Search
Close this search box.

10 praias para conhecer no Brasil

Índice

Olá pessoal! Quem não ama viajar pelo Brasil? Eu adoro e o post de hoje é dedicado às praias maravilhosas do nosso país. Selecionei 10 praias que valem a pena conhecer no Brasil, mesmo sabendo que a lista é muito maior. Deixo aqui a nossa contribuição para inspirar vocês!

1 – Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia, com areia branca e fina, água cristalina, e cercada de vegetação. Na minha opinião a praia mais linda de Arraial do Cabo. É possível chegar de carro, barco ou por trilhas, se não for de carro não deixe de subir as escadas para curtir o visual de tirar o fôlego. Fomos de barco com a empresa Kiko Tour.

Prainhas do Pontal do Atalaia Arraial do Cabo

2 – Praia de Muro Alto – Pernambuco

Essa praia fica a 9 km da vila de Porto de Galinhas, sendo uma delícia para famílias com crianças: praia sem ondas, água quentinha, uma verdadeira piscina. Vale a pena se hospedar em algum dos resorts a beira mar para curtir toda a estrutura dos hotéis’ e da praia (caiaque, stand-up paddle…).

Estivemos lá em abril/2014, no resort Summerville:

Praia de Muro Alto – Summerville Resort

Praia de Muro Alto Pernambuco

3 – Praia dos Carneiros – Pernambuco

Nessa mesma viagem da Praia de Muro Alto, fizemos um passeio bate e volta até a Praia dos Carneiros. Quem tiver mais tempo vale passar uns dias por lá, é um paraíso. De Recife até lá são aproximadamente 100 km, sendo possível chegar de  carro/táxi ou barco.

Nós fechamos um passeio de catamarã de dia inteiro, saindo do resort, detalhes no post:

Passeio de Catamarã à Praia dos Carneiros

4 – Praia de Jericoacoara – Ceará

De Fortaleza para Jericoacoara são 300 km, sim é longe, mas você não vai se arrepender! Contrate um transfer ou vá de avião, há novas rotas disponíveis para o aeroporto de Jericoacoara. É o destino ideal para quem curte lugar rústico, pé na areia, áreas cristalinas e passeios de buggy. Ao mesmo tempo há ótimos hotéis e restaurantes. Estivemos lá em 2010, ainda sem filhos:

Jericoacoara e Fortaleza: Hotéis e Passeios

Praia de Jericoacoara

5 – Praia do Gunga – Alagoas

Eu costumo dizer que Alagoas pediu para ter litoral bonito e entrou na fila várias vezes, na minha opinião é o litoral mais bonito do Brasil. A Praia do Gunga é uma dessas belezuras, a 43 km de Maceió, no município de Roteiro. A praia fica em uma curva entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro, sendo cercada por um grande coqueiral.

Confira nosso roteiro de 12 dias por Alagoas, incluindo a Praia do Gunga:

Roteiro de 12 dias por Alagoas e Cânions do Rio São Francisco

6 – Praia Bela – Paraíba

Conhecemos esse paraíso no carnaval de 2018, fica no litoral sul, depois da Praia de Tambaba, a 50 km de João Pessoa. O bacana desse lugar é ter a praia de um lado e o rio de outro. É só pedir aquele peixe gostoso ou uma carne de sol e curtir o dia, se quiser mais aventura tem a opção do passeio de quadriciclo pela região, além de aluguel de caiaques e stand up.

Siga nosso perfil no Instagram @descansanavolta

7 – Praia de Bombinhas – Santa Catarina

De Balneário Camboriú até a Praia de Bombinhas são aproximadamente 37 km, quase 1 hora de carro e na alta temporada pode ter engarrafamento. Fomos de carro alugado, estacionar não é fácil, tenha paciência e procure chegar cedo. Quando fomos a água estava fria, mas o visual compensa, aproveitamos também para alugar um pedalinho para passear em família. 

Fizemos um bate e volta saindo de Balneário Camboriú durante a visita ao Beto Carrero:

Passeio bate-volta a Praia de Bombinhas

8 – Praia de Guarajuba – Bahia

Guarajuba fica a 42 km de Salvador pela Linha Verde, no litoral norte da Bahia. Praia tranquila, mar calmo, ótima opção para famílias. Para quem busca mais estrutura de hotéis e restaurantes, a Praia do Forte que fica a apenas 20 km é uma boa opção, onde fica o imperdível Projeto Tamar. 

Estivemos lá no carnaval de 2014, em um roteiro com Mangue Seco e Aracaju:  

Guarajuba – Roteiro de 8 dias no carnaval

9 – Praia da Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

Eu não poderia deixar de fora uma das praias da nossa cidade, e a nossa preferida é a Barra da Tijuca, linda, areia fina e clarinha. Como na maioria do Rio de Janeiro, a água não é quentinha como no Nordeste, mas temos nossos dias de Caribe. A dica é conciliar a praia com um dos restaurantes ou barzinhos da região, como os da Av. Olegário Maciel, depois da Barraca do Pepê.

Praia da Barra da Tijuca

10 – Praia do Sancho – Fernando de Noronha

Conhecemos esse paraíso em 2019, não é à toa que é considerada a praia mais bonita do mundo, pelo site Tripadvisor, é linda! Há duas formas de chegar na praia, por uma escada vertical apertada, de acesso controlado, ou através de barco, tivemos essas 2 experiências, e voltaríamos mais vezes para curtir essa beleza da natureza! Aliás é a melhor maneira de começar seu roteiro em Noronha!

Essa praia representa todas as praias maravilhosas do Brasil que ainda queremos visitar: como a Praia de Lopes Mendes em Ilha Grande/RJ (que fomos faz muito tempo e precisamos voltar), praias do sul da Bahia, e tantas outras.

Segue nosso post sobre a Praia do Sancho:

Baía do Sancho e Agendamento da Trilha do Atalaia: Noronha

Praia do Sanco Noronha

E você? Que praia acrescentaria nesta lista de 10 praias para conhecer no Brasil? Escreva cnos comentários.

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva – Lista Top 10 com outros blogs de viagem, confiram:

Até o próximo post!

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

30 respostas

  1. Muito bem selecionadas as praias, conheço a metade, porém é bem difícil escolher, temos centenas de praias maravilhosas em nosso país!

    1. Muito difícil mesmo escolher só dez, o que não falta no Brasil é praia maravilhosa! Obrigada pela visita! Abraços.

    1. Oi Camila, vamos aumentar essa listinha então! Esse ano queremos conhecer as belezas do Rio Grande do Norte, já tá convidada! Bjs

  2. Quanta praia lindaaaa!!!
    Ainda não conheço nenhuma desta lista… =[

    Mas vou deixar a indicação de uma que me surpreendeu demais este ano: Praia dos Castelhanos, em Ilhabela-SP.

    Abração!

    1. Oi Murilo, que indicação boa, vi umas fotos da Praia dos Castelhanos e realmente é linda, já quero conhecer! Abraços e boa semana!

  3. Lista difìcil de ser pensada, hein? Sao tantas maravilhas que temos por aqui! A de Sancho eu tbem tenho muita vontade de conhecer… a fama é boa!
    😉

  4. Não conheço todas da sua lista, mas adoraria visitar cada uma, pois são realmente incríveis pela fotos. Muito top a sua seleção, arrasou, belo post!

  5. Adorei suas escolhas. Já conheci 6 dessas praias e as que mais gostei foram Bombinhas e a Praia do Gunga, mas Fernando de Noronha tá na minha lista! Bjs

  6. Como não amar as praias brasileiras?? São tantas e de todos os tipos.
    Ótima lista e já anotamos as praias que não conhecemos, como a do Arraial do Cabo e a de Fernando de Noronha.

  7. Incrível o tanto de lugares lindos que temos no nosso país, né? Li a sua lista babando e como coração cheio de orgulho desses pedacinhos de paraíso… mais ainda quando cheguei no número 9 e dei de cara com o quintal de casa entre as suas sugestões! Amo morar na Barra e não me acostumo com a beleza daqui nunca… 🙂

    1. Demais né Marina? Não poderia deixar a Barra da Tijuca de fora, linda linda! E não faltam praias maravilhosas pelo nosso Brasil. Bjs

    1. Não faltará oportunidade de aumentar essa lista, são tantas praias lindas no Brasil que é difícil mesmo selecionar só dez. Obrigada pela visita! Bj

  8. Adoro ver essas seleções e contar quais já fui rs Já fui na Barra, Gunga, Sao Miguel dos Milagres e em breve em Arraial.
    Sancho é um sonho e realizarei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *