17 de julho de 2016

Califórnia - Yosemite Nacional Park - Yosemite Valley, Vernal Fall, Mirror Lake, Tunnel View

DIA 5 - No nosso segundo dia em Yosemite, acordamos cedo, tomamos café no quarto e seguimos pela estrada em direção ao Centro de Visitantes em Yosemite Valley, parando em todos os mirantes e acostamentos. Foi mais um dia lindo de sol e céu azul, embora a temperatura estivesse em torno de 16/18 graus Celsius.

Caso não tenha lido sobre o nosso primeiro dia em Yosemite clique em:


Rio Merced - próximo ao hotel




gates of the valley 

Lugar lindo, é só estacionar no acostamento para contemplar as belas paisagens em 360 graus, incluindo a famosa montanha rochosa El Capitan, com seus 910 metros de altura. 










SENTINEL BRIDGE

Ainda no trajeto para Yosemite Village, uma parada rápida para fotos em Sentinel Bridge, com vista para as montanhas rochosas da região, como a Half Dome. Tem estacionamento.


ESTACIONAMENTO E ÔNIBUS CIRCULAR

Como o acesso de carros é restrito, com alguns acessos fechados, deixamos o carro no estacionamento de visitantes (próximo ao Centro de Visitantes), e rodamos com o Valley Visitor Shuttle, o sistema de ônibus circular do parque, que funciona de 7h às 22h. 

Havia uma tenda de informações próxima ao estacionamento, onde pegamos um mapa com as paradas dos ônibus e tiramos algumas dúvidas. O ponto de ônibus mais próximo é a Parada 1 - Day Use Parking, bem pertinho. O serviço de ônibus e o estacionamento são grátis. 

Há vários avisos espalhados pelo parque para que os visitantes não deixem comida e comésticos no carro, devido ao risco de arrombamento pelos ursos negros. As latas de lixo são especiais, que impedem o acesso dos ursos. Nós não vimos nenhum urso, bem que procuramos, rs. 
Mais informações sobre os ursos de Yosemite e como proceder caso encontre algum em: www.nps.gov/yose/learn/nature/bears.htm

Ônibus circular

Mapa do sistema de ônibus do parque (Fonte: www.nps.gov/yose)



VERNAL FALL 

Pegamos o ônibus na parada 1 e fomos direto para a trilha de Vernal Fall, na parada 16. A trilha tem 2,6 km, ida e volta, aproximadamente 1 hora e meia de caminhada, se for até a ponte para ver a cachoeira e voltar, pois a trilha continua. Tem dificuldade moderada porque tem muitas ladeiras, o que ajuda são as belas paisagens pelo caminho, pausa obrigatória para fotos e descanso. 
Levar água porque lá não vende nada. Só há bebedouros e banheiros perto do ponto de ônibus e na ponte. Site: www.nps.gov/yose/planyourvisit/vernalnevadatrail.htm

Nosso filho de 5 anos encontrou vários esquilos nesta trilha, e foi nomeando cada um de acordo com os personagens do filme Alvim e os Esquilos, rs. 



Início da trilha de Vernal Fall




Vernal Fall



MIRROR LAKE


Saindo da trilha de Vernal Fall, pegamos o ônibus e descemos na parada 17 - Mirror Lake Trailhead. É uma trilha de 3,2 km ida e volta, indo até o lago e voltando, porque a trilha continua. Não tem ladeiras, o caminho é plano, é considerada de fácil a moderada. A vista do lago muda ao longo do ano, não estava tão lindo quanto vimos em algumas fotos, mesmo assim valeu a pena. 
Levar água, não há bebedouros nesta trilha, e lá não vende nada. Há 2 banheiros, um no meio e outro no final da trilha de 3,2 km. 







YOSEMITE VILLAGE

É o “centrinho” do parque, onde ficam o Centro de Visitantes, lanchonetes, loja de conveniência... Saímos da trilha de Mirror Lake cansados, com muita fome, e fomos direto almoçar em Yosemite Village, na parada 2 do ônibus. 

Fonte: www.yosemite.ca.us
Almoçamos no Village Grill Deck, que vende sanduíches grelhados, hamburger e opções vegetarianas. Tem uma área externa bem agradável com várias mesas. Fica ao lado da loja de conveniência Village Store.

Outras opções para alimentação em Yosemite Village ficam no complexo Degnan's, na parada 4:
  • Degnan's Deli - sanduíches, saladas e opções vegetarianas.
  • Degnan's Café - café, sanduíches prontos, e computadores com acesso a internet (pago a parte). Só abre de maio a setembro.
  • Degnan's Loft Pizza - pizzas, saladas, sopas e massa, também serve vinhos e cervejas. Fica em cima da Degnan's Deli. Só abre de maio a setembro.

YOSEMITE VALLEY VISITOR CENTER (Centro de Visitantes)

Depois do almoço seguimos a pé para o Centro de Visitantes, o Yosemite Valley Visitor Center, que fica nas paradas 5 e 9 do ônibus, dependendo da direção.
Endereço: 9035 Village Dr, Yosemite National Park

Visitamos a exposição sobre a história do parque, desde a época em que era habitado por índios, até o início de sua formação como parque nacional.

Atrás tem um teatro onde são exibidos filmes sobre o parque, não assistimos porque a última sessão era às 17 horas  e chegamos depois deste horário. Para consultar o horário e a programação do teatro acesse: www.yosemiteconservancy.org/yosemite-theater.
Preço do teatro: Adultos $10, crianças grátis até 12 anos.




LOWER YOSEMITE FALL e UPPER YOSEMITE FALL

São duas cachoeiras de 97 metros e 435 metros, respectivamente, que podem ser vistas de várias partes do parque. Saímos do Centro de Visitamos pegamos o ônibus até a parada 6 - Lower Yosemite Fall.

Fizemos somente a trilha da Lower Yosemite Fall, de 1,6 km, ida e volta, aproximadamente 30 minutos em pista asfaltada e plana. É uma trilha de pouca dificuldade, apesar de já estarmos bem cansados. 






Saindo da trilha, pegamos novamente o ônibus até a parada 1, em direção ao estacionamento para buscar o carro. Olha o visual da caminhada até o ponto de ônibus, na parada 6!



TUNNEL VIEW 

Foi nossa última parada do dia, fomos de carro  assim que saímos da trilha da Lower Yosemite Fall, no finalzinho da tarde,. O mirante de Tunnel View fica mais afastado, uns 12 km de Yosemite Valley, é uma das vistas mais bonitas de Yosemite: as montanhas rochosas El Capitan, Half Dome e Sentinel Rock e a  cachoeira Bridalveil. Estava lotada de fotógrafos para registrar o por do sol. Tem estacionamento.
Site: www.nps.gov/yose/learn/nature/scenic-vistas-tunnel-view.htm





GLACIER POINT

Uma das vistas mais espetaculares de Yosemite, infelizmente não deu tempo de conhecer, mas um amigo esteve lá com a família um mês depois e gentilmente nos cedeu uma foto, não deixem de visitar! O acesso de carro é de aproximadamente 1 hora, e fica fechado de novembro a abril/maio, por causa da neve.
As datas de abertura e fechamento estão no site: www.nps.gov/yose/planyourvisit/tiogaopen.htm

Foto cedida por Roberto Ottoni - Glacier Point

Este foi um dos melhores dias da viagem, e também o mais cansativo, andamos muito! 
E assim terminou nossa visita ao Parque Nacional de Yosemite, um dos lugares mais espetaculares que já visitamos! Foram dois dias de muitas caminhadas, cachoeiras, mirantes, e paisagens de tirar o fôlego.

Para ver o nosso videoclipe de Yosemite com alguns desses momentos especiais clique aqui.

Até o próximo post!


LEIA TAMBÉM:

CALIFÓRNIA: Roteiro de 15 dias - San Francisco a San Diego com 2 noites em Yosemite

Dia 1 - San Francisco: Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Guirardelli Square

Dia 2 - San Francisco: Alcatraz, Exploratorium, Lombard Street, Union Square

Dia 3 - San Francisco - Golden Gate, Muir Woods, Salsalito e Golden Gate Park

Dia 4 - Yosemite Nacional Park - Chegada e trilha de Tuolumne Grove

Dia 6 - Monterey, 17-Mile Drive e Carmel

Dia 7 (parte 1) - O Incrível Aquário de Monterey

Dia 7 (parte 2) - Big Sur: a parte mais linda do litoral pela Highway 1

20 comentários:

  1. Que viagem incrível e fotos maravilhosas!!! Deve ser demais encontrar um urso! Já fiz a costa da Califórnia de carro mas não deu tempo de ir a Yosemite! Esse post me deu vontade de voltar correndo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marianne! Eu sonho em encontrar um urso, quem sabe no Canadá, rsrs.

      Excluir
  2. Aquele paredão do El Captan é um dos maiores desafios dos escaladores. Infelizmente ou felizmente, muito além do meu nível técnico. O relato de vocês é simplesmente COMPLETO. Dá prazer de ler um artigo assim. Parabéns e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos! Também não tenho nível técnico para escalar, fico só nas fotos e nas caminhadas! Abraços.

      Excluir
  3. Meoooo Deooooos! Eu tenho uma verdadeira paixão pelo Yosemite! E as suas fotos, gente, ficaram perfeitas!!!
    Muito ótimas essas dicas, com tour completão. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dayana, e olha que as fotos não conseguem espelhar o tamanho da beleza do lugar. Bjs.

      Excluir
  4. Angélica,
    Que fotos lindas!!! Nós ainda não conhecemos o Yosemite, mas está na lista.
    Amei!!

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Francine! Essa nossa lista que não para de crescer, kkkk. Bjs

      Excluir
  5. Nossa, nunca tinha ouvido falar em Yosemite e estive por aí... que pena nao ter lido antes seu post! As fotos estao bem bonitas e a vontade de fazer esse passeio foi bem grande! :) Saludos, Mel. www.viviendoenelmexicomagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melissa, agora já tem um motivo para voltar à Califórnia! Bjs.

      Excluir
  6. Que viagem mais linda! Yosemite é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer nos EUA. Dá nem pra dizer qual parada mais bonita que vocês pararam, é tudo muito lindo! <3

    ResponderExcluir
  7. Que lugar lindo! Nunca tinha ouvido falar desse lugar. Os EUA tem mesmo cada parque e montanhas que meodeoos quero mto isso na minha vida. Sabe dizer se tem camping e essa água dos rios, é boa para mergulho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naiara, só vi um casal molhando até os joelhos, a água é muito gelada e a temperatura estava em torno de 16 graus. Acredito que no verão fica mais fácil, rs. E tem camping sim, no primeiro post sobre Yosemite eu falo sobre hospedagem. Bjs
      www.descansanavolta.com.br/2016/07/yosemite-nacional-park-california-4.html

      Excluir
  8. Sou apaixonada por Yosemite, um dos lugares mais lindos da Califórnia! Parabéns pela matéria, super completa e informativa! Abraços :)

    ResponderExcluir
  9. Que fotos espetaculares, deu vontade de agendar a viagem, já. Ainda não conhecemos, mas vez ou outra ele aparece e pensamos em fazer um roteirinho redondo, como a visita de vocês. Está faltando tempo, mas rolará. BjO

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Paula, as pessoas acabam não indo porque é longe, desvia muito da rota pela costa, mas todo o esforço vale a pena. Vão sim, vcs vão adorar! Bj

    ResponderExcluir
  11. Que passeio maravilhoso! Aqui fiquei bem frustrada, pois mês passado fizemos nossa primeira viagem pela Califórnia e tiramos essa parte linda do estado do nosso roteiro por pura falta de tempo... muita pena mesmo! Adorei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guaciara, eu também quero voltar um dia para incluir o que ficou faltando, Las Vegas por exemplo! Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...