Search
Close this search box.

Roteiro de 12 dias por Alagoas e Cânions do Rio São Francisco

Índice

Outubro foi o mês de conhecer o belíssimo estado de Alagoas, conhecido como o Caribe brasileiro, fizemos um roteiro de 12 dias por Alagoas e Cânions do Rio São Francisco, que incluiu: Maragogi, Rota Ecológica, Maceió, Praia do Gunga, Dunas do Marapé, Barra de São Miguel, Foz e finalizando nos Cânions do Rio São Francisco (Cânions do Xingó), em Sergipe. Agora entendemos o motivo de todo mundo ser apaixonado por este litoral, Alagoas pediu para ser bonito e entrou na fila 10 vezes. 

Roteiro de 12 dias por Alagoas e Cânions do Rio São Francisco

Dia 1 – Saída do RJ > Aeroporto de Maceió > Chegada no Salinas do Maragogi

Dia 2 – Salinas do Maragogi

Dia 3 – Salinas do Maragogi – Passeio às Galés de Maragogi

Dia 4 – Salinas do Maragogi

Dia 5 – Saída do Salinas do Maragogi > Rota Ecológica: Praia de Japaratinga, Passeio ao Santuário do Peixe Boi, Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres > chegada em Barra de São Miguel

Dia 6 – Praia do Francês e orla de Maceió (Praias de Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde)

Dia 7 – Praia do Gunga, Passeio às Piscinas Naturais do Gunga e Dunas do Marapé

Dia 8 –  Passeio à Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu, Pontal do Coruripe e Pontal do Peba

Dia 9 –   Barra de São Miguel – Beach Club Praêro

Dia 10 – Saída de Barra de São Miguel > chegada em Piranhas, Alagoas

Dia 11 – Passeio aos Cânions do Rio São Francisco em Canindé do São Francisco (Sergipe) > chegada em Aracaju

Dia 12 – Saída de Aracaju > Retorno para RJ

Rodamos aproximadamente 1.200 km de carro. Aos poucos vou escrevendo outros posts detalhados e colocando o link aqui.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

Conhecer o resort Salinas de Maragogi era uma vontade nossa desde 2014 quando tentamos ir mas estava lotado. Na época acabamos indo para o Summerville em Muro Alto/PE, tem post aqui no blog.

Desta vez conseguimos começar pelo Salinas de Maragogi, depois descemos pelo lindo litoral alagoano, e completamos com as belezas do Rio São Francisco!

Galés de Maragogi Alagoas
Galés de Maragogi
Praia do Francês Alagoas
Praia do Francês
Praia do Gunga Alagoas
Praia do Gunga
Cânions do Xingó
Cânions do Rio São Francisco – Cânions do Xingó
Passeio à Foz do Rio São Francisco
Passeio de superbuggy e barco à foz do Rio São Francisco

O que faríamos diferente no roteiro

Nesse roteiro de 12 dias por Alagoas e Cânions do Rio São Francisco, teria sido melhor chegar e voltar pelo aeroporto de Maceió, e não de Aracaju, o aluguel do carro seria mais barato, e a estrada Piranhas/Maceió é melhor que a Piranhas/Aracaju, embora Maceió seja mais longe em quilometragem, na prática sai quase o mesmo tempo. Não conseguimos voltar por Maceió pois tínhamos milhas vencendo na Azul e só consegui a volta por Aracaju.

Você pode voltar por Aracaju se for aproveitar para conhecer a cidade, onde nós estivemos lá em 2014 (tem post aqui), e desta vez só dormimos.

Quem tiver tempo pode incluir uma ou mais noites de hospedagem na Rota Ecológica, que tem praias lindas e pousadas bem charmosas.

E dependendo do roteiro, cabe ainda mais uma noite em Piranhas para não ficar cansativo pegar estrada à noite na volta.

Quem tiver tempo e dinehiro pode ficar também mais noites no Salinas do Maragogi, que é maravilhoso!

Passeio ao Santuário do Peixe Boi  Alagoas
Passeio ao Santuário do Peixe Boi 

Tábua das Marés 

Alguns passeios como o das Galés de Maragogi, dependem da maré, para consultar a tábua das marés acesse: tabuademares.com/br/alagoas/maceio

Quando ir para Alagoas

Fomos em outubro e pegamos tempo muito bom, consulte o período de chuvas nessa região no ótimo post do Viaje na Viagem:

PRAIÔMETRO | Chuva mês a mês em 42 praias do Brasil e Caribe

Como emitimos as passagens aéreas

– Ida – emitimos com milhas LATAM Pass, trecho Rio de Janeiro x Maceió.

– Volta – emitimos com milhas da Azul, trecho Aracaju x Rio de Janeiro, com escala em Maceió e conexão em Campinas.

Como o trajeto do aeroporto de Maceió para o Salinas do Maragogi leva em média 2 horas, almoçamos no Spoletto do aeroporto. Na praça de alimentação vimos também: Bob’s, Espaço Árabe (restaurante árabe a quilo) e Fran’s Café.

Dicas:

1) Para conseguir emitir passagens com milhas gastando o menos possível, precisa ter paciência! A quantidade de milhas para emissão oscila muito, eu monitorei por semanas estas datas até conseguir.

2) Procure voos de ida o mais cedo possível para que possa chegar no Salinas do Maragogi ainda de dia e já aproveitar o resort.

Aluguel de carro em Alagoas

Desta vez testamos o desconto do Km de Vantagens (do Posto Ipiranga) com a Movida. Normalmente reservamos pelo buscador de preços Rentcars.com, optando pelas locadoras maiores, de abrangência nacional, como Movida, Localiza, Hertz, Avis, Unidas. A nossa preferida é a Movida, pelo atendimento e preço.

A retirada foi no aeroporto de Maceió e a devolução no aeroporto de Aracaju, de onde partiu nosso voo de volta. Reservamos um carro econômico com ar + direção, escolhemos um Sandero, o carro era novo, tudo ok! Só esqueceram de colocar água do limpador de para-brisa.

Como nas viagens anteriores, levamos como bagagem de mão o booster (assento de elevação) do nosso filho, assim não gastamos com aluguel de cadeirinha.

São Miguel dos Milagres Alagoas
São Miguel dos Milagres

Importante:

– Para usar este desconto do Km de Vantagens, o CPF da reserva na Movida tem que ser o mesmo CPF do titular do Km de Vantagens, do contrário o desconto não entra, e você só descobre isso na entrega do veículo.

– Não está incluso o seguro contra terceiros, que é opcional, e pode ser contratado no momento da retirada. O bom de reservar pela Rentcars.com é já incluir todos os seguros, inclusive o seguro contra terceiros.

– Fica mais caro retirar o carro em uma cidade e entregar em outra, só fizemos isso porque nossa era por Aracaju. Tente chegar e voltar pelo mesmo aeroporto!

– Se for almoçar no aeroporto faça isso antes de retirar o carro, para não precisar sair e voltar. Embora tenha guichê da Movida dentro do aeroporto, o local de retirada é fora, sendo que eles fornecem transporte.

– Não tivemos problemas com o sinal de internet da Claro. Ficamos sem sinal apenas em alguns trechos da estrada para o interior. 

Onde se hospedar em Alagoas

Nesse roteiro de 12 dias por Alagoas, dividimos a hospedagem em 4 bases:

  • Maragogi – 4 noites
  • Barra de São Miguel – 5 noites
  • Piranhas – 1 noite
  • Aracaju – 1 noite

Onde se hospedar em Maragogi

O Salinas do Maragogi foi nosso primeiro hotel da viagem, maravilhoso! Ficamos 4 noites. Foi eleito no Tripadvisor como o melhor resort all inclusive da América do Sul por vários anos! O lugar é lindo, a comida é farta e de qualidade o dia inteiro, inclusive bebidas alcoólicas estão incluídas, assim como muitas atividades para crianças e adultos. Ficamos no apartamento standard, o mais barato.

Outras opções de hospedagem em Maragogi:

Hotel Praia Dourada, Maragogi Brisa Exclusive Hotel, Costa Dourada Village

Salinas do Maragogi
Salinas do Maragogi
Praia do Salinas do Maragogi

Onde se hospedar em Barra de São Miguel

Em Barra de São Miguel ficamos na casa de praia de um amigo, por isso não consta hotel na lista. Aliás, adoramos ficar em Barra de São Miguel, que fica a 30 minutos de Maceió (litoral sul), e para o nosso roteiro foi mais prático do que ficar em Maceió.

Opções de hospedagem em Barra de São Miguel:

Village Barra Hotel, Vivá Barra Hotel Pousada

Caso opte por se hospedar na orla de Maceió:

Hotel Brisa Suites, Hotel Brisa Tower, Best Western Premier Maceió

Onde se hospedar em Piranhas

O Pedra do Sino Hotel foi a nossa escolha em Piranhas, Alagoas, para pernoitar e fazer o passeio aos Cânions do Velho Chico no dia seguinte. O hotel é uma graça, bom atendimento e uma vista incrível do Rio São Francisco! Ficamos 1 noite. 

Vale a pena pagar um pouco mais e ficar em um quarto com vista para os Cânions!

Outras opções em Piranhas: Dunen Hotel, Hotel São Francisco

Piranhas Rio São Francisco Alagoas
Piscina com vista para o Rio São Francisco

Onde se hospedar em Aracaju

– 1 noite

Como nosso voo de volta seria por Aracaju, dormimos na cidade na noite anterior, na volta de Piranhas. Ficamos 1 noite no Via Mar Praia Hotel, uma boa opção econômica na orla de Aracaju, na Praia de Atalaia. Não tivemos tempo para curtir a região, acordamos, fomos dar uma volta na praia em frente e partimos para o aeroporto! Já estivemos em Aracaju em 2014, tem post aqui no blog.

O que levar na mala

Fora a lista básica de viagem é bom não esquecer:

Protetor solar – item número 1, leve mais de um, o sol não deu trégua nenhum dia, e como venta muito você nem percebe que está “torrando”. Principalmente no passeio às Galés de Maragogi.

Camisa com protetor solar – compramos na loja da Decatlhon, que também vende pela internet, é baratinha e super útil. A dica aqui é: caso seu filho não goste de camisa grudada no corpo (o nosso não gosta) compre um número bem maior que a idade dele, assim fica larga! A da foto é tamanho 8 ou 10, não lembro, ele tem 5 anos. 

Repelente – só usamos em Barra de São Miguel, no Salinas há aqueles aparelhinhos de tomada, mesmo assim só usamos no primeiro dia. Levei o Exposis amarelo (infantil).

Snorkel – vale levar caso não queira usar os fornecidos nos passeios ou se quiser usar nas praias ou piscinas. Compramos na Decatlhon.

Garrafa térmica de água – quem viaja com criança sabe que os pequenos pedem água nas horas mais inusitadas, às vezes no meio da estrada. Usamos estas duas garrafas térmicas, a maior normalmente fica no carro, para reposição, e a outra segue na mochila. Ambas são da marca Thermos e mantem gelada por até 12 horas, conserva mesmo ficando no calor, sou fã desta marca! Compramos pela Amazon e mandamos entregar no hotel nos EUA.

Cabo ou carregador de celular para carro – necessário se for alugar carro porque o Google Maps consome muita bateria. Levei também carregador de celular portátil.

Óculos de sol e Soro fisiológico – principalmente para o passeio de buggy. O soro compramos lá.

Talvez não seja necessário

Sapatilha para não machucar os pés nos corais – no passeio das Galés de Maragogi é proibido subir nos corais (que bom!). Em outros passeios às piscinas naturais, como a da Praia do Gunga, usamos chinelo mesmo, então avalie se vale a pena comprar ou não, nós não compramos e não sentimos falta!

Pé de pato – No passeio das Galés em Maragogi é proibido utilizar. Nós compramos porque o kit snorkel + pé de pato era quase o mesmo preço do snorkel sozinho na Decatlhon, mas me arrependi de ter levado, um trambolho e a criança pouco usou.

Conclusão

Mais uma viagem linda pelo nordeste brasileiro, esse roteiro de 12 dias por Alagoas e Cânions do Rio São Francisco foi incrível! Que litoral lindo, foi um uau atrás do outro! Alagoas foi o estado que visitamos com o maior número de praias lindas.

E o Rio São Francisco, nosso “Velho Chico”, é um dos rios mais importantes do Brasil, sendo muito mais do que apenas um rio, é parte integrante da história, cultura e ecossistema do Brasil, desempenhando um papel fundamental na vida das regiões por onde passa.

Até o próximo post!

Leia também:

Passeio de superbuggy e barco à foz do Rio São Francisco

Quer ver as dicas e fotos que postamos durante a nossa viagem, procure a hashtag #descansanavoltaemalagoas no Facebook e Instagram.

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

6 respostas

  1. Boa noite, estou querendo fazer o mesmo roteiro, só não sei de onde é melhor partir para piranhas. Nos vamos para Maceió, fazer a rota ecológica, ficar 3 noites em São miguel dos milagres e estava pensando fazer passeio para maragogi. O que vc nos indicaria a fazer?? Fazer piranhas no inicio ou no final.da viagem???

    1. Olá, é melhor sair e voltar por Maceió ou alguma cidade ao sul, nós saímos de Barra de São Miguel, e foram 3h e meia de carro. Piranhas é longe, saindo de Maceió são 4h de carro. Mesmo assim vale muito a pena! Você pode ir no início ou no final da viagem, já que não fica na direção da rota ecológica ou Maragogi, só aconselho fortemente que você pernoite em Piranhas. Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *