não é à toa que recebeu o título de praia mais bonita do Brasil e do mundo, pelo Tripadvisor, realmente lindíssima! Tiramos fotos rapidinho porque voltaríamos no último dia, durante o passeio Trilha dos Mirantes, com a Atalaia Noronha.

Baía do Sancho Noronha
Baía do Sancho Fernando de Noronha

A descida para a Praia do Sancho é feita por escadas verticais nas pedras, sendo um pouco claustrofóbica, tem que descer com cuidado! Seria bem complicado se estivéssemos com criança. A outra opção de acesso a praia é por barco, vivemos essa experiência em outro dia, durante o passeio de barco, paramos para mergulho no Sancho, porém não permitiram nadar até a areia, ou seja, são experiências diferentes.

Escada de Acesso a Praia do Sancho
Escada para a PRaia do Sancho Noronha

Funcionários controlam o acesso, uma placa mostra os horários permitidos somente para subida ou descida. Quando fomos, o intervalo era de uma hora, ou seja, durante uma hora só podia descer, e na hora seguinte apenas subir.

Praia do Sancho Noronha

Chegando na praia, pegamos o snorkel, a GoPro e fomos mergulhar naquela praia paradisíaca. Que boas-vindas Noronha nos deu: sol, mar piscininha, natureza por todos os lados! Difícil descrever a vibe desse lugar!

Lembrando que na praia não há estrutura nenhuma de cadeiras, barracas, alimentação ou banheiros.

Praia do Sancho Fernando de Noronha
Praia do Sancho Noronha

Agendamento da Trilha do Atalaia em Noronha

Saímos da Praia do Sancho direto para o Centro de Visitantes do ICMBio, no Boldró, de táxi. Sabíamos que agendar a Trilha do Atalaia não seria uma tarefa fácil, muita gente visita Noronha e não consegue. Como queríamos muito, seguimos as dicas do site e dos moradores.

O ICMBio limita e supervisiona o número de pessoas que acessa as piscinas naturais por dia e exige a contratação de guias cadastrados para a realização de algumas das trilhas.

Chegamos por volta de 15:00, que era o horário que começava a fila para pegar a senha.

Precisa ter a carteirinha do Parque Nacional para agendar, quem não comprou online pode emitir lá mesmo no ICMBio.

/* Atualização de nov/2023: Para agendar acesse a plataforma de agendamento de trilhas (se comprou o ingresso do Parque Nacional on-line) ou dirija-se ao Centro de Visitantes do ICMBio, no Boldró, das 8h às 19h.

​Atualmente, o agendamento de trilhas para quem comprou o ingresso presencialmente só poderá ser feito no Centro de Visitantes, das 8h às 19h.

Todos os dias às 16h acontece uma palestra no centro de Visitantes, com informações sobre as trilhas, aberta a todos.

Trilhas que podem ser agendadas:

• Morro São José
  • Enseada do Abreu
  • Trilha Pontinha-Caieira
  • Praia da Atalaia
  • Trilha do Capim-Açu

Chegamos na fila por volta de 15:00, às 15:30 distribuíram as senhas, às 16:30 começou a palestra, e às 17:00 liberaram o agendamento nos totens. Cada visitante (senha) podia agendar para até 6 pessoas. No dia que fomos só tinham vagas para a Atalaia 4 dias para frente. Portanto, vá agendar o quanto antes.

Agendamos somente a Trilha do Atalaia, que é a mais famosa e disputada, se tivéssemos mais tempo na ilha teríamos agendado outras.

Três trilhas precisam de guia, que podem ser contratados lá mesmo, após o agendamento:

Trilha Pontinha-Caieira, Morro São José (maré superior a 0,4) e Trilha Capim-Açu,

Voltamos para a pousada de ônibus público, dica dos amigos Fábio e Mari, a passagem custou R$ 5,00 por pessoa.

Agendamento ICMBio Noronha

À noite caminhamos da pousada até a Vila dos Remédios (400 metros), jantamos no Restaurante Flamboyant, a escolha foi o Peixe na Folha de Bananeira.

Restaurante Flamboyant Noronha

Ah Noronha! Mal chegamos e já estamos apaixonados! Nosso primeiro dia com a Baía do Sancho e o agendamento da Trilha do Atalaia em Noronha foi perfeito!

Até o próximo post!

Leia também:

Viagem 7 dias Fernando de Noronha: roteiro e dicas

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.