Search
Close this search box.

Natal e Pipa: Roteiro de 10 dias

Índice

Olá pessoal! Nossa viagem de novembro/2018 foi pelo lindo litoral do Rio Grande do Norte, Natal e Pipa, roteiro de 10 dias, mais um paraíso do nosso nordeste brasileiro. Foram 5 dias em Pipa e 5 dias em Natal, com muita praia, sol, comendo peixe e camarão, vendo golfinhos, foram 10 dias maravilhosos de férias!

Seguem as dicas de passeios, restaurantes e onde ficar! Não deixem de fazer o passeio de buggy em Pipa, e pelo litoral norte de Natal, com as Dunas de Genipabu. Definitivamente vale a pena visitar o Rio Grande do Norte!

Roteiro de 10 dias por Natal e Pipa RN

5 dias em Pipa

Dia 1 – chegada em Natal, retirada do carro no aeroporto e ida para Pipa. 

Dia 2 – Pipa: Baía dos Golfinhos

Dia 3 – Pipa: Praia do Madero, piscina do hotel e jantar na Pizzaria da Pipa.

Dia 4 – Pipa: Arvorismo, tirolesa e passeio de Jeep 4×4 Camaro Amarelo: Falésia do Chapadão, Praia do Amor, Sibaúma, almoço no Camarão na Fazenda em Barra do Cunhaú, esquibunda nas Dunas de Cacimbinha, por do sol na Lagoa de Guaraíras em Tibau do Sul.

Dia 5 – Pipa: Santuário Ecológico e Barra do Cunhaú

5 dias em Natal

Dia 6 – Saída de Pipa para Natal: Praia de Cumurupim, Lagoa de Arituba (litoral sul de Natal)

Dia 7 – Natal: Passeio de buggy pelo litoral norte: Dunas de Genipabu, Lagoa de Pitangui, Dunas Douradas, Dunas de Jacumã (esquibunda, aerobunda, kamikaze) e almoço na Praia de Muriú.

Dia 8 – Natal: City tour: Aquário, Centro Histórico, Barreira do Inferno (Centro de Lançamento de Foguetes), Cajueiro de Pirangi, almoço na Praia de Cotovelo, Passeio de barco com por do sol no Rio Potengi, jantar no Restaurante Camarões.

Dia 9 – Natal: Lagoas de Alcaçuz e Carcará (litoral sul), Casa da Tapioca, Doceria Bocaditos.

Dia 10 – Natal: Praia de Ponta Negra, Morro do Careca, retorno para o RJ.

Praia do Madero Pipa RN
Praia do Madero em Pipa

Dicas para o roteiro em Natal e Pipa

  1. Se tiver dias livres, explore mais o litoral norte, o trecho entre Jacumã e São Miguel do Gostoso. Inclua passeios às piscinas naturais de Maracajaú, a 60 km de Natal, e Perobas, a 78 km de Natal. Não fizemos porque a maré estava alta no período da nossa viagem. Outra opção é Galinhos, que fica a 160 km, aproximadamente 2 horas de viagem. A família do Vamos por Aí fez o passeio a Maracajaú, leiam em: Como é Maracajaú: o Caribe Brasileiro.
  2. A idade mínima para crianças embarcarem no catamarã às piscinas naturais é 6 anos. 
  3. Tábua das marés: Os passeios às piscinas naturais de Maracajaú e Perobas dependem da maré, se quiser garantir boa visibilidade consulte a tábua das marés antes de emitir as passagens, quanto mais baixa melhor: tabuademares.com/br/rio-grande-do-norte/natal.
  4. Não visitamos a Fortaleza dos Reis Magos (ou Forte dos Reis Magos) porque estava fechado para reformas, e não nos aconselharam visitar por fora por questões de segurança. Conseguimos avistá-lo no passeio de barco pelo Rio Potengi. 

Quando ir a Natal e Pipa 

Em Natal e Pipa, assim como nas demais cidades do litoral nordestino, faz sol o ano inteiro, as temperaturas não variam muito, e chove mais no inverno.

Para mais detalhes sobre a chuva mês a mês consulte esse post do Viaje na Viagem:

PRAIÔMETRO | Chuva mês a mês em 42 praias do Brasil e Caribe

Baía dos Golfinhos Pipa RN
Baía dos Golfinhos Pipa RN

Como emitimos as passagens

Emitimos com milhas LATAM Pass, voo direto RJ-Natal, aproveitei uma promoção de bônus de transferência Livelo x LATAM Pass. O novo aeroporto de Natal fica bem longe, uns 50 minutos da Praia de Ponta Negra. Alugamos carro no aeroporto.

Se for comprar a passagem em dinheiro leia as dicas:

Como saber de promoções de passagens e onde pesquisar preços

Aerobunda na Lagoa de Jacumã litoral norte de Natal RN
Aerobunda na Lagoa de Jacumã – Litoral norte de Natal RN

Onde se hospedar em Pipa

Ficamos no Sun Bay Pipa Hotéisna entrada de Pipa, uns 5 minutos andando até o centrinho. Fica acima da Baía dos Golfinhos, porém sem acesso direto à praia. Gostamos muito do café da manhã e das piscinas. É um bom custo x benefício para quem vai com crianças, não é resort, não tem recreação, mas tem preço próximo às pousadas e com uma estrutura melhor de piscinas, bar molhado, música ao vivo e restaurante. Escolhemos o quarto mais simples (suíte standard), solicitei uma cama extra para criança e fui atendida. O que não gostei foi a internet só funcionar nas áreas comuns. 

Outras opções de hospedagem em Pipa: 

Piscina principal do Hotel Sun Bay Pipa
Hotel Sun Bay Pipa
 

Onde se hospedar em Natal

Em Natal preferimos alugar um apartamento pelo Booking.comResidence Village, no início da Vila de Ponta Negra. A localização é muito boa, perto da Praia de Ponta Negra, dá para ir andando até o Morro do Careca. Na esquina (subindo a ladeira) tem um mercado. Tem estacionamento, wi-fi, e piscina. Um ótimo custo x benefício para famílias.

O lugar mais recomendado para se hospedar é na Praia de Ponta Negra, onde há concentração de comércio e restaurantes. O trecho mais procurado da praia para banho é perto do Morro do Careca, famoso cartão postal da cidade.

Outras opções de hospedagem em Natal:

vista da varanda do Residence Village Natal RN
Residence Village Natal RN – Vista para a Praia de Ponta Negra
 

Aluguel de carro em Natal

Alugamos carro para ter liberdade e economizar em Natal e Pipa, nesse roteiro de 10 dias. Reservamos pelo site comparador de preços Rentcars.com, escolhemos a Movida, que é a nossa locadora preferida no Brasil, atendimento rápido e simplificado. Retiramos e devolvemos no aeroporto de Natal. Na retirada nos ofereceram uma promoção de tanque cheio + upgrade de categoria por 200 reais, aceitamos rs.

Usamos o app Google Maps no celular para nos locomover, não esqueça de levar um carregador de celular para carro, ou cabo USB. Como nas viagens anteriores, levamos como bagagem de mão o booster (assento de elevação) do nosso filho, assim não gastamos com aluguel de cadeirinha. 

Cajueiro de Pirangi – O maior cajueiro do mundo

Onde comer em Pipa

  • Calígula: restaurante e pizzaria -Av. Baía dos Golfinhos, 757
  • Camarão na Fazenda: Rua dos Bem te vis, 66 
  • Pizzaria do Ademilson: considerada pelos locais como a melhor pizza de Pipa – R. das Gameleiras
  • Hangar:  hamburgueria artesanal – Av. Baía dos Golfinhos, 747
  • Golfinho: bar e restaurante – Av. Baía dos Golfinhos, 635
  • Gelateria Preciosa – o melhor sorvete – Av. Baía dos Golfinhos, 530

Centro de Pipa RN
Centrinho de Pipa

Onde comer em Natal

  • Camarões – é o restaurante mais tradicional, super indicado. Tem 4 filiais, fomos no Camarões Potiguar, com pratos regionais, fica na R. Pedro Fonseca Filho, 8887.
  • Pinga Fogo – restaurante de buffet a quilo, ambiente moderno e com muita variedade, incluindo comida japonesa. R$ 79,90/kg em nov/2018. Fica na Av. Engenheiro Roberto Freire, 3846.
  • Mangai: restaurante de comida regional, famoso em João Pessoa e Brasília. Tem 2 em Natal, na Av. Amintas Barros, 3300 (Lagoa Nova) e na R. Des. João Vicente da Costa, 8861 (Ponta Negra).
  • Pizzaria Curva do Vento – R. Dr. Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 306.
  • Pizzaria Cipó Brasil – lugar rústico com pizza bem gostosa – R. Aristirdes Porpino Filho, 3111.
  • Curió – Bar regional e rústico, com música ao vivo, chorinho ou samba. Decoração de armazém do interior.
  • Doceria Bocaditos – doceria artesanal, em Ponta Negra, que é uma graça e serve o famoso cookao, 2 cookie grandes com recheio de brigadeiro. Pedro amou! Vende doces e salgados, mas o forte são os doces e tortas.
  • Olga Pão de Queijo – para lanches, café – Av. Praia de Ponta Negra, 9124.
  • Gelateria Preciosa – é a mesma de Pipa, vale apena repetir! Rua Trairi, 637, Petrópolis.

No aeroporto de Natal já foi inaugurado um restaurante, o Salosino, de buffet a quilo, não é barato, mas a comida é saborosa. Antes só haviam opções de lanches no aeroporto.

No litoral sul de Natal, conheça a Casa da Tapioca, em Barra da Tabatinga, uma casa de taipa onde são servidas tapiocas feitas no forno à lenha pela mesma família há 70 anos! As tapiocas não tem recheio, você escolhe seca ou molhada.

Av. José Alceu, 1400, Nísia Floresta.

Horário: Quinta e sexta-feira de 14h às 19h, e sábado e domingo de 7h às 19h.

Almoço na Praia do Madero Pipa RN
Almoço na Praia do Madero Pipa RN

Passeios em Natal e Pipa

Fechamos tudo lá, mas se você for viajar em alta temporada e preferir reservar com antecedência, as empresas de passeios que usamos e indicamos são:

1) Pipa Aventura – Arvorismo, tirolesa e passeio de jeep 4×4 Camaro Amarelo em Pipa

    pipaaventura.com.br 

2) Natal Vans – Passeio de buggy pelo litoral norte, city tour, litoral sul, e piscinas naturais em Natal.

    natalvans.com.br

3) Potengi Tur – Passeio de barco pelo Rio Potengi com por do sol.
    Instagram: @potengi_tur

* Atualização jan/2023: Atualmente a Potengi Tur só faz passeios e festas privadas. Quem faz o Por do Sol no Rio Potengi agora é a empresa Marina Badauê. 
www.marinabadaue.com.br

Onde comprar artesanato em Natal

  • Vilarte Ponta Negra – Shopping de Artesanato – Av. Eng. Roberto Freire, 4090 Ponta Negra
  • Shopping de Artesanato Potiguar – Av. Eng. Roberto Freire, 8000 – Ponta Negra 
  • Centro de Turismo e Artesanato – Rua Aderbal de Figueiredo, 980 – Petrópolis. Onde funcionava a cadeia pública. Site: forrocomturista.com.br
  • Centro Municipal de Artesanato – Av. Pres. Café Filho, s/n – Praia do Meio 

Compramos castanhas no restaurante em frente ao Cajueiro de Pirangi, com o Dr. Castanha, um vendedor famoso na região, tem bom preço.

Falésia do Chapadão em Pipa – Passeio de jeep 4×4

Nossa Avaliação

Conhecíamos pouco do Rio Grande do Norte, a gente ama o Nordeste e estava faltando explorar esse estado tão lindo. A escolha de Natal e Pipa nesse roteiro de 10 dias foi perfeito! Nos surpreendemos com a beleza natural e sua diversidade, são falésias, praias paradisíacas, dunas, rios, lagoas… O que dizer da experiência de mergulhar próximo aos golfinhos, em seu habitat natural, nas Praias de Pipa? Indescritível! Junte a tudo isso uma culinária deliciosa e um povo simpático, que adora receber turistas. Já estamos com saudade.

Leia também:

Arvorismo e Tirolesa: passeio em Pipa RN

Passeio de barco com por do sol pelo Rio Potengi em Natal

City tour em Natal: Aquário, Cajueiro, Centro Histórico, Barreira do Inferno, Praias

Passeio de jeep 4×4 em Pipa, Rio Grande do Norte

Até o próximo post!

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

18 respostas

  1. Que roteiro maravilhoso! Nós não conhecemos quase nada do Nordeste, mas temos muita vontade de conhecer! Este roteiro está incrível! Espero que possamos repeti-lo em breve. Parabéns pelo post!

  2. Que legal esse roteiro. Todas as vezes que fui para Natal foi à trabalho, e nao conheço muitos lugares. Pipa esta na minha lista! Boas dicas

    1. Que bom que gostou! Pipa é um paraíso, merece uns dias para conhecer com calma, não só um bate-volta. Boas viagens para você!

    1. Oi Gisele, é bom que já tem motivo para voltar! Pipa merece mais que um bate e volta, é um paraíso, fiquei apaixonada pelas praias com golfinhos! Bjs

  3. Post super completo, com dicas ótimas para aproveitar Natal e Pipa, dois lugares maravilhosos!
    Abçs

  4. Eu adoro passear pelo Nordeste! E amei seu roteiro por Pipa. Passei por lá rapidinho e curti bastante, mas acho que dá pra ficar vários dias sem enjoar! Muito bacana o hotel que vc se hospedou!!!

  5. Que roteiro super completo! Natal e Pipa estão nos meus planos e já anotei todas as suas dicas. Até aumentei um pouquinho minha estadia em Pipa para curtir os golfinhos por mais tempo. Bjs

    1. Que bom que gostou Ana! Ver os golfinhos em seu habitat natural, naquelas praias paradisíacas, é uma experiência emocionante! Bjs.

    1. Obrigada Bárbara! Nós já estamos com saudades e queremos voltar para fazer o trecho ao norte que ficou faltando, de Jacumã até São Miguel do Gostoso. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *