Outubro foi o mês de conhecer o belíssimo estado de Alagoas, conhecido como o Caribe brasileiro, fizemos um roteiro de 12 dias por Maragogi, Rota Ecológica, Maceió, Praia do Gunga, Dunas do Marapé, Barra de São Miguel, Foz e Cânions do Rio São Francisco. Agora entendemos o motivo de todo mundo ser apaixonado por este litoral, Alagoas pediu para ser bonito e entrou na fila 10 vezes.
NOSSO ROTEIRO DE 12 DIAS
Dia 1 – Saída do RJ > Aeroporto de Maceió > Chegada no Salinas do Maragogi
Dia 2 – Salinas do Maragogi
Dia 3 – Salinas do Maragogi - Passeio às Galés de Maragogi
Dia 4 – Salinas do Maragogi
Dia 5 – Saída do Salinas do Maragogi > Rota Ecológica: Praia de Japaratinga, Passeio ao Santuário do Peixe Boi, Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres > chegada em Barra de São Miguel
Dia 6 – Praia do Francês e orla de Maceió (Praias de Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde)
Dia 7 – Praia do Gunga, Passeio às Piscinas Naturais do Gunga e Dunas do Marapé
Dia 8 – Passeio à Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu, Pontal do Coruripe e Pontal do Peba
Dia 9 – Barra de São Miguel - Beach Club Praêro
Dia 10 – Saída de Barra de São Miguel > chegada em Piranhas
Dia 11 – Passeio aos Cânions do Rio São Francisco em Canindé do São Francisco/SE > chegada em Aracaju
Dia 12 – Saída de Aracaju > Retorno para RJ
Rodamos aproximadamente 1.200 km de carro. Aos poucos vou escrevendo outros posts detalhados e colocando o link aqui.
![]() |
Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas |
Conhecer o resort Salinas de Maragogi era uma vontade nossa desde 2014 quando tentamos ir mas estava lotado. Na época acabamos indo para o Summerville em Muro Alto/PE, tem post aqui no blog.
Desta vez conseguimos começar pelo Salinas de Maragogi, depois descemos pelo lindo litoral alagoano, e completamos com as belezas do Rio São Francisco!
Galés de Maragogi |
Praia do Francês |
Praia do Gunga |
Cânions do Rio São Francisco - Cânions do Xingó |
Passeio de superbuggy e barco à foz do Rio São Francisco |
O QUE FARÍAMOS DIFERENTE NO ROTEIRO
Teria sido melhor chegar e voltar pelo aeroporto de Maceió, e não de Aracaju, o aluguel do carro seria mais barato, e a estrada Piranhas/Maceió é melhor que a Piranhas/Aracaju, embora Maceió seja mais longe em quilometragem, na prática sai quase o mesmo tempo. Não conseguimos voltar por Maceió pois tínhamos milhas vencendo na Azul e só consegui a volta por Aracaju.
Você pode voltar por Aracaju se for aproveitar para conhecer a cidade, onde nós estivemos lá em 2014 (tem post aqui), e desta vez só dormimos.
Quem tiver tempo pode incluir uma ou mais noites de hospedagem na Rota Ecológica, que tem praias lindas e pousadas bem charmosas. Dependendo do roteiro, cabe ainda mais uma noite em Piranhas para não ficar cansativo pegar estrada à noite na volta.
Quem tiver tempo e $$$ pode ficar também mais noites no Salinas do Maragogi. 😄
![]() |
Passeio ao Santuário do Peixe Boi |
TÁBUA DAS MARÉS
Alguns passeios como o das Galés de Maragogi, dependem da maré, para consultar a tábua das marés acesse: www.tabuademares.com/br/alagoas/maceio
QUANDO IR
PRAIÔMETRO | Chuva mês a mês em 42 praias do Brasil e Caribe
AÉREO
Viajamos de 15 a 26 de outubro:
- Ida - milhas da Multiplus (LATAM), trecho RJ x Maceió, 7.000 pontos por adulto e 4.900 a criança.
- Volta - milhas da Azul, Aracaju x RJ, com escala em Maceió e conexão em Campinas, 9.000 pontos cada um, sem redução para criança.
Como o trajeto do aeroporto de Maceió para o Salinas do Maragogi leva em média 2 horas, almoçamos no Spoletto do aeroporto. Na praça de alimentação vimos também: Bob's, Espaço Árabe (restaurante árabe a quilo) e Fran's Café.
Dicas:
1) Para conseguir emitir passagens com milhas gastando o menos possível, precisa ter paciência! 😄 A quantidade de milhas para emissão oscila muito, eu monitorei por semanas estas datas até conseguir. A maior dificuldade foi emitir passagem da Azul por menos de 10.000 milhas/trecho.
2) Para administrar as milhas, e não deixá-las vencer, eu cadastro os programas de milhas da família toda: Multiplus, Smiles, Tudo Azul, inclusive Km de Vantagens, Premmia... no site AwardWallet que mostra os saldos em tela única e avisa quando as milhas vão vencer!
3) Procure voos de ida o mais cedo possível para que possa chegar no Salinas do Maragogi ainda de dia e já aproveitar o resort.
ALUGUEL DE CARRO
Desta vez testamos o desconto do Km de Vantagens (do Posto Ipiranga), reservamos pelo site da Movida, onde trocamos 4.400 pontos do Km de Vantagens por 20% de desconto na locação. Os descontos são de 10%, 15% ou 20% dependendo da quantidade de pontos que você quer/puder gastar.
A retirada foi no aeroporto de Maceió e a devolução no aeroporto de Aracaju, de onde partiu nosso voo de volta. Reservamos um carro econômico com ar + direção, escolhemos um Sandero, o carro era novo, tudo ok! Só esqueceram de colocar água do limpador de para-brisa (verifiquem!)
Como nas viagens anteriores, levamos como bagagem de mão o booster (assento de elevação) do nosso filho, assim não gastamos com aluguel de cadeirinha.
São Miguel dos Milagres |
Importante:
- Para usar este desconto do Km de Vantagens, o CPF da reserva na Movida tem que ser o mesmo CPF do titular do Km de Vantagens, do contrário o desconto não entra, e você só descobre isso na entrega do veículo.
- Não está incluso o seguro contra terceiros, que é opcional, e pode ser contratado no momento da retirada, caso haja interesse.
- Fica mais caro retirar o carro em uma cidade e entregar em outra, só fizemos isso pois apenas conseguimos voltar de milhas da Azul por Aracaju. Tente chegar e voltar pelo mesmo aeroporto!
- Por questões de segurança os atendentes da Movida não ficam com o cartão de crédito, nem tiram xerox, o próprio cliente coloca o cartão na maquininha. Achei ótima esta mudança no procedimento, pois significa mais segurança para o cliente.
- Se for almoçar no aeroporto faça isso antes de retirar o carro, para não precisar sair e voltar. Embora tenha guichê da Movida dentro do aeroporto, o local de retirada é fora, sendo que eles fornecem transporte.
Caso não tenha Km de Vantagens ou não queira gastar seus pontos a nossa indicação é reservar pelo buscador de preços Rentcars.com, optando pelas locadoras maiores, de abrangência nacional, como Movida, Localiza, Hertz, Avis, Unidas. A nossa preferida é a Movida, pelo atendimento e preço.
Utilizamos o GPS do celular (app Google Maps), como nas viagens anteriores criei um mapa online pelo aplicativo My Maps do Google, marcando todos os hotéis, aeroportos e locais a visitar. Assim não perdemos tempo procurando os endereços, nem digitando os locais, foi só clicar.
PEDRA DO SINO HOTEL - 1 noite
Caso não tenha Km de Vantagens ou não queira gastar seus pontos a nossa indicação é reservar pelo buscador de preços Rentcars.com, optando pelas locadoras maiores, de abrangência nacional, como Movida, Localiza, Hertz, Avis, Unidas. A nossa preferida é a Movida, pelo atendimento e preço.
GPS E MAPAS
Depois de criar o mapa pelo My Maps é só abrir pelo Google Maps, no menu "Seus lugares" e depois em "Mapas".
Todos os mapas do blog são públicos, basta copiar e alterar de acordo com seu roteiro.
Não tivemos problemas com o sinal de internet da Claro. Ficamos sem sinal apenas em alguns trechos da estrada para o interior.
HOTÉIS
Vou escrever mais sobre cada hotel nos posts específicos posteriores, mas segue um resumo.
Em Barra de São Miguel ficamos na casa de praia de um amigo, por isso não consta hotel na lista. Aliás, adoramos ficar em Barra de São Miguel, que fica a 30 minutos de Maceió (litoral sul), e para o nosso roteiro foi mais prático do que ficar em Maceió.
SALINAS DO MARAGOGI ALL INCLUSIVE RESORT - 4 noites
Foi nosso primeiro hotel da viagem, maravilhoso! Eleito no Tripadvisor como o melhor resort all inclusive da América do Sul em 2016! O lugar é lindo, a comida é farta e de qualidade o dia inteiro, inclusive bebidas alcoólicas estão incluídas, assim como muitas atividades para crianças e adultos. Ficamos no apartamento standard, o mais barato.
Praia do Salinas do Maragogi |
Foi a nossa escolha em Piranhas/AL, para pernoitar e fazer o passeio aos Cânions do Velho Chico no dia seguinte. O hotel é uma graça, bom atendimento e uma vista incrível!
Vale a pena pagar um pouco mais e ficar em um quarto com vista para os Cânions!
Piscina com vista para o Rio São Francisco |
VIA MAR PRAIA HOTEL - 1 noite
Como nosso voo de volta seria por Aracaju, dormimos na cidade na noite anterior, na volta de Piranhas/AL. O hotel é uma boa opção bbb na orla de Aracaju, na Praia de Atalaia. Não tivemos tempo para curtir a região, acordamos, fomos dar uma volta na praia em frente e partimos para o aeroporto! Já estivemos em Aracaju em 2014, tem post aqui no blog.
LEMBRETESFora a lista básica de viagem é bom não esquecer:
Protetor solar - item número 1, leve mais de um, o sol não deu trégua nenhum dia, e como venta muito você nem percebe que está "torrando" ☀. Principalmente no passeio às Galés de Maragogi. Nós gostamos da marca Neutrogena, loção, spray e bastão. Estes nós compramos nos EUA, onde o preço é bem mais justo.
Camisa com protetor solar para a criança - compramos na loja da Decatlhon, que também vende pela internet, é baratinha e super útil. A dica aqui é: caso seu filho não goste de camisa grudada no corpo (o nosso não gosta) compre um número bem maior que a idade dele, assim fica larga! A da foto é tamanho 8 ou 10, não lembro, ele tem 5 anos.
Segue o link da camisa no site da Decathon: https://goo.gl/54yFHf
![]() |
Foto tirada pela empresa Paparazzi do pacote de fotos do Salinas |
Repelente - só usamos em Barra de São Miguel, no Salinas há aqueles aparelhinhos de tomada, mesmo assim só usamos no primeiro dia. Levei o Exposis amarelo (infantil).
Snorkel - vale levar caso não queira usar os fornecidos nos passeios ou se quiser usar nas praias e/ou piscinas. Compramos na Decatlhon.
Garrafa térmica de água - quem viaja com criança sabe que os pequenos pedem água nas horas mais inusitadas, às vezes no meio da estrada. Usamos estas duas garrafas térmicas, a maior normalmente fica no carro, para reposição, e a outra segue na mochila. Ambas são da marca Thermos e mantem gelada por até 12 horas, conserva mesmo ficando no calor, sou fã desta marca! Compramos pela Amazon e mandamos entregar no hotel nos EUA.
Carregador de celular para carro - necessário se for alugar carro porque o Google Maps consome muita bateria. Levei também carregador de celular portátil.
Óculos de sol e Soro fisiológico - principalmente para o passeio de buggy. O soro compramos lá.
TALVEZ NÃO SEJA NECESSÁRIO
Sapatilha para não machucar os pés nos corais - no passeio das Galés de Maragogi é proibido subir nos corais (que bom né?). Em outros passeios às piscinas naturais, como a da Praia do Gunga, usamos chinelo mesmo, então avalie se vale a pena comprar ou não, nós não compramos e não sentimos falta!
Pé de pato - No passeio das Galés em Maragogi é proibido utilizar. Nós compramos porque o kit snorkel + pé de pato era quase o mesmo preço do snorkel sozinho na Decatlhon, mas me arrependi de ter levado, um trambolho e a criança pouco usou.
Em breve post detalhados sobre os passeios, hotéis e todas as dicas do roteiro.
LEIA TAMBÉM:
Passeio de superbuggy e barco à foz do Rio São Francisco
Quer ver as dicas e fotos que postamos durante a nossa viagem, procure a hashtag #descansanavoltaemalagoas no Facebook e Instagram.
Outros roteiros inspiradores de Alagoas pelos blogs:
- Viagens que Sonhamos - Roteiro de 10 dias pelo Litoral Norte de Alagoas
- Trilhas e Cantos - Rota Ecológica em Alagoas
- Eu viajo com Filhos - Descobrindo o Rio São Francisco
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook / Instagram / Youtube / Google+ / Twitter
Angélica,
ResponderExcluirAcompanhei a viagem de vcs e morri de saudades de Alagoas!
Obrigada por citar o Viagens que Sonhamos!
Beijão,
Obrigada você Francine, li todos os seus posts antes da viagem! Beijão.
ExcluirOlá!!!!Adorei seu post !!!!Fiquei com muita vontade de fazer esse mesmo roteiro.Obrigada pelas dicas.bj
ResponderExcluirObrigada você pela visita! Bjs e boa viagem!
Excluir