Search
Close this search box.

Roteiro de 12 dias por Portugal

Índice

Olá, vamos aos detalhes da nossa viagem de carro por Portugal, um roteiro de 12 dias de norte a sul, em maio de 2018. Dormimos nas cidades de Porto, Fátima, Óbidos, Lisboa e Portimão (Algarve), e conhecemos várias cidades e pontos turísticos pelo caminho. Aqui eu mostro o roteiro detalhado, onde se hospedar, sobre o aluguel de carro e outras dicas úteis.

Roteiro de 12 dias por Portugal

  • Porto – 3 noites
  • Fátima – 2 noites
  • Óbidos – 1 noite
  • Lisboa – 4 noites
  • Algarve – 2 noites

Dia 1 – Porto: chegada às 13:05, Vila Nova de Gaia, teleférico, passeio de barco pelas 6 pontes,  Mercado Beira-Rio.

Dia 2 – Porto: Mercado do Bolhão, Praça da Liberdade, Estação São Bento, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Tour no Estádio FC Porto, Café Majestic.

Dia 3 – Porto: Buscar carro alugado, Praia de Matosinhos, Viana do Castelo (Santuário de Santa Luzia), Guimarães (Castelo, almoço, centro histórico) > Porto

Dia 4 – Porto: Aveiro, almoço no Pedro dos Leitões na Mealhada, Coimbra > Fátima

Dia 5 – Fátima: Santuário, Grutas de Mira Aire, Praia de Nazaré.

Dia 6 – Fátima: Tomar (Convento de Cristo), Mosteiro de Batalha, Mosteiro de Alcobaça > Óbidos

Dia 7 – Óbidos: Eiriceira, Sintra (Palácio de Pena, Castelo dos Mouros), Cabo da Roca e Cascais > Lisboa

Dia 8 – Lisboa – Praça Marquês de Pombal, Av. Liberdade, Restauradores, Rossio, R. Augusta, Praça do Comércio, Catedral, tour de Tuk Tuk, Castelo de São Jorge, almoço em Alfama, Cais do Sodré, Mercado da Ribeira.

Dia 9 – Lisboa – Torre de Belém, Descobrimentos, Mosteiro dos Jerônimos, Fábrica de Pastéis de Belém, Tour no Estádio da Luz SL Benfica, jogo Benfica x Sporting, no estádio Estádio José Alvalade (estádio do Sporting).

Dia 10 – Lisboa – Oceanário de Lisboa, Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações.

Dia 11 – Lisboa > Fortaleza de Sagres, Praias: Porto de Mós, Dona Ana, Camilo > Portimão 

Dia 12 – Algarve Portimão – Praia da Rocha, passeio de barco pelas grutas, Albufeira

Dia 13 – Algarve Portimão – Retorno ao RJ pelo aeroporto de Faro às 11:00.

Porto Portugal
Porto

Alguns considerações sobre o roteiro de 12 dias por Portugal:

– Um dos objetivos foi conhecer as 7 Maravilhas de Portugal:

  • Mosteiro da Batalha
  • Mosteiro de Alcobaça
  • Torre de Belém – Lisboa
  • Mosteiro dos Jerônimos – Lisboa
  • Castelo de Óbidos
  • Palácio da Pena – Sintra
  • Castelo de Guimarães

– Tivemos que adaptar o roteiro em razão do feriado de 1/maio, uma vez que várias atrações fechavam, como os Mosteiros de Alcobaça e Batalha.

– É um roteiro intenso, como costumamos fazer, caso você tenha mais tempo ou queira um roteiro mais light, acrescente mais um dia no Porto, Lisboa e Óbidos, e mais alguns dias no Algarve para relaxar nas praias.

– A estrada de Lisboa para o Algarve, pelo litoral, não tem nada de excepcional em termos de vista, e é mais lenta porque são estradas menores. O bom é que chegamos pela Fortaleza de Sagres, paramos  em algumas praias pelo caminho até o hotel em Portimão. Outra opção é sair de Lisboa, passar em Setúbal, em Évora, e depois descer pela estrada rápida (A2 e A22) até Lagos.

– Se seu roteiro incluir a Espanha, leia nossas dicas em:

Espanha: Roteiro de 15 dias por Madri, Barcelona, Valência e Sevilha

Castelo de Guimarães
Castelo de Guimarães

Como emitimos as passagens

Chegamos pelo aeroporto do Porto e voltamos pelo aeroporto de Faro (Algarve), o que otimizou nosso roteiro para não perdermos tempo com deslocamentos desnecessários. Emiti com milhas TAP Victoria, voando TAP, na época ainda não cobravam taxa de combustível, uma pena que tenha mudado!

Ida: GIG (RJ) 23:10  –>  OPO (Porto) 13:05  – voo direto

Volta: FAO (Faro)  11:00  –>  LIS (Lisboa)  11:50 a 13:05 –>  GIG 19:00

A experiência de voar com a TAP foi razoável, teve um problema sério de overbooking na ida, o que deixou o embarque bem confuso. Ofereceram 600 euros por pessoa para quem aceitasse voar em outra data. Dica: chegue cedo e faça seu check-in online.

O atendimento no voo foi pouco simpático, nada de especial para crianças, entretenimento bom e alimentação razoável. Gostamos mais do voo da Ibéria ano passado para a Espanha.

Se for comprar a passagem:

Aveiro Portugal
Aveiro
Fátima Portugal
Fátima

Onde se hospedar em Portugal

Nesse roteiro de 12 dias por Portugal, reservei todos os hotéis pelo Booking.com, para 2 adultos e uma criança de 7 anos. Clique nos nomes dos hotéis para ver preços.

Onde se Hospedar no Porto

Nos hospedamos 3 noites no Seculo Hotel e gostamos mais ou menos. Tem estacionamento e café da manhã grátis, porém a localização não é das melhores, fica longe do centro histórico, sendo 25 minutos a pé (2 km) até o Rio Douro. É fácil descer a pé, mas subir é cansativo, melhor usar metrô ou Uber. A região onde fica o hotel tem poucas opções de restaurantes, e os que tem fecham cedo. O quarto é espaçoso, tinha 2 camas de casal confortáveis. O atendimento da recepção foi simpático e prestativo. O que não agradou foi a localização, gostamos do preço pois geralmente hotel no Porto é caro. Um hotel similar e mais próximo do centro é o Hotel São José.

Outros hotéis em Porto mais próximos do Rio Douro:

Mercure Porto Centro, Dom HenriqueEurostars Porto Centro, e Eurostars Porto Douro (que tem vista para o Rio Douro).

Onde se Hospedar em Fátima

Ficamos 2 noites no Hotel São José, o melhor de tudo: fica a 200 m do Santuário de Fátima. O quarto é confortável, mas não tem frigobar. O café da manhã é bom, servido no restaurante, e tem estacionamento público em frente.

Outros hotéis em Fátima próximos ao Santuário de Fátima:

Hotel AleluiaEstrela De Fatima, e Santo Antonio De Fatima.

Onde se Hospedar em Óbidos

Ficamos 1 noite no Hotel Louro, um bom custo x benefício, fica a 5 minutos a pé do vilarejo, fora das muralhas. Tem piscina, estacionamento e café da manhã incluídos. O acesso de carro ao vilarejo é restrito, os hotéis e pousadas que ficam dentro das muralhas em regra só permitem o desembarque das bagagens.

Hotéis dentro das muralhas de Óbidos: Real d Obidos e Torre de Maneys.

Onde se Hospedar em Lisboa

Nossa escolha em Lisboa foi o Clarion Suites, que agora se chama Legendary Suites Lisboa, hotel com cozinha perto da Praça Marquês de Pombal, excelente localização e ótimo para famílias. Ficamos 4 noites. O café da manhã do hotel é bom, e pode estar incluído ou não na reserva. O atendimento da recepção foi simpático e prestativo, deram  ótimas dicas da cidade. Tem um McDonald’s na esquina e um mercadinho próximo.

As regiões que mais gostamos para se hospedar foram a Praça Marquês de Pombal e o Chiado/Baixa, nesta ordem. A Praça Marquês de Pombal, é uma região mais moderna, com hotéis mais novos, basta descer a Av. Liberdade (a “Champs-Élysées de Lisboa”) a pé, que já estará no centro histórico. É melhor para quem está de carro.

Outros hotéis nessa região da Praça Marquês de Pombal:

HF Fenix MusicDom Carlos ParkVincci LiberdadeDom Pedro.

Já o Chiado agrada mais quem quer ficar no centro histórico, no burburinho de lojas, turistas, restaurantes, e ainda mais perto a pé de vários pontos turísticos. Algumas ruas não tem acesso a carros. Hotéis nessa região, também conhecida como Santa Maria Maior: Behotelisboa, BessaHotel Liberdade, O Artista (com cozinha). Apartamentos: Chiado ApartmentsChiado Mercy Apartments.

Onde se Hospedar no Algarve

Essa foi uma das maiores dúvidas da viagem, inicialmente reservei um resort em Albufeira, o Grande Real Santa Eulalia, depois pensei em ficar na Praia de Dona Ana, no Carvi Beach Hotel, por fim nos disseram que Albufeira é muito “turistão” e que a melhor opção seria Portimão, na Praia da Rocha. E realmente foi o local que mais gostamos do Algarve.

Ficamos 2 noites no Hotel da Rocha, a localização é excelente, na Praia da Rocha, em Portimão, fica bem perto de restaurantes e lojas. O café da manhã é ótimo, com muitas opções. O quarto é espaçoso e tem uma mini cozinha no quarto, o fogão elétrico estava lacrado, na recepção informaram que disponibilizam a pedido, pois deixaram de ser aparthotel. Não usamos o estacionamento porque havia estacionamento gratuito na rua, em alta temporada o estacionamento público é pago.

Outros hotéis em Portimão: JupiterFlor Da Rocha, e Apartamentos Jardins da Rocha.

Nazaré Portugal
Nazaré

Como se locomover em Portugal

Optamos por alugar carro porque as distâncias não são longas e queríamos conhecer várias cidade de norte a sul. Em Lisboa e Porto não precisa de carro, o transporte público e o UBER funcionam bem. Alugamos carro somente no terceiro dia em Porto, quando fomos até Viana do Castelo e Guimarães, e no dia seguinte iniciamos a descida até o Algarve.

Do aeroporto de Porto para o hotel usamos UBER. Em Lisboa deixamos o carro parado e usamos UBER e transporte público.

Para viajar de ônibus entre as cidades pesquise horários e preços em Rede Expressos.

Os trens, ou comboios como são chamados lá, também são uma boa opção para quem não quer dirigir, para comprar os bilhetes acesse Comboios de Portugal.

Cabo da Roca

Aluguel de carro em Portugal

Reservamos pelo site comparador de preços Rentcars.com, escolhemos a locadora Europcar, uma das maiores da Europa, super aprovada! Indico sempre escolher as locadoras mais confiáveis, mesmo que não sejam as mais baratas.

Retiramos o carro no terceiro dia em Porto e devolvemos no aeroporto de Faro (Algave), no fim da viagem. Devolvendo em outra cidade há taxa de retorno, no nosso caso: $173 euros a locação, e $162 euros a taxa de retorno, para 10 diárias.

A retirada foi na loja da Europcar Porto Downtown (R. Antônio Bessa Leite 1478), há também lojas em Vila Nova de Gaia e na estação de trem Campanhã, para saber a loja mais próxima do seu hotel pesquise no Google Maps.

Embora não tenhamos usado o carro em Lisboa, saiu mais barato continuar com o carro do que devolver e alugar novamente.

Rodamos aproximadamente 1.500 km, usamos o GPS do celular (app Google Maps), não esquecer de levar um carregador de celular para carro. Caso não tenha chip de internet, é possível baixar o mapa off-line da região pelo app Here.

Pedágios

A locadora oferece o Via Verde, o equivalente ao nosso Sem Parar. É muito prático pois sem ele você terá que pagar o pedágio nos “correios”, não há guichês para pagamento na maioria das estradas.

Prepare-se para uma “facada” em pedágios, você vai perceber pela quantidade de plim-plim do Via Verde. Gastamos no total $48,40 euros em pedágios.

Oceanário de Lisboa
Oceanário de Lisboa

Clima e quando visitar Portugal

Fomos no final de abril, início de maio, em plena primavera, mesmo assim pegamos frio de até 8 graus no Porto e arredores. Não esperávamos pegar uma temperaturas tão baixas. De Lisboa até o Algarve a temperatura estava mais agradável, friozinho de manhã e no final do dia (para um casaco leve), e durante o dia sol com temperatura por volta de 24 graus. Choveu pouco, mas nada que atrapalhasse o roteiro.

Os meses mais quentes são julho e agosto, e provavelmente encontrará temperaturas mais agradáveis nos meses de maio, junho, setembro e outubro.

Consulte a previsão do tempo antes de fazer as malas.

Torre de Belém Lisboa
Torre de Belém, Lisboa
Mosteiro dos Jerórimos, Lisboa
Mosteiro dos Jerórimos, Lisboa

Quais atrações comprar antecipado

Para evitar filas ou ficar sem ingressos, aconselho a comprar os ingressos online, antes da viagem, direto no site oficial das atrações:

Mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belém: foram as atrações com maior fila, mesmo sendo baixa temporada.

Castelo da Pena: ficamos 1 hora na fila, mas foi para entrar e não para comprar.

Oceanário de Lisboa: compramos antecipado mas não tinha fila, acredito que em alta temporada fique mais cheio.

Se for ficar mais tempo em Lisboa avalie comprar o Lisboa Card, que inclui várias atrações +  transporte público.

Torre dos Clérigos, em Porto: enche muito, como não compramos antecipado, pegamos fila para comprar, e fila de 1 hora para subir.

COMO COMPRAR INGRESSOS PARA JOGOS DE FUTEBOL DO BENFICA, PORTO OU SPORTING

Para quem ama futebol e quer incluir na programação uma partida de futebol dos clubes locais, pesquise as datas e ingressos nos sites oficiais dos clubes: SL BenficaSporting e FC Porto.

Os meninos assistiram a um jogo do campeonato português, Benfica x Sporting, no estádio Estádio José Alvalade (estádio do Sporting), o equivalente ao Fla x Flu aqui do RJ. Não conseguimos comprar ingresso online antes da viagem, a venda estava disponível apenas para sócios. Chegando lá procuramos nas lojas oficiais e nos estádios, só conseguimos 2 ingressos, os meninos foram e eu fui ao shopping. 

Estádio da Luz – Benfica

Seguro de Saúde e Viagem

Para Portugal comprei um seguro Assist Card AC 35 Europa. Emiti também o seguro do cartão de crédito.

Indico o comparador de preços Real Seguros, que tem bons preços e bom atendimentoPara Europa o seguro é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen (com cobertura mínimo 30 mil euros), para os Estados Unidos é aconselhável devido ao alto custo de saúde. No Brasil somente é necessário se o seu plano de saúde não tiver cobertura nacional.

Quem tem cartões de crédito Mastercard (Platinum ou Black), Visa (Platinum e Infinite), ou Elo (Nanquim, Grafite, Diners) tem direito ao seguro do cartão que pagou as passagens aéreas, ou pelo menos, as taxas de embarque. É obrigatório emitir o Bilhete de Seguro antes da viagem (emissão anual):

Se for emitir as passagens aéreas com milhas, prefira pagar as taxas de embarque com cartões Visa ou Elo, porque a Mastercard pode exigir comprovação de que parte das milhas foi oriunda do cartão de crédito. Se você compra milhas, ou faz muitas compras bonificadas, isso pode ser um problema.

Outra opção para Portugal, é emitir o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM) que garante ao brasileiro direito a atendimento médico na rede pública de saúde de Portugal. Já há emissão online, mais informações clique aqui.

Praia da Rocha, Portimão, Algarve
Praia da Rocha, Portimão, Algarve

Chip de Inernet 

Compramos um chip local assim que chegamos no aeroporto de Porto, na Vodafone. As opções para os viajantes eram (valores de maio/2018):

  • 15 dias de internet: $15 euros, 30 GB – comprei esse e compartilhei com marido e filho.
  • 30 dias de internet: $20 euros, 5 GB + 500 min/sms nacional + 30 min/sms internacional.

Tem loja da Vodafone nos aeroportos de Porto, Lisboa e Faro. O funcionário já coloca na hora e você já sai da loja conectado.

Grutas de Benagil, Algarve
Grutas de Benagil, Algarve
Passeio de barco pelas Grutas do Algarve
Passeio de barco pelas Grutas do Algarve

Lembretes

Se for viajar com crianças e o passaporte for do modelo antigo, não esqueça de levar a identidade ou certidão de nascimento para comprovar a filiação. No novo modelo de passaporte já consta a filiação. E por segurança, tire fotos do passaporte e mande para seu e-mail.

– Não esqueça de desbloquear os cartões de crédito para uso no exterior.

Nossa Avaliação

Esse roteiro de 12 dias por Portugal nos surpreendeu! A língua, a história que se mistura com a nossa, a simpatia, os sabores portugueses, tudo conspira para que você se sinta em casa. Com certeza voltaremos!

Agradecimentos especiais a todos os amigos que nos deram dicas, em especial ao José Roberto, que nos ajudou demais nesse roteiro. E como sempre eu digo: dica boa é dica compartilhada!

Até o próximo post!

Leia também:

Porto: Passeio de barco pelas 6 pontes do Rio Douro, Vila Nova de Gaia

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

41 respostas

  1. Seu roteiro ficou ótimo e o post super detalhado! Adorei! Certamente vou usa-lo quando formos pro norte de Portugal! Obrigada por indicar o Ninho de Jiripoca! 🙂
    Helen waldemarin

  2. Uau esse post veio na hora certa. Quero mto fazer uma road trip em Portugal. tenho verdadeiro sonho de conhecer as Grutas de Benagil. Obrigada

  3. Que roteiro lindo. Como você definiu, bem intenso! Do tipo que eu gosto. Adorei você concentrar todas as informações, não só de roteiro, mas também de hospedagem, locomoção, chip. Parabéns!

    1. Obrigada pela visita Luciana! Aqui é sempre assim, começamos com um roteiro normal, no final é tanta coisa bacana pra ver que fica assim, esse "descansa na volta" kkkk.

  4. Adorei seu roteiro, quando fomos para Portugal alugamos um carro e fomos de Lisboa para Óbidos, Sintra e Cascais mas pretendemos voltar e conhecermos mais do país de carro.

  5. Adorei este post, claro, completo e com fotos lindas, parabéns! Ah, já falei que adoro o nome do blog? É o que dizemos durante as viagens, quando bate o cansaço, né? rsrsrs

  6. Roteiro bem bacana, inclusive logisticamente…. eu queria muito ter assistido um jogo no estádio do Bemfica, mas não coincidiu com a minha estadia por Lisboa, mas fiz a visita guiada e gostei bastante do que vi.

    1. Oi Andrea, tivemos sorte com as datas, mas foi difícil conseguir ingressos, o Benfica tem muitos sócios. É bom que você já tem motivo para voltar. Bjs

  7. Muito Legal Angélica. Dicas anotadas e pesquisadas … semana que vem chegamos em Lisboa. No nosso caso, vamos para descansar e passear bem no Algarve durante 7 dias, depois te conto …. e parabéns pelos posts, claros e objetivos. Beijão. André.

  8. Ficaram com uma boa perspetiva do país, pois incluíram cidades de vários tamanhos, muitos lugares históricos e também conhecidos pela sua beleza natural (as grutas de Benagil são mágicas). O que acharam da comida?
    Abraço

    1. Nossa Ruthia, nem me fale da comida, comemos muito bem, adoramos a culinária portuguesa! E o doces? Saudades da baba de camelo e dos pastéis de Belém! Bjs

  9. Excelente roteiro, a tocar os maiores pontos de interesse de Portugal, com grande diversidade de locais a visitar. Se não fosse português e não conhecesse bem o meu país, aproveitava! 🙂

  10. Vitor Martins:
    Excelente roteiro sobre Portugal, meu país, adorei, quando passarem por Coimbra digam alguma coisa que vos receberei a todos de braços abertos.

  11. Um dos melhores posts que já vi na minha vida! Amo posts tipo roteiro pq sei como organizar meu dia, o que fica perto de que! Seu post é utilidade pública!tá salvo

    1. Obrigada Aninha! Tentei escrever todas as informações que me ajudaram no planejamento, assim os leitores não comecem do zero, adaptando de acordo com o gosto de cada um. Beijão.

  12. Otimo roteiro!
    Eu queria muito conhecer Algarve, assim como outras cidades, mas decidi deixar para uma pròxima viagem. Gosto muito de cidade grande e decidimos ficar 7 dias, dos 13 em Lisboa!
    😉

    1. Juliana, eu também ficaria fácil 7 dias em Lisboa, que cidade incrível, uma cidade que pulsa! Na próxima você vai ao Algarve. Bjs e obrigada pela visita!

  13. Que delícia Portugal! Eu adorei esse roteiro, você conseguiu dividir bem e aproveitar de tudo um pouco. Adorei as dicas e já quero conhecer tb

  14. Nossa, um roteiro completo e ainda por cima de Portugal, um país cheio de encantos. Já fomos a Lisboa, Óbidos, Sintra, mas falta ainda os outros locais que sugeristes, e deu muita vontade agora de votar. Parabéns!

  15. Portugal é um lugar com muitos atrativos e o seu texto é utilidade pública! Com certeza quando for às terras portuguesas, farei uso das informações! Abraços!

  16. Muito bom roteiro, muitas informações, parabéns! Nós adoramos nossa viagem por Portugal, acabamos fazendo um passeio parecido com o seu, mas ainda faltam muitos lugares para ir.

    1. Que bom que gostou! Para nós também faltou vários lugares, mas é bom que temos motivo para voltar. Queremos muito voltar! Abraços.

  17. voltei agoraaaa de portugal e amei! fiquei apenas 3 dias, fiz um roteiro super corrido mas valeu totalmente a pena! a vontade voltar so aumenta

  18. Adorei esse roteiro! Já conheci algumas dessas cidades de Portugal separadamente, mas fiquei com vontade de fazer esse road trip, 12 dias parece um bom tempo pra explorar! Amo tudo lá, especialmente as comidas!

    1. Oi Gabi, obrigada! Quem puder ficar mais de 12 dias melhor ainda, a gente se arrependeu de não ter ficado 15 dias, teríamos curtido mais um pouco do Algarve. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *