domingo, 9 de outubro de 2016

Como conciliar viagens e escola - Nossa Teoria da Resistência

Olá pessoal,

Estamos participando da Blogagem Coletiva: Como conciliar viagens e ano letivo, tema escolhido para este mês no grupo de blogueiros de viagens em família! 

Tudo bem que nosso Pedro está terminando a Educação Infantil, ele só tem 5 anos, e nesta fase é bem mais fácil viajar durante as aulas, mesmo assim essa sempre foi uma preocupação nossa, por quanto tempo conseguiremos viajar durante as aulas? Como vamos fazer? Eu brinco que temos uma Teoria da Resistência, por isso escolhi esta foto de capa, com a Princesa Leia, a líder da Resistência em Star Wars lembram? rs


POR QUE ADORAMOS VIAJAR DURANTE AS AULAS?

PREÇOS

Muitas pessoas pensam que o único motivo é o preço. Esse é um dos motivos, mas não o único. Sem dúvidas é mais barato viajar na baixa temporada tanto no Brasil quanto no exterior, basta uma pesquisa rápida no Booking.com para constatar as diferenças de preços e disponibilidade.

E se tiver que viajar somente nas férias escolares? A dica é planejar com antecedência: viajar com milhas ou ficar atento às promoções de passagens aéreas. Na verdade esta dica nós já seguimos mesmo durante a baixa temporada, nossas 2 próximas viagens já estão compradas!

Muita gente acha que por ser alta temporada não tem promoções, mas tem sim! Acompanhem a página do Melhores Destinos e nossa página no Facebook, onde eu posto as promoções mais relevantes. 

CLIMA

Essa é um dos nossos principais motivos. Nossas estações do ano preferidas para viajar são: primavera e outono, e nossos meses preferidos são: abril/maio e setembro/outubro. Em geral nestes períodos as temperaturas são mais agradáveis, nada de muito frio, nem de calor insuportável, belas paisagens, tempo aberto, pouca probabilidade de chuvas. 

Epcot na primavera - maio/2015
Tem exceções? Sim, muitas, como as viagens para ver neve ou esquiar, ou para eventos exclusivos como o Natal Luz de Gramado.

Natal Luz de Gramado - dez/2013
Alguns destinos tem o acesso restrito durante o inverno, algumas estradas fecham por causa da neve, cachoeiras secam em determinados meses, como o é o caso de Yosemite, que visitamos em maio.

Yosemite - maio/2016 - com todos os acessos livres
Se o destino for no Brasil é mais fácil porque o clima ajuda, o Nordeste por exemplo tem sol o ano todo, é só evitar o período de chuvas. É um destinos que está sempre nos nossos planos, adoramos aquela água mansa e quentinha!  

Paraíba - fev/2013
LOTAÇÃO

Se tem uma coisa que incomoda qualquer um é lugar lotado! Eu confesso que tenho dificuldade até de fazer compras em lugares cheios. Na alta temporada precisamos de uma dose extra de paciência, nesses casos é bom dar preferência a lugares que consigam suportar a demanda sem comprometer a qualidade. 

Tem resorts que ficam bem mais vazios na baixa temporada, lembro que quando fomos ao Summerville em Porto de Galinhas em abril/2014 foi maravilhoso, conseguimos curtir todas as atrações com a maior tranquilidade. 

Se levarmos em consideração os preços altos de resorts no Brasil, é difícil resistir aos períodos da baixa temporada, quando estão mais baratos e mais vazios. 

Summerville Resort - Muro Alto

Praia de Muro Alto - próxima ao Summerville
Outro exemplo prático são os parques, como nossas viagens tem uma programação intensa, nós fugimos o máximo possível de filas. Fomos para Orlando em maio/2015, com planejamento e agendamento antecipado dos fastpass praticamente não pegamos filas na Disney. Estivemos no Beto Carrero em uma segunda-feira de novembro/2014, parque super vazio, praticamente sem filas, foi perfeito! Alguns amigos foram no verão com parque lotado e relataram que a experiência não foi tão legal!

Beto Carrero - nov/2014 - vazio!

COMO MARCAMOS NOSSAS VIAGENS

Nós normalmente programamos duas viagens por ano, com duração de 7 a 15 dias cada, uma no primeiro semestre, em abril/maio, e outra no segundo semestre, em setembro/outubro, uma para um destino nacional e outra para o exterior. 

Nossas férias do trabalho são marcadas com antecedência, sempre no ano anterior. Procuramos analisar o calendário, buscando agendar preferencialmente próximas a feriados, assim ganhamos uns dias a mais. 

E durante as férias escolares? Nós buscamos atividades na nossa cidade (RJ): praia, eventos infantis, cinema, teatro... É a época boa para os primos dormirem por aqui, encontrar os amigos que não são da escola, enfim, não falta é programação.


NOSSA TEORIA DA RESISTÊNCIA

Em 2017 nosso pequeno estará no 1o ano do ensino fundamental, e será o último ano de viagens "tranquilas" durante as aulas, escrevi entre aspas porque muitos pais já não viajam nesta fase, nós vamos tentar. 

A partir de 2018 estamos cientes que as viagens, se possíveis, terão uma duração menor, para que ele falte o menos possível. Muitas escolas costumam "enforcar" as segundas ou sextas quando os feriados caem na terça ou quinta, assim nossa esperança é conseguir alguma semana com feriado/recesso e sem provas! E juntando com os fins de semanas antes e depois, conseguir uma viagem de no mínimo 9 dias, com 3 dias de faltas apenas! Vamos solicitar à escola o calendário completo com todos os recessos e provas logo no início do ano.

Na volta da viagem vamos fazer todas as lições atrasadas, estudar a matéria perdida e acompanhar com a escola a retomada das aulas.

Outro preocupação é evitar ao máximo faltas por doença, sei que isso independente da nossa vontade, mas toda forma de prevenção é bem-vinda, aumentar a imunidade, etc... Aqui apostamos na homeopatia e deu super certo. Se for para faltar que seja para viajar né gente? 

Vamos tentar até quando der, no momento em que não for possível a nossa Teoria da Resistência, vamos viajar nas férias escolares mesmo, felizes da vida! Aí neste caso, pediremos reforço ao R2-D2 e ao Luke Skywalker :-).

Hollywood Studios - Star Wars Weekend 2015 

Visite outros blog participantes da Blogagem Coletiva:

Viagens que Sonhamos - Como conciliar viagens e ano letivo | A nossa experiência

Viajar hei - Como conciliar viagens e o ano letivo das crianças?

Vamos Por Aí -Como conciliar viagens e o ano letivo das crianças?

Diário de Viagem

Viajo com filhos - Como conciliar as viagens e a escola das crianças

Felipe, o pequeno viajante - Como conciliar a escola das crianças com as viagens da família - a nossa experiência

Cantinho de Ná

Família Viagem - Como conciliar viagens e escola dos filhos

Viajando em Familia - Como conciliar viagens e escola dos filhos

Do RS para o Mundo

Passeiorama

De Primeira Viagem

TripBaby

Dicas da Rege

Trilhas e Cantos

Andreza Dica e Indica

O Rei do Hotel

Ases a Bordo

No Mundo com a Gente

Ferinhas Viajantes

Vem pro Parque

Malas e Panelas - 5 Dicas para conciliar escola e viagem e não ter stress

Para a Disney e além - O desafio de viajar com criança em época de aula

Roteiro Renatours

Espelho de si

Gosto e Pronto: Como conciliar ano letivo e viagens - Nossas experiências

Vem Que Te Conto!: Viagens em Família e o Ano Letivo Escolar

Malas & malinhas: Como conciliar viagens e escola

Até o próximo post!

Acompanhe nossas viagens e dicas pelas redes sociais:

Facebook   /    Instagram    /     Youtube    /    Google+   /    Twitter

25 comentários:

  1. Muito completo seu post..parabéns mesmo!!!!!!!!!! Aproveita vijar muuuuuuuuuito com ele!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Regeane, também adorei o seu! É tão bom ouvir a experiência de outras famílias viajantes! Bjs

      Excluir
  2. Adorei a "teoria da resistência" com direito a Princesa Leia e tudo! Concordo com o mote "se é pra faltar, que seja pra viajar"!!! hehehhe
    beijos, LIli @trilhasecantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Liliane! Que a força esteja com vocês também, rs. Também adorei ler o seu! Bjs

      Excluir
  3. Exatamente, enquanto funcionar e for tranquilo pra criança e para a família acho que é válido sim economizar dinheiro (e paciência) e viajar fora do período das férias escolares.

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Trícia, também adorei ler o seu post sobre o assunto. Tô adorando essa troca de experiências! Bjs

      Excluir
  4. Excelente... mas lamento avisar que mais um pouco nem R2-D2 ou Luke Skywalker poderão salvá-los! KKKKK Quem vai pedir para que isso não aconteça será o próprio Pedro, que por mais maravilhosa que terá sido a viagem, será o maior prejudicado no retorno, com o acúmulo de matéria pra por em dia... Então aproveita agora enquanto há tempo!!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela obrigada pela visita! Na verdade o reforço do R2-D2 e Luke Skywalker que eu citei é para viajar durante as férias escolares, rs. O jeito é aproveitar mesmo, até porque mesmo que eu consiga no futuro serão viagens bem menores! Adorei leu seu post, deixei um recadinho lá também! Bjs

      Excluir
  5. Angélica,
    É isso ai mesmo! Assim temos sobrevivido aqui em casa kkkk
    Brincadeiras a parte..é sim mais complicado, principalmente se a mãe é nervosa e preocupada, como é o meu caso. Eu quero mostrar que a escola é a responsabilidade dele, mas também não quero deixar de viajar. E para viajar mais, só pagando menos. Ainda não existe mágica.
    Adorei te ver nessa blogagem!
    Beijão para essa família linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma loucura essa nossa vida de familía viajante! Ano que vem começo a sair da teoria para prática, rs. Adorei participar da blogagem coletiva, obrigada por me convidar para o grupo! Bjs

      Excluir
  6. OI, nao precisam não parar de viajar ano que vem durante as aulas rsrsrrs podem tentar continuar com o planejamento e analisam como ele se sai na escola, pode ser que não irá atrapalhar, como nosso exemplo, numa dessa irão perceber que serpa super de boa!!! Tomara rsrsrrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara Regeane, a partir do ano que vem já saberemos! Obrigada pelo inventivo! Adorei seu post! Bjs

      Excluir
  7. Angélica, a partir do ano que vem também será mais complicado para nós, mas o importante é esse planejamento que você citou. E aproveitar os feriados prolongados para passeios por perto. Ótimo ler a experiência de vocês. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também adorei ler o post de vocês, já inclui aqui no post. Tem horas que simplesmente nós pais não conseguimos férias junto com as crianças como você citou, aí não tem jeito. Boas viagens para vocês! Bj

      Excluir
  8. oi Angélica
    Eu também sou adepta de evitar ao máximo faltas por doença. rs Vivo pensando em formas de aumentar a imunidade... kkkk Precisamos trocar figurinhas sobre isso.
    E também estamos de olho nos feriados de 2017 para tentar emendar alguns!
    Bjo
    Adriana
    PS: Adorei o nome do teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, obrigada! Vamos trocar figurinhas sim, a homeopatia funcionou super bem aqui, meu filho é outra criança! E confesso que eu nem acreditava em homeopatia! Lembrei do seu post, voltamos de viagem e meu filho reclamou de fazer as tarefas acumuladas, e olha que ele só tem 5 anos! Bjs

      Excluir
  9. O máximo sua teoria da resistência! Vai viajando e aproveitando bastante mesmo! Esse ano, ficamos fora por oito dias e o filhote até melhorou as notas. O que o incomodou mesmo foi colocar a matéria em dia, mas no final tudo deu certo!
    Abraços.
    Patricia Tayão.
    www.viajarhei.com
    @viajarhei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia! Estamos nessa luta agora, colocando as tarefas em dia! É o preço por viajar durante as aulas né? Nossa, que legal seu filho até melhorou as notas! Viu, como você escreveu no seu post, cada família encontrará o melhor caminho! Bjs

      Excluir
  10. Em 2018 chega nossa vez de entrar no ensino fundamental, estou bem ansiosa com esse momento, já que amamos viajar em baixa temporada e meu marido inclusive tem dificuldade em pegar férias em julho e janeiro. Vamos ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também amamos viajar na baixa temporada, vamos ter que nos adaptar! Também estou ansiosa com a chegada do fundamental, vamos ver no que vai dar! Bjs

      Excluir
  11. Sabendo planejar, as viagens diminuem em quantidade de dias mas continuam presentes na vida de vocês e isso não tem preço. Se tiverem um bom relacionamento na escola verão que isso ajuda e muito e a consciência pesa menos. Quero ver relatos em 2017, 2018, 2020... ah, adoro o nome do seu blog :).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cynara! Vai ser o jeito diminuir os dias, gosto tanto de viajar em baixa temporada! Espero voltar com relatos positivos nos próximos anos! Bjs

      Excluir
  12. Saudades da minha pequena no ensino infantil. kkk
    Mas com planejamento conseguimos nos adequar a nova fase. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como crescem rápido né Aline? O jeito é se adequar mesmo, e ir fazendo "malabarismos". Bjs

      Excluir
  13. Achei ótima a teoria da resistência! É isso aí, a gente vai tentando até quando der, não é mesmo? Adorei os destinos visitados e as fotos! Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...