Search
Close this search box.

Big Sur: a parte mais linda do litoral pela Highway 1 na Califórnia

Índice

Após a visita ao Aquário de Monterey e almoço em Fisherman’s Wharf, assunto do post anterior, iniciamos a descida pela Big Sur: a parte mais linda do litoral pela Highway 1 na Califórnia. Neste dia programamos o trecho de Monterey até San Luis Obispo, pela famosa estrada Highway 1, a Pacific Coast Highway.

Fiz várias anotações antes da viagem, pontos de paradas, distâncias… mas no final das contas o bom mesmo foi curtir a estrada e ir parando sempre para um “Uau!” naquelas paisagens espetaculares! São muitas paradas, muitas mesmo, relato abaixo as principais.

Dica importante! Se possível separe um dia para fazer esta parte da viagem, nós subestimamos e embora maravilhosa foi bem cansativo. Até São Luís Obispo são aproximadamente 220 km, que na teoria levariam aproximadamente 3 horas, porém com as inúmeras paradas leva quase o dobro, em torno de 6 horas. Se não tiver um dia livre (como nós, rs), tente sair o mais cedo possível de Monterey para aproveitar o máximo! É realmente o trecho mais lindo da Highway 1!

Outra dica é abastecer o carro em Monterey porque tem poucos postos de gasolina pelo trajeto.

Point Lobos State Reserve

É uma reserva cheia de belas paisagens a uns 4,8 km da cidade de Carmel, sendo nossa primeira parada do trajeto. Sugiro marcar no GPS, usamos o Google Maps, ou ficar atento à entrada que fica à direita na Highway 1. As principais atrações são 2 trilhas curtas e lindas: Sea Lion Point Trail e Cypress Grove Trail. 

É só deixar o carro no estacionamento (Sea Lion Point parking area), ponto de partida destas duas trilhas. Tem um quiosque de informação próximo ao estacionamento onde há um mapa exposto e um voluntário, no nosso caso voluntária, para dar informações. O mapa das trilhas também é vendido por 2 dólares, a venda é revertida para a fundação que mantém a reserva, a Point Lobos Foundation.

Preço: $ 10 por carro. Horários: 8h às 19h.

Site: pointlobos.org

Cypress Grove Trail – Começamos por esta trilha que é fácil e tem aproximadamente 1,3 km ida e volta, com floresta de ciprestes, falésias e lindas vistas do oceano. Saindo da trilha é só cruzar o estacionamento e iniciar a próxima (Sea Lion Point Trail), tudo a pé.

Sea Lion Point Trail – Trilha de aproximadamente 1 km, onde é possível avistar focas, leões marinhos e lontras. Infelizmente só vimos os animais longe, nas rochas no mar. O lugar é lindo!

Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Highway 1
Big Sur Highway 1
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia
Big Sur Califórnia

Bisbt Creek Bridge

Cartão-postal da Califórnia, ponte famosa em forma de arco, foi emocionante vê-la se aproximando na estrada. É tranquilo de estacionar perto da ponte, nos recuos, é só observar o movimento de carros.

Bisbt Creek Bridge Big Sur
Bisbt Creek Bridge Big Sur
Bisbt Creek Bridge Big Sur
Bisbt Creek Bridge Big Sur
Bisbt Creek Bridge Big Sur

Julia Pfeiffer Burns State Park

O destaque aqui vai para a cachoeira natural caindo na praia, uma das cenas mais surpreendentes que já vimos, um dos pontos altos do trajeto! A cachoeira chama McWay Falls e tem 24 m de altura.

Não há estacionamento ou recuo na estrada (Highway 1), alguns carros param mesmo assim, porém há risco de ser multado. É melhor entrar no parque, a entrada fica à esquerda, tem uma guarita e logo após fica o estacionamento e banheiro. Na hora que chegamos, aproximadamente às 19h, não havia cobrança na guarita, acredito que em razão do horário. Do estacionamento é só andar por uma passagem por baixo da estrada até o mirante, uma caminhada rápida de 10 a 15 minutos.

Horário: Abre meia hora antes do nascer do sol e fecha meia hora depois do pôr do sol. Preço: $ 10 por carro.

Site: parks.ca.gov/jpb

McWay Falls Big Sur
McWay Falls Big Sur
McWay Falls Big Sur

Point Piedras Blancas

Trecho da praia em San Simeon, é a maior colônia de elefantes-marinhos da Califórnia. Foi realmente incrível ver a praia totalmente povoada desses belos animais, uma cena que jamais vamos esquecer! Lá perto também fica o Farol Piedras Blancas. É bom ter atenção na estrada para não passar direto. 

Point Piedras Blancas
Point Piedras Blancas
Point Piedras Blancas
Point Piedras Blancas

Onde comer na Big Sur

Não paramos porque nosso tempo era curto e já tínhamos almoçado.

Big Sur Bakery & Restaurant – Padaria e restaurante em um local super agradável, ótima opção de parada para um lanche, almoço ou jantar.

Endereço: 47540 California 1, Big Sur. 

Site: bigsurbakery.com

Nepenthe Restaurant – É famoso na região e um dos mais indicado devido a linda vista da Big Sur, porém no almoço são servidos apenas sanduíches e saladas, refeições completas só no jantar. As melhores mesas são as externas por causa da vista.

Endereço: 48510 Highway One, Big Sur.

Site: https://www.nepenthe.com/

Não deu tempo de conhecer:

Hearst Castle

Mansão construída por um magnata no alto de uma montanha com vista para o oceano, fica em San Simeon. É polêmico, uns adoram outros acham “over”. Só tivéssemos tempo teríamos ido para “matar” a curiosidade, rs.

Eles disponibilizam várias opções de tours (visitas guiadas), para conhecer a mansão tem que pagar um desses tours, o mais recomendado para quem visita pela primeira vez é o The Grand Rooms, pelos salões, que tem duração de 1 hora. 

Endereço: 750 Hearst Castle Rd, San Simeon.

Site: http://hearstcastle.org/

Morro Bay

Cidade onde fica o Morro Rock, uma grande formação rochosa, que fica na ponta da praia, a Morro Beach. Lá também é possível encontrar leões marinhos. É uma boa opção para ver o pôr do sol, já que fica próximo a San Luis Obispo, aproximadamente uns 22 km. Tem estacionamento e banheiros.

Quando chegamos já tinha anoitecido, uma pena não ter conhecido! Por isso aconselhei no post do roteiro pela Califórnia a incluir mais uma noite, e iniciar a descida pela Big Sur de manhã cedo, para descer com calma.

Site: www.morrobay.org

Realmente a Big Sur é a parte mais linda do litoral pela Highway 1 na Califórnia, foi um dia intenso, cansativo, mas cheio de paisagens de tirar o fôlego.

Leia outros post desta viagem a Califórnia:

CALIFÓRNIA: Roteiro de 15 dias – San Francisco a San Diego com 2 noites em Yosemite

Dia 1 – San Francisco: Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Guirardelli Square

Dia 2 – San Francisco: Alcatraz, Exploratorium, Lombard Street, Union Square

Dia 3 – San Francisco – Golden Gate, Muir Woods, Sausalito e Golden Gate Park

Dia 4 – Yosemite Nacional Park – Chegada e trilha de Tuolumne Grove

Dia 5 – Yosemite Nacional Park – Yosemite Valley, Vernal Fall, Mirror Lake, Tunnel View

Dia 6 – Monterey, 17-Mile Drive e Carmel

Dia 7 (parte 1) – O Incrível Aquário de Monterey

Dia 8 – San Luis Obispo a Santa Bárbara

Dia 9 – Los Angeles – Pier de Santa Mônica, Calçada da Fama e Observatório Griffith

Dia 10 – San Diego: Praia de La Jolla Cove e seus leões marinhos

Dia 11 – San Diego Zoo – Como é o zoológico de San Diego na Califórnia

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

32 respostas

  1. Também aconteceu com a gente. Achamos a viagem super cansativa. Cansativa, mas linda, né?! Adorei suas fotos, lindo post. Me bateu uma saudade da Califórnia!! 😉

  2. Que viagem mais linda, realmente a melhor parte da Highway 1. E essa McWay Falls? Dá para apaixonar, né?! Fizemos esse trajeto quando fizemos intercâmbio em Santa Barbara. Aliás, uma cidade fofa, viu? Muita vontade de mudar para lá, rs. Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada

  3. Tivemos a mesma impressão, viagem bastante cansativa! Muito melhor dividir em mais dias mesmo. Cansativa, mais lindas, né?! Parabéns pelas lindas fotos!! 🙂

    1. Super vale a pena, o cansaço a gente esquece. Foi emocionante depois ver tantos elefantes marinhos, tem gente que reclama do cheiro, eu confesso que nem senti nada de tão emocionada que eu estava. 😉

  4. Que visual incrível, merecia uns três dias só para se encantar mais com tanta beleza. A região parece merecer mais tempo para ser apreciada com calma. Amei, amei, e aquela cachoeira na praia, o que é aquilo, gente?

    1. Umas 3 ou 4 horas a mais já seria perfeito para nós! A cachoeira da praia eu já tinha visto em fotos mas quando cheguei eu custei a acreditar. Coisa mais linda! Abraços.

  5. EU li o post fazendo vários Uau! hahaha que coisa mais linda. E essa praia lotada de leões marinhos?! Que show. Nem vou falar da cachoeira caindo na praia que parece nem ser de verdade de tão lindo hahaha Amei

    1. E vem post por aí mostrando a praia que curtimos com os leões marinhos em La Jolla (San Diego), isso mesmo, a gente curtindo um sol na praia, mergulhando… ao lado dos leões marinho. Uma cena que eu jamais vou esquecer na vida! Abraços.

  6. Esse post é uma sucessão de Ohhhh e Uaus!! Cada paisagem de tirar o fôlego! Tenho loucura pra conhecer a Califa e pricipalmente fazer essa rota que é espetacular.
    Adorei o post recheado de dicas bem práticas pra quem vai fazer esse trajeto. Já deixei marcado aqui como referência obrigatória pra quando eu for roteirar essa viagem!

  7. Ahhhh tranquilo. Super obrigado pelo feedback. Seu blog é sensacional, assim como vários outros que tenho pesqusiado. BTW… meu nome é Bruno! : )

    A minha dúvida mesmo, é pq eu to indo em dezembro (dia 10) pra LA. Aí vou pra SF pegar o carro e descer… Mas queria muito ir em Tahoe e Yosemite. Se a parte mais bonita ficar em Carmel?BigSur, eu desceria só até Pismo Beach e seguia rumo ao Yosemite.

    Se eu fizer até LA ou San Diego, pode ser que não dê tempo.

    : )

    1. Oi Bruno, nós também queríamos muito ter ido a Lake Tahoe, mas não deu tempo, ficava longe, deixamos para uma próxima viagem. Yosemite é espetacular, mas só indico se você puder dormir lá, porque é longe e tem muita coisa para ver, dormimos 2 noites. No litoral o trecho mais bonito é a Big Sur. Tomara que você consiga visitar tudo que deseja! Boa viagem!

  8. Valeu valeu!!! : ) remodelei aqui meu trajeto e vai dar tudo certo…

    3 dias LA, 3 dias Yosemite, 4 de SF, 3 de estrada até San Diego e 3 dias em SD.

    Pegando carro em LA e devolvendo em SD, pra ficar mais "em conta".

    Em Yosemite, vamos ficar no Tenaya Lodge.

    Super obrigado pela atenção!!! : )

  9. Uau, encantada com as fotos dessa viagem, lindas demais. Já fiz uma road trip na California e passei pela Highway 1, mas como o tempo era curto, não pude parar nos mirantes, o que foi uma pena. Esse trecho é um dos mais lindos dos Estados Unidos na minha opinião, e essa ponte é maravilhosa. E esses fofinhos dos elefantes marinhos, deve ser uma experiência incrível vê-los de tão perto 🙂

    Abraços

    1. Obrigada Josiane! Esse trecho é realmente deslumbrante! É tanta coisa linda para conhecer na Califórnia que sempre fica faltando alguma coisa! O bom é que assim teremos motivos para voltar, rs. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *