Search
Close this search box.

Delta do Parnaíba e a Revoada dos Guarás

Índice

No sexto dia pela Rota das Emoções conhecemos o Delta do Parnaíba e a maravilhosa Revoada dos Guarás. O Delta do Parnaíba se localiza na divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, sendo o único das Américas e o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos famosos deltas do Nilo e do Mekong. Com uma área de 2.700 quilômetros quadrados, o Delta do Parnaíba é um santuário ecológico onde o rio se encontra com o mar, criando um labirinto de ilhas, canais e igarapés. Nessa região encontra-se a APA – Área de Proteção Ambiental da Delta do Parnaíba.

Como é o Passeio ao Delta do Parnaíba – Circuito Revoada dos Guarás

No Dia 6 da viagem saímos da pousada em Atins às 8:30, foram 15 minutos de veículo 4×4 até o porto de Atins, e mais 15 minutos de barco até Caburé.

Transfer de Caburé até a pousada em Parnaíba em veículo climatizado, pela praia e estrada (privativo) às 09:00.

Embarque em veículo 4×4 em Caburé, iniciando o trajeto pela areia, passando pelo Complexo Ômega, de energia eólica (com 60 metros cada), em Paulino Neves, e depois pela estrada até Parnaíba.

A pousada que ficamos, Pousada Theodora, mesmo sendo muito boa, bangalôs lindos, para este roteiro apertado de 1 noite, não vale a pena pela distância, fica longe do centro de Parnaíba. Almoçamos  “correndo” na pousada por causa do horário do passeio da tarde.

Passeio ao Delta do Parnaíba – Circuito Revoada dos Guarás em lancha (compartilhado) às 13:30

Foram aproximadamente 45 minutos para ir, 2 paradas rápidas para explicações sobre o rio, e uma parada para banho de 45 minutos no rio da Baía do Caju. Chegamos nessa parada para banho às 16:15, às 17h seguimos para ver os guarás ao por do sol.

Sem dúvidas, a Revoada dos Guarás é um dos pontos altos da Rota das Emoções, emocionante!

Parnaíba
Parnaíba
Parnaíba
Parnaíba
Parnaíba

A Revoada dos Guarás: Um Espetáculo da Natureza

Um dos momentos mais mágicos do passeio pelo Delta do Parnaíba é a Revoada dos Guarás. Ao entardecer, bandos de guarás, aves de plumagem vermelha, colorem o céu em um balé aéreo antes do pôr do sol. Este fenômeno ocorre na Ilha dos Guarás, onde as aves se reúnem para descansar após um dia de alimentação nos ricos manguezais da região.

Parnaíba

Transfer da Marina do Delta até o hotel em Parnaíba (privativo) às 18:00.

Jantamos na pousada, escolhemos o peixe ao molho de camarão.

Onde se hospedar em Parnaíba

Ficamos 1 noite na Pousada Theodora, lindos os chalés suspensos, e perto da praia. Porém não fica em Parnaíba e sim na Ponta do Anel, a 35 km de Parnaíba, na Praia de Macapá. Para 1 noite melhor ficar no centro de Parnaíba, devido ao deslocamento do passeio da Revoada dos Guarás.

Opções de hospedagem no centro de Parnaíba: 

Leia mais sobre esta viagem em:

Rota das Emoções: Lençóis Maranhenses com Delta do Parnaíba e Jericoacoara

Lençóis Maranhenses: roteiro e dicas

Barra Grande do Piauí na Rota das Emoções

Jericoacoara: Roteiro de 4 dias

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

2 respostas

  1. Adorei as explicações sobre os locais e sobre como chegar, assim como onde se hospedar, tempo e distância de um lugar para outro. Já fui a Jericiacoara e aos Lençóis, em viagens diferentes, mas não cheguei a ir ao Delta do Parnaíba.
    Parabéns pelo trabalho!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *