Search
Close this search box.

Lençóis Maranhenses: roteiro e dicas

Índice

Seguem as dicas para montar seu roteiro pelos Lençóis Maranhenses. Fizemos a Rota das Emoções em julho de 2022 e nossa maior expectativa era conhecer os Lençóis Maranhenses, que lugar incrível, diferente de tudo que já conhecemos no mundo! Sem dúvidas foi uma das melhores viagens que já fizemos no Brasil, junto com Fernando de Noronha.

Melhor época para viajar aos Lençóis Maranhenses

O período ideal para uma viagem aos Lençóis Maranhenses é de junho a setembro, quando as lagoas atingem seu ápice após o período de chuvas. Durante esses meses, a região experimenta a estação chuvosa, que vai de janeiro a junho. As chuvas preenchem as lagoas entre as dunas de areia, criando paisagens deslumbrantes de lagoas azuis e cristalinas. Nós fomos nas férias escolares de julho.

Roteiro de 6 dias pelos Lençóis Maranhenses

Dia 1 – São Luis – Chegada e city tour pela cidade à tarde

Dia 2 – Santo Amaro – Passeio Lagoa Gaivota em 4×4 (privativo) à tarde

Dia 3 – Santo Amaro – Passeio Circuito Betânia em 4×4 (privativo)

Dia 4 – Santo Amaro / Barreirinhas – Passeio em Barreirinhas: jardineira com visita às Lagoas Bonita e adjacentes (compartilhado) à tarde.

Dia 5 – Barreirinhas / Caburé / Atins – Passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças com visita aos Pequenos Lençóis Maranhenses: Caburé,  Vassouras, e Mandacaru, com desembarque em Atins (compartilhado) de manhã + Transfer Porto de Atins até o hotel em Atins (privativo) + Passeio ao Canto do Atins e parada no Restaurante da Luzia (privativo) à tarde

Dia 6 – Retorno ou continuação pela Rota das Emoções (Delta do Parnaíba, Barra Grande e Jericoacoara)

Dicas sobre o roteiro nos Lençóis Maranhenses: 

  • O maior erro, na minha opinião, é fixar base somente em Barreirinhas. Mesmo tendo melhor estrutura de hotéis e restaurantes, Barreirinhas fica longe das lagoas. Os passeios em Santo Amaro foram os que mais gostamos, pertinho do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (10 minutos), sem balsa. Os 4×4 chegam até pertinho das Lagoas, com água, cadeiras de praias e guarda-sol já inclusos. Em Atins os 4×4 também chegam até as lagoas, já em Barreirinhas é um “mini perrengue”, 2 horas para chegar às lagoas, 2 horas nas lagoas, e 2 horas para voltar. Sendo 40 minutos dessas 2 horas, sacolejando na jardineira.
  • Não alugamos carro, contratamos todos os transfer e passeios.
  • Se tivéssemos mais dias no roteiro incluiríamos 1 dia em Atins, e 1 dia em Santo Amaro para o Passeio das Lagoas Emendadas.
  • O passeio de Barreirinhas deveríamos ter feito privativo, e não compartilhado, para tentar fugir dos horários de pico da balsa.

Onde fechar os passeios e transfer

Indicamos o Saulo, que foi nosso guia em Santo Amaro. O contato é (98) 98427-8756, ou pelo Instagram @sauloturismoma.

Ou a Eco Adventure Tour, uma empresa de turismo da região, com sede em Parnaíba. Onde fechamos os passeios e transfer da Rota das Emoções.

Roteiro dia a dia pelos Lençóis Maranhenses

Dia 1 – Chegada em São Luís, Maranhão

Desembarcamos em São Luís às 11:30, já estavam no aguardando no desembarque para o transfer até o hotel. Mesmo sendo um transfer compartilhado, saiu rápido, o trajeto até o hotel Blue Tree durou 20 minutos.

Transfer no aeroporto São Luis
Van que nos levou do aeroporto de São Luis ao hotel

Fizemos o check-in no hotel, como o quarto ainda não estava disponível deixamos as malas na recepção e seguimos para o almoço no indicado restaurante Cabana do Sol. Fica na Av. Litorânea, 10, Calhau, são Luis, a 2,5 km do hotel, fomos de UBER. A escolha foi filé de pescada amarela com arroz de cuxá. 

Almoço em São Luis

À tarde fizemos um city tour privativo, já incluído no nosso pacote com a Eco Adventure. Nosso guia  foi o Sérgio, expert em São Luis.

Passamos pelas principais praias, bairros, Centro Histórico, Palácio dos Leões (Palácio do Governo), Palácio La Ravardière (Prefeitura de São Luis), Igreja de N. S. da Vitória (Padroeira da cidade de São Luís).

Rua do Giz – Uma das ruas históricas mais bonitas do Brasil

No fim do city tour pedimos para o guia nos deixar em uma pizzaria próxima ao hotel. Da Pavarotti Pizzaria (La Fornarina), Av, Litorânea, 750, Calhau. Voltamos de Uber para o hotel.

Dias 2 e 3 – Santo Amaro, Maranhão

Saímos de São Luis cedinho, o transfer chegou no hotel às 6:40, que bom que o café da manhã do hotel Blue Tree abre antes disso. O ônibus rodou por vários hotéis para embarque, aproximadamente 1 hora até sair de São Luis. O trajeto é longo e a estrada é ruim, cheia de buracos. 

Transfer de São Luis para Santo Amaro

Transfer São Luís – Pedras (ponto de encontro) em veículo climatizado (compartilhado) entre 6:00 e 07:00

Transfer Pedras (ponto de encontro) – Santo Amaro em veículo climatizado (privativo) entre 10:00 e 11:00

No Ponto de Encontro o guia Saulo já nos aguardava de 4×4, ele nos deixou na pousada Vila Capininga, e depois voltou para o passeio da tarde. Almoçamos na pousada, e descansamos nas redes até o horário do passeio, a pousada é uma delícia.  

Transfer Pedras para Santo Amaro

15:00 – Saída para o passeio 4×4 Circuito Andorinhas Gaivotas (privativo) – Paramos para mergulho na Lagoa da Andorinha e o por do sol foi na Lagoa do Por do Sol. Infelizmente, o sol mal deu as caras nesse dia. Uma pena! Mesmo com o tempo nublado, a primeira visão dos Lençóis Maranhenses já nos impactou.

Santo Amaro MA
Santo Amaro MA

Na volta do passeio paramos na Casa do Picolé Artesanal, no centrinho, indicado como o melhor picolé e sorvete de Santo Amaro.

Jantamos na pousada, o doce de leite de sobremesa era uma delícia!

Quem estiver no Centro, nos indicaram o restaurante Dunas Bistrô.

Santo Amaro MA

No dia seguinte fizemos o passeio de dia inteiro Circuito Betânia, em veículo 4×4 (privativo), o guia nos buscou na pousada às 9:00, fizemos várias paradas: 

1a parada – Lagoa temporária a caminho de Betânia

2a parada – Lagoa de Betânia – Prainha

3a parada – Almoço no Povoado de Betânia, com travessia rápida de barco. Almoçamos uma anchova grelhada deliciosa, indicação do guia, e cocada de sobremesa.

4a parada – Lagoa do Junco, Lagoa da Curva 

5a parada – Por do Sol

Barco para travessia ao Povoado de Betânia – para o almoço
Lençóis Maranhenses, Santo Amaro

Confie no seu guia, ele te levará às melhores lagoas do dia, não se prenda aos nomes das lagoas, curta cada minuto.

Os guias em Santo Amaro levam cadeiras de praia, guarda-sol e água mineral (sem custo extra). 

Jantamos na pousada, e mais uma vez sobremesa doce de leite, rs. 

Dia 4 – Barreirinhas

O transfer de Santo Amaro para Barreirinhas nos buscou às 10:00, o trajeto foi por estrada em carro climatizado (privativo).

Chegando em Barreirinhas fizemos check-in na pousada Paraíso dos Lençóis e almoçamos rapidinho a 10 minutos a pé, na praça, na Churrascaria do Gaúcho. 

Passeio de jardineira ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com visita às Lagoas Bonita e adjacentes (compartilhado) entre 14:00 e 14:20.

O guia faz uma parada rápida para quem quiser comprar água, diferente de Santo Amaro, a água não está inclusa (há cooler para armazenamento).

O trajeto é cansativo, pegamos fila longa na balsa, e mais 40 minutos de estrada de terra, chacoalhando, num total de quase 2 horas para ir, 2 horas no local, e mais 2 horas de retorno. Foi o passeio que menos gostamos da viagem, perrengue para chegar, muita gente… Talvez tivesse valido a pena fazer privativo para tentar fugir dos horários de pico da balsa. 

Barreirinhas, MA, Lençóis Maranhenses

Chegando ao destino precisa subir uma escadaria e uma duna (nada demais), com um visual de tirar o fôlego de recompensa.

Para evitar a multidão, o guia nos orientou a mergulhar na Lagoa do Maçarico, e não na Lagoa Bonita, que fica pertinho. Maçarico é um pássaro que passa a maior parte da vida andando e não voando.

Barreirinhas, MA, Lençóis Maranhenses
Barreirinhas, MA, Lençóis Maranhenses
Barreirinhas, MA, Lençóis Maranhenses
Barreirinhas, MA, Lençóis Maranhenses

Jantamos pizza a 10 minutos a pé da pousada, na mesma praça onde almoçamos. 

Dia 5 – Barreirinhas / Rio Preguiças / Caburé / Atins

Aproveitamos o tradicional passeio pelo Rio Preguiças, que sai de Barreirinhas, para fazer o transfer até Atins, o passeio termina com o almoço em Caburé, de lá incluímos no roteiro a lancha até Atins. 

Passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças com visita aos Pequenos Lençóis Maranhenses: Caburé,  Vassouras, e Mandacaru, com desembarque em Atins (compartilhado). 

A van nos buscou na pousada entre 8:10 e 08:25 e nos levou até o local de embarque na lancha: Av. Principal, Beira Rio. Cais de Barreirinhas.

1a parada – Vassouras

Sobe uma duna a pé, e pausa para banho de lagoa, onde tem redes e balanço. Vassouras é um dos  pontos onde as dunas dos Pequenos Lençóis encontram o Rio Preguiças.

Antes de seguir para o Farol de Mandacaru demos uma parada rápida em Caburé para adiantar o pedido do almoço.

2a parada – Mandacaru 

Seguimos na voadeira até o Farol do Mandacaru, que com seus 160 degraus nos presenteia com sua vista panorâmica 360 graus.

Farol de Mandacaru, Preguiças

3a parada – Caburé

Quando retornamos o almoço já estava pronto, comemos um peixe com molho de camarão que estava uma delícia. Após o almoço há tempo livre para a praia ou descanso nas redes. 

Voadeira de Caburé ao Porto de Atins / Transfer Porto de Atins até a pousada em Atins (privativo) às 13:30

A lancha nos levou do restaurante até a Praia em Atins, chegando lá o 4×4 já nos aguardava para o transporte até a Pousada Velho Bateau. A pousada é uma graça, bem rústica, não tinha frigobar nem TV no quarto.

Transporte Porto de Atins até pousada
Atins, Maranhão

Passeio de 4×4 ao Canto do Atins e parada no Restaurante da Luzia (privativo) às 15:00.

1a parada – Lagoa Gaivota

2a parada – Lagoa Maria Vitória

Se for somente para Atins e precisar de guia, o nosso foi o Joseph, Instagram @lagoastouradventure.

O jantar no Restaurante da Luzia foi a cereja do bolo desse passeio maravilhoso. Li essa dica no blog Viaje na Viagem, do Ricardo Freire, melhor camarão que já comi na vida! 

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses

Para ter uma experiência completa nos Lençóis Maranhenses, divida sua estadia entre Santo Amaro, Barreirinhas e Atins. Reservamos todos os hotéis pelo Booking.com, saiu mais barato que incluir no pacote dos passeios. Seguem nossas indicações:

Onde de hospedar em São Luis

Ficamos 1 noite no Blue Tree Towers São Luis, a 200 m da Praia do Calhau, adoramos o conforto e o café da manhã.

Outras opções em São Luis: Brisamar Hotel & SPA São LuísPousada Litorânea, e Luzeiros.

Onde de hospedar em Santo Amaro

Ficamos 2 noites na Vila Capininga Ecopousada, uma graça, adoramos! Fica afastada do centrinho de Santo Amaro, mas possui um restaurante. Jantávamos lá mesmo.

Outras opções em Santo Amaro: Pousada Lençóis Eco VillaPousada Beira RioPousada Paraiso.

Onde de hospedar em Barreirinhas

Ficamos 1 noite na Pousada Paraíso dos Lençóis, ótima localização e bom custo x benefício.

Outras opções em Barreirinhas: Porto Preguiças ResortPousada Do Rio Barreirinhas

Onde de hospedar em Atins

Ficamos 1 noite na Pousada Velho Bateau, é rústica, sem TV e frigobar no quarto, nosso banheiro tinha o teto aberto, encontramos marimbondos no banheiro. Ela fica afastada do centrinho de Atins, porém possui restaurante. Preferíamos ter ficado mais próximo ao centrinho, e com banheiro fechado, rs.

Outras opções em Atins: Pousada Vila CamurimPousada Vila de PescadorPousada Irmaos Atins

Espero que você tenha gostado das dicas para seu roteiro inesquecível nos Lençóis Maranhenses. Se tiver dúvida deixe nos comentários.

Leia o roteiro completo dessa viagem em: Rota das Emoções – Guia completo

Até o próximo post.

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *