Começamos nosso terceiro dia em San Francisco com um roteiro por: Palace of Fine Arts, Ponte Golden Gate, Muir Woods, Sausalito e Golden Gate Park. Retiramos o carro na locadora Álamo, optamos por retirar o carro um dia antes de ir para Yosemite visando ganhar tempo, e fazer os passeios mais distantes, o que foi ótimo!
Reservamos pelo site comparador de preços Rentcars.com, um SUV, com retirada às 9h da manhã em San Francisco e devolução no aeroporto John Wayne, próximo a Anaheim, no último dia da viagem.
Do nosso hotel Travelodge by Fisherman’s Wharf até a Álamo fomos de Cable Car – linha Powell/Mason, com o auxílio do Google Maps.
Endereço da Álamo mais próxima do nosso hotel: 750 Bush St, Lower Nob Hill.
Na retirada do carro, informamos que iríamos cruzar a Golden Gate e perguntamos sobre a cobrança do pedágio (toll). No carro que recebemos tinha um aparelho para cobrança automática e o pedágio foi debitado diretamente no cartão de crédito.
Dicas! Se for usar o celular como GPS, não esqueça de levar o cabo ou carregador de celular para carro. E fique atento ao nível da gasolina, no guichê informaram que receberíamos o carro com tanque cheio, quando recebemos estava pela metade, falei com a funcionária da entrega, ela marcou um “X” no papel, onde tratava do nível de gasolina e disse que estava tudo OK. Nós ficamos com medo de dar problema e tiramos uma foto do painel. Na devolução do carro, retornamos com o tanque pela metade, e a funcionária só não cobrou a gasolina porque mostramos a foto.
Roteiro de 3 noites em São Francisco
Dia 1 – San Francisco: Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Guirardelli Square
Dia 2 – San Francisco: Alcatraz, Exploratorium, Lombard Street, Union Square
Dia 3 – San Francisco – Golden Gate, Muir Woods, Sausalito e Golden Gate Park
Dia 4 – Ida para o Parque Nacional de Yosemite
Onde se hospedar em São Francisco
Nos hospedamos no Travelodge by Fisherman’s Wharf por 3 noites. Levando em consideração os preços altos de hospedagem em São Francisco, deu para “quebrar o galho”, mas sugiro procurar hotéis melhores nesta região de Fisherman’s Wharf ou em Union Square.
Outras opções de hotéis em São Francisco:
Em Fisherman’s Wharf: Marriott Vacation Club Pulse, Courtyard by Marriott, Holiday Inn Express, Holiday Inn
Em Union Square: Park Central, The Donatello, Nikko, Beresford Arms
Palace of Fine Arts
É uma construção histórica, com formas arredondadas e um lago, usada para exposições de arte. Fica um pouquinho antes da subida para a ponte Golden Gate, tem placa indicando a entrada à direita, vale a pena uma parada para fotos, mesmo que seja rápida, pois o lugar é lindo e tranquilo! Foi a nossa primeira parada do dia.
Golden Gate Bridge
Saindo do Palace of Fine Arts cruzamos a ponte, cartão-postal da cidade, a queridinha dos turistas!
Fomos de carro para ganhar tempo, embora seja possível cruzar a ponte de bicicleta. Para quem se interessar pela travessia de bicicleta, vale a pena verificar os descontos no talão do CityPASS, no nosso tinha desconto no aluguel de bicicletas com a empresa Blazing Saddles.
Outra opção é conhecer a Golden Gate de barco, que passa por baixo da ponte, no Bay Cruise Adventure, que sai do PIER 39.
Muir Woods National Monument
É um parque nacional de árvores gigantes, as Redwoods (sequóias litorâneas). De Fisherman’s Wharf até lá de carro demoramos em torno de 45 minutos, uns 25 km.
A caminhada até as árvores é bem tranquila, não tem ladeiras, sendo possível levar carrinho de bebê. Neste parque existem 3 trilhas: a primeira de 30 minutos, a segunda de 1 hora, enquanto a última demora aproximadamente 1h e meia, A principal é a segunda, a Main Trail Loop, de 1,6 km, que vai até Cathedral Grove, voltando por Bohemian Grove, e demora cerca de 1 hora. (trilha rosa no mapa abaixo).
Este parque ficou famoso por ter sido locação para cenas do filme Star Wars – O Retorno de Jedi.
Preços: Adulto $10, crianças de 0-15 anos não pagam.
Horário nesta época: 8:00 a.m. – 8:00 p.m.
Site: nps.gov/muwo
É difícil de estacionar! O estacionamento principal é bem pequeno e boa parte das vagas ficam reservadas para ônibus, porém existem vários bolsões de estacionamento dos dois lados da estrada, que também lotam. A dica é chegar cedo, abre às 8h, o que não conseguimos (chegamos por volta de 10h). Neste caso tivemos que fazer o mesmo que os americanos: aguardamos no primeiro bolsão a saída de um visitante de uma trilha, que liga o parque a este estacionamento, e perguntamos se estava saindo e se podíamos seguí-lo, rs. Conseguimos vaga rapidamente.
Fonte: nps.gov
Sausalito
Cidade do outro lado da Golden Gate, bem bonitinha, paramos lá na volta de Muir Woods. Demos uma volta rápida e almoçamos no Taste of Rome, um restaurante italiano na rua principal, com comida gostosa e bom preço. É tranquilo de estacionar, com estacionamentos públicos na rua principal. Depois do almoço seguimos de carro pela orla e fomos direto para o Golden Gate Park, em razão da hora.
Restaurantes em Sausalito:
- Taste of Rome – restaurante italiano com bom preço – 1000 Bridgeway Sausalito. Almoçamos neste.
- Seafood Peddler – mais sofisticado, frutos do mar.
Golden Gate Park
É um grande parque urbano, maior que o Central Park em Nova York, onde podemos encontrar várias atrações e opções de lazer como o California Academy of Science, Conservatory of Flowers, playground do Koret Children’s Quarter, trilhas, lagos… O nome dá a impressão de ficar perto da Golden Gate, mas fica a 7 km da ponte. É possível ir de transporte público: ônibus ou Cable Car + ônibus. O estacionamos é fácil e gratuito nas ruas internas do parque.
Aos sábados, domingos e feriados, o parque oferece um serviço grátis de transporte, o Free Golden Gate Park Shuttle, que faz paradas em vários pontos estratégicos do parque.
Site: goldengatepark
California Academy of Science
Uma mistura de museu de história natural, aquário e planetário que as crianças adoram!
As atrações que mais gostamos foram a simulação de terremoto e a sessão de cúpula do planetário. Os ingressos do planetário precisam ser retirados com antecedência, embora já estejam inclusos no valor do ingresso.
Endereço: 55 Music Concourse Drive (located right between Martin Luther King Jr. Blvd. and JFK Drive).
Site: California Academy of Science
Conservatory of Flowers
É um conservatório de plantas tropicais, achamos que não valeria a pena entrar porque é uma estufa quente de plantas tropicais que temos aqui no Brasil. Só tiramos fotos por fora, é uma construção bem bonita em frente a um jardim.
Endereço: 100 John F. Kennedy Drive.
Site: conservatoryofflowers.org
Koret Children´s Quarter
É um playground para as crianças e carrossel, também no Golden Gate Park, fica entre a John F. Kennedy Drive and Martin Luther King Jr. Drive.
O carrossel nesta época só abre de sexta a domingo, de 10:00 às 16:30. Aproveitamos só o playground que é ótimo para o final da tarde, sendo gratuito e aberto 24h por dia.
Preço do carrossel: Adultos $2, crianças de 6 a 12 anos ($1 por viagem), crianças até 5 anos não pagam se estiverem acompanhadas de um adulto pagante.
Site: Koret Children’s Quarter and Carousel
Restaurantes dentro do Golden Gate Park:
- The Academy Café – dentro da Califórnia Academy of Sciences.
- Tem restaurante no Young Museum e lanche no Japanese Garden.
Restaurantes fora (próximos) do Golden Gate Park:
- Nopalito Restaurant – mexicano. 1224 9th Ave
- Crepevine Restaurant – crepes, massas. 624 Irving Street
- Pacific Catch Restaurant – frutos do mar. 1200 9th Ave
Outras atrações no Golden Gate Park que não tivemos tempo de visitar:
Japanese Tea Garden – É o mais antigo jardim japonês público nos EUA, bom para tirar fotos, relaxar e tomar um chá. Fica na 75 Hagiwara Tea Garden Drive.
Site: http://japaneseteagardensf.com
Shakespeare Garden – É um jardim temático de plantas e flores mencionados dentro das obras de William Shakespeare. Fica na Martin Luther King Jr. Drive e Oriente Drive East. É grátis e aberto ao público.
Site: Shakespeare Garden
Botanical Garden – Jardim botânico do Golden Gate Park. Fica na Ninth Avenue at Lincoln Way.
Site: sfbotanicalgarden.org
Stow Lake
Lago artificial com belas paisagens, bom para caminhadas, trilhas de bicicleta, piqueniques, passeio de barco e pedalinho. Fica na Stow Lake Drive, perto do Japanese Tea Garden. É grátis e aberto a qualquer hora.
Site: Stow Lake
Outras atrações de San Francisco que não fizemos por falta de tempo:
Álamo Square – É um bairro residencial e uma praça conhecida pelas casas chamadas Painted Ladies. Vale a pena ir antes ou depois de visitar o Golden Gate Park porque fica perto.
Presidio de San Francisco – Parque nacional perto da ponte Golden Gate com museus, parques e mirantes, onde fica o Museu da família de Walt Disney e a Baker Beach, que é uma praia de onde é possível ter uma vista diferente da ponte Golden Gate.
Marin Headlands – Parada à esquerda de quem acaba de cruzar a Golden Gate saindo de San Francisco, e de onde se tem belas vistas da ponte (visão de cima). Lá dentro fica o pico Hawk Hill, que também tem belas vistas e de onde se monitoram as aves de rapina. Levar lanche, não há lanchonetes no local.
Site: nps.gov/goga/marin-headlands
Crissy Field – É um jardim e uma praia de onde se tem uma vista privilegiada para a ponte Golden Gate. Bom para tirar fotos e curtir um sol.
Fort Mason – Um dos parques preferidos dos moradores de São Francisco, com belas vistas para a cidade e a ilha de Alcatraz.
Civic Center – É uma área de algumas quadras no cruzamento da Market Street e Van Ness Avenue, que contém muitas das maiores instituições governamentais e culturais da cidade. Vale a pena conhecer pelo menos o City Hall (sede do governo), a San Francisco Public Library (Biblioteca), e a Civic Center Plaza (praça).
Ferry Building Marketplace – Mercardo de pequenos produtores locais da região, tem uma área externa na parte de trás com vista para a baía e para a Bay Bridge. É uma boa opção para o almoço. Não entramos, só passamos na porta.
Endereço: Embarcadero com Market Street.
Site: ferrybuildingmarketplace.com
Pier 2 – Onde se tem uma vista linda da San Francisco Oakland Bay Bridge
Twin Peaks – É o segundo ponto mais alto da cidade, são dois picos com uma vista panorâmica maravilhosa da cidade. Venta bastante, é bom levar casaco.
Huntington Park – É uma praça no bairro de Nob Hill, fica entre o Fairmont Hotel e a Grace Cathedral. Tem playground para as crianças.
Nosso último dia em San Francisco foi agitado, visitamos muitas atrações: San Francisco, Palace of Fine Arts, Ponte Golden Gate, Muir Woods, Sausalito e Golden Gate Park.
Ficamos apaixonados pela cidade e pela quantidade de atrações interessantes, uma pena não termos mais dias disponíveis no roteiro. No dia seguinte acordamos e seguimos para Yosemite, assunto do nosso próximo post.
Leia mais sobre essa viagem a Califórnia:
Califórnia: Roteiro de 15 dias – San Francisco a San Diego com 2 noites em Yosemite
Dia 1 – San Francisco: Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Guirardelli Square
Dia 2 – San Francisco: Alcatraz, Exploratorium, Lombard Street, Union Square
Dia 4 – Yosemite Nacional Park – Chegada e trilha de Tuolumne Grove
Dia 5 – Yosemite Nacional Park – Yosemite Valley, Vernal Fall, Mirror Lake, Tunnel View
Dia 6 – Monterey, 17-Mile Drive e Carmel
Dia 7 (parte 1) – O Incrível Aquário de Monterey
Dia 7 (parte 2) – Big Sur: a parte mais linda do litoral pela Highway 1
Dia 8 – San Luis Obispo a Santa Bárbara
Dia 9 – Los Angeles – Pier de Santa Mônica, Calçada da Fama e Observatório Griffith
Dia 10 – San Diego: Praia de La Jolla Cove e seus leões marinhos
Dia 11 – San Diego Zoo – Como é o zoológico de San Diego na Califórnia