Search
Close this search box.

Jericoacoara e Fortaleza: Hotéis e Passeios

Índice

Fomos visitar uma amiga que mora em Fortaleza e aproveitamos para comemorar nosso primeiro ano de casamento no Ceará. Fizemos um roteiro por Fortaleza e Jericoacoara, segue neste post os hotéis e passeios escolhidos. Viagem realizada em março de 2010.

Como o marido já conhecia Fortaleza, preferimos ficar 3 noites em Jericoacoara e 4 noites em Fortaleza. Que paraíso é Jericoacoara!

Voamos com milhas da TAM, Rio x Fortaleza, e reservamos os hotéis pelo site Booking.com, onde encontramos bons preços e promoção para o hotel em Jericoacoara. Chegando no aeroporto de Fortaleza, não alugamos carro, fomos de táxi até o hotel. Caso queira alugar carro, indico o comparador de preços Rentcars.com.

Para ler sobre a nossa viagem a Jericoacoara em 2022, na Rota das Emoções, leia: Jericoacoara: Roteiro de 4 dias.

Onde se hospedar em Fortaleza

Ficamos no Oasis Atlantico Fortaleza, em frente à praia do Meireles, e à famosa feira de artesanato. A localização do hotel é excelente, mas o hotel tem quartos e instalações antigas, teria sido melhor procurar hotéis próximos mais novos, tem muitos hotéis na orla, de todos os preços.

Outras opções de hotéis na Praia do Meireles:

Praia do Meireles Fortaleza Ceará
Praia do Meireles – em frente ao hotel

O Mercado de Artesanato de Fortaleza, a famosa feira de artesanato, é uma tentação, fui todos os dias à noite, já que era só atravessar a rua. Nessa região tem muitos restaurantes, e os tradicionais show de humor. As praias próximas não achamos tão bonitas, mas vale um passeio pelo calçadão, tomar uma água de coco… E quanto à segurança tenham atenção redobrada. 

Fortaleza Ceará

Dica de pizzaria em Fortaleza: Pizzaria Vignoli – Fomos no domingo à noite com a nossa amiga e a família, estava lotada. Pizza deliciosa, com massa finíssima. Interessante que não tem talher na mesa, só luvas de plástico para comer com a mão, bem legal.

Leia também: O Que Fazer em Fortaleza?  pelo blog Vamos Por Aí

Jericoacoara

Parque Nacional de Jericoacoara fica a 300 km de Fortaleza, nos municípios de Jijoca de JericoacoaraCruz e Camocim, e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio.

Fomos de Fortaleza para Jericoacoara de transfer contratado com o hotel de Jeri. A viagem demorou aproximadamente 4 horas até Jijoca, uns 280 km pela rodovia CE-085, e depois mais 50 minutos até Jeri, são 20 km pelas dunas com veículo 4×4. É longe, mas vale muuuuito a pena, o lugar é um paraíso. * Atualização/2018: Já há voos disponíveis para o aeroporto de Jericoacoara.

Fonte: site ICMBio
Caminho Jijoca para Jericoacoara
Caminho Jijoca – Jeri de veículo 4×4

Onde se hospedar em Jericoacoara

Nos hospedamos no My Blue Hotel, na nossa opinião era um dos melhores de Jeri para casal. Além de lindo, conseguia aliar conforto e aconchego. Sem falar no café da manhã servido na praia, que é um luxo. A localização é excelente, em frente à Praia de Jericoacoara, e pertinho de vários restaurantes e lojas. Tem piscina ao ar livre, restaurante e spa. Endereço: Rua Ismael s/n, Jericoacoara.

My Blue Hotel Jericoacoara
My Blue Hotel Jericoacoara
My Blue Hotel Jericoacoara

 Levei a sandália do casamento para comemorar nosso primeiro aninho, rs.

Outras opções de hotéis e pousadas em Jericoacoara:

No primeiro dia curtimos o hotel e caminhamos pela redondeza: fomos à praia em frente, à Duna do Por do Sol, local mais procurado para se ver o pôr do sol em Jericoacoara, e à noite jantamos na Vila.

Praia de Jericoacoara

 Praia de Jericoacoara, em frente ao hotel

Praia de Jericoacoara

Passeio de buggy pelas lagoas

No dia seguinte, contratamos o passeio de buggy pelas Lagoas, passando pela Praia do Preá. 

  • Lagoa do Coração
  • Lagoa do Paraíso 
  • Lagoa Azul

Fechamos com o bugueiro Francisco (Louro), conseguimos um bom preço com ele, que é gente boa, telefones de contato: (85) 99927-6892 ou 99983-1859.

Árvore da Preguiça

Uma das paradas do passeio de buggy, localizada na Praia do Preá. O nome vem da formação “quase deitada” da árvore devido os fortes ventos, não há nada em volta a não ser dunas e o mar.

Árvore da Preguiça Jericoacoara

Lagoa do Coração

Foi a nossa próxima parada, uma delícia ficar naquelas redes dentro da água! Na duna ao fundo tinha um esquibunda, custava R$ 5,00 para descer quantas vezes quiser. *valor de 03/2010

Lagoa do Coração Jericoacoara
Lagoa do Coração Jericoacoara
Lagoa do Coração Jericoacoara
Lagoa do Coração Jericoacoara

Lagoa do Paraíso 

Foi nossa próxima parada, onde ficamos mais tempo e almoçamos! Água transparente e cercada de dunas, e lógico redes na água para relaxar, um paraíso! 

Almoçamos no Restaurante Buenas Vistas, comida delícia, bom atendimento e vista linda para a Lagoa.

Lagoa do Paraíso Jericoacoara
Lagoa do Paraíso Jericoacoara
Lagoa do Paraíso Jericoacoara

Passeio de buggy à Tatajuba

No dia seguinte fizemos com o mesmo bugueiro o passeio à Tatajuba que incluiu:

  • Mangue Seco – Passeio Ecológico do Cavalo Marinho (pago por fora), 
  • Travessia de balsa do Guriu
  • Vila de casas soterradas pelas dunas (antiga Tatajuba)
  • Paisagem de Dunas Fixas
  • Duna do Funil 
  • Lagoa da Torta

Mangue Seco Passeio Ecológico do Cavalo Marinho

O passeio dura aproximadamente 20 minutos, os barqueiros nos levam de barquinhos como este da foto, sem motor, pelo canal do Rio Camboa no Mangue Seco, onde podemos ver caranguejos siríacos (vermelhos) e cavalos marinhos.

Jericoacoara

Passeio do cavalo-marinho

Olha ele aí escondidinho

Travessia de Balsa do Guriu

Dunas

Jericoacoara

Paisagem de Dunas Fixas

Duna do Funil

A atração aqui é um esquibunda de aproximadamente 80m.

Duna do Funil Jericoacoara

Lagoa da Torta (Tatajuba)

Foi a nossa última parada, onde almoçamos um peixe delícia na barraca de frente para a Lagoa. E depois do almoço é lógico que fomos para as redes dentro da água, relax total!

Tatajuba Jericoacoara
Tatajuba Jericoacoara

Pedra Furada

Na volta do passeio de buggy no final da tarde, pedimos para o bugueiro nos deixar o mais próximo possível da subida da Pedra Furada, andamos aproximadamente uns 2 km. A Pedra Furada é um ícone de Jeri, é uma formação rochosa esculpida pela ação das ondas do mar, não deixe de ir! 

Em uma determinada época do ano (entre julho e agosto) o sol, ao se pôr, encaixa-se no buraco da pedra. Na maré baixa, o acesso ao local é feito por um passeio pela praia de cerca de 30 minutos.

Pedra Furada Jericoacoara
Pedra Furada Jericoacoara
Jericoacoara
Jericoacoara
Jericoacoara

Restaurantes que fomos em Jeri:

  • Leonardo da Vinci – Fica na rua principal, tem uma massa da casa espetacular. Rua Principal, 40, Jijoca de Jericoacoara.
  • Dona Amélia – Comida caseira e gostosa, fica na Rua do Forró, 440, Jijoca de Jericoacoara.

No dia seguinte fomos embora já morrendo de saudades de Jericoacoara, que energia tem esse lugar! Esta viagem foi especial para nós porque voltei grávida! Sim, estávamos tentando engravidar e Jericoacoara ajudou! Eu brinco: “Quer engravidar? Vai para o Ceará” tem algo especial naquela água kkkk brincadeira.

Espero que tenha gostado das dicas de hotéis e passeios em Jericoacoara e Fortaleza.

Leia também nosso post sobre o Beach Park:

Beach Park – Fortaleza – Dicas para se divertir e economizar

Até o próximo post!

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

2 respostas

  1. Amiga … demais suas fotos… Com certeza Fortaleza será minha próxima parada quando as coisas se estabilzarem pra mim e creio que isso acontecerá em breve. Se quiser vamos juntas de novo …beijos … Tá linda demais !! Casal lindo !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *