Search
Close this search box.

Yosemite: 3 trilhas mais Yosemite Valley e Tunnel View

Índice

Continuando as postagens sobre a nossa viagem de carro pela Califórnia, no nosso segundo dia no Parque Nacional de Yosemite, fizemos 3 trilhas, fomos a Yosemite Valley e Tunnel View. Acordamos cedo, tomamos café no quarto, e seguimos pela estrada em direção ao Centro de Visitantes em Yosemite Valley, parando em todos os mirantes e acostamentos. Foi mais um dia lindo de sol e céu azul, embora a temperatura estivesse em torno de 16/18 graus Celsius.

Nosso roteiro em Yosemite

Dia 1 – São Francisco > chegada a Yosemite: mirantes até o hotel e trilha de Tuolumne Grove (sequóias gigantes).

Dia 2 – Yosemite: mirantes entre o hotel até Yosemite Valley, Sentinel Bridge, Yosemite Valley, 3 trilhas (Vernal Fall, Mirror Lake, Lower Yosemite Fall), e Tunnel View.

Dia 3 – Yosemite > Monterey

Rio Merced – próximo ao hotel

Gates os the Valleyates of the Valley

Lugar lindo, é só estacionar no acostamento para contemplar as belas paisagens em 360 graus, incluindo a famosa montanha rochosa El Capitan, com seus 910 metros de altura. 

Sentinel Bridge

Ainda no trajeto para Yosemite Village, uma parada rápida para fotos em Sentinel Bridge, com vista para as montanhas rochosas da região, como a Half Dome. Tem estacionamento.

Estacionamento e Ônibus Circular

Como o acesso de carros é restrito, com alguns acessos fechados, deixamos o carro no estacionamento de visitantes (próximo ao Centro de Visitantes), e rodamos com o Valley Visitor Shuttle, o sistema de ônibus circular do parque, que funciona de 7h às 22h. 

Havia uma tenda de informações próxima ao estacionamento, onde pegamos um mapa com as paradas dos ônibus e tiramos algumas dúvidas. O ponto de ônibus mais próximo é a Parada 1 – Day Use Parking, bem pertinho. O serviço de ônibus e o estacionamento são grátis. 

Há vários avisos espalhados pelo parque para que os visitantes não deixem comida e comésticos no carro, devido ao risco de arrombamento pelos ursos negros. As latas de lixo são especiais, que impedem o acesso dos ursos. Nós não vimos nenhum urso, bem que procuramos, rs. 

Mais informações sobre os ursos de Yosemite e como proceder caso encontre algum em: www.nps.gov/yose/learn/nature/bears.htm

Ônibus circular

Mapa do sistema de ônibus do parque (Fonte: www.nps.gov/yose)

Vernal Fall

Pegamos o ônibus na parada 1 e fomos direto para a trilha de Vernal Fall, na parada 16. A trilha tem 2,6 km, ida e volta, aproximadamente 1 hora e meia de caminhada, se for até a ponte para ver a cachoeira e voltar, pois a trilha continua. Tem dificuldade moderada porque tem muitas ladeiras, o que ajuda são as belas paisagens pelo caminho, pausa obrigatória para fotos e descanso. 

Levar água porque lá não vende nada. Só há bebedouros e banheiros perto do ponto de ônibus e na ponte. Site: www.nps.gov/yose/planyourvisit/vernalnevadatrail.htm

Nosso filho de 5 anos encontrou vários esquilos nesta trilha, e foi nomeando cada um de acordo com os personagens do filme Alvim e os Esquilos, rs. 

Mirror Lake

Saindo da trilha de Vernal Fall, pegamos o ônibus e descemos na parada 17 – Mirror Lake Trailhead. É uma trilha de 3,2 km ida e volta, indo até o lago e voltando, porque a trilha continua. Não tem ladeiras, o caminho é plano, é considerada de fácil a moderada. A vista do lago muda ao longo do ano, não estava tão lindo quanto vimos em algumas fotos, mesmo assim valeu a pena. 

Levar água, não há bebedouros nesta trilha, e lá não vende nada. Há 2 banheiros, um no meio e outro no final da trilha de 3,2 km. 

Site: www.nps.gov/yose/planyourvisit/mirrorlaketrail.htm

Yosemite Village

É o “centrinho” do parque, onde ficam o Centro de Visitantes, lanchonetes, loja de conveniência… Saímos da trilha de Mirror Lake cansados, com muita fome, e fomos direto almoçar em Yosemite Village, na parada 2 do ônibus. 

Site: www.travelyosemite.com/lodging/dining/yosemite-village/

Fonte: www.yosemite.ca.us

Almoçamos no Village Grill Deck, que vende sanduíches grelhados, hamburger e opções vegetarianas. Tem uma área externa bem agradável com várias mesas. Fica ao lado da loja de conveniência Village Store.

Outras opções para alimentação em Yosemite Village ficam no complexo Degnan’s, na parada 4:

  • Degnan’s Deli – sanduíches, saladas e opções vegetarianas.
  • Degnan’s Café – café, sanduíches prontos, e computadores com acesso a internet (pago a parte). Só abre de maio a setembro.
  • Degnan’s Loft Pizza – pizzas, saladas, sopas e massa, também serve vinhos e cervejas. Fica em cima da Degnan’s Deli. Só abre de maio a setembro.

Yosemite Valley Visitor Center (Centro de Visitantes)

Depois do almoço seguimos a pé para o Centro de Visitantes, o Yosemite Valley Visitor Center, que fica nas paradas 5 e 9 do ônibus, dependendo da direção.

Endereço: 9035 Village Dr, Yosemite National Park

Visitamos a exposição sobre a história do parque, desde a época em que era habitado por índios, até o início de sua formação como parque nacional.

Atrás tem um teatro onde são exibidos filmes sobre o parque, não assistimos porque a última sessão era às 17 horas  e chegamos depois deste horário. Para consultar o horário e a programação do teatro acesse: www.yosemiteconservancy.org/yosemite-theater.

Preço do teatro: Adultos $10, crianças grátis até 12 anos.

Lower Yosemite Fall e Upper Yosemite Fall

São duas cachoeiras de 97 metros e 435 metros, respectivamente, que podem ser vistas de várias partes do parque. Saímos do Centro de Visitamos pegamos o ônibus até a parada 6 – Lower Yosemite Fall.

Fizemos somente a trilha da Lower Yosemite Fall, de 1,6 km, ida e volta, aproximadamente 30 minutos em pista asfaltada e plana. É uma trilha de pouca dificuldade, apesar de já estarmos bem cansados. 

Site: www.nps.gov/yose/planyourvisit/lowerfalltrail.htm

Saindo da trilha, pegamos novamente o ônibus até a parada 1, em direção ao estacionamento para buscar o carro. Olha o visual da caminhada até o ponto de ônibus, na parada 6!

Tunnel View

Foi nossa última parada do dia, fomos de carro  assim que saímos da trilha da Lower Yosemite Fall, no finalzinho da tarde,. O mirante de Tunnel View fica mais afastado, uns 12 km de Yosemite Valley, é uma das vistas mais bonitas de Yosemite: as montanhas rochosas El Capitan, Half Dome e Sentinel Rock e a  cachoeira Bridalveil. Estava lotada de fotógrafos para registrar o por do sol. Tem estacionamento.

Site: www.nps.gov/yose/learn/nature/scenic-vistas-tunnel-view.htm

Glacier Point

Uma das vistas mais espetaculares de Yosemite, infelizmente não deu tempo de conhecer, mas um amigo esteve lá com a família um mês depois e gentilmente nos cedeu uma foto, não deixem de visitar! O acesso de carro é de aproximadamente 1 hora, e fica fechado de novembro a abril/maio, por causa da neve.

As datas de abertura e fechamento estão no site: www.nps.gov/yose/planyourvisit/tiogaopen.htm

Foto cedida por Roberto Ottoni – Glacier Point

Este foi nosso segundo por Yosemite, com 3 trilhas, Yosemite Valley e Tunnel View. Foi um dos melhores dias da viagem, e também o mais cansativo, andamos muito! 

Para conseguir fazer as trilhas com crianças, transforme as caminhadas em brincadeiras, procurem os ursos, façam contagem dos esquilos pelo caminho, use a imaginação. Quanto antes você acostumar seu filho a caminhar nas viagens, melhor, aí cria o hábito.

E assim terminou nossa visita ao Parque Nacional de Yosemite, um dos lugares mais espetaculares que já visitamos! Foram dois dias de muitas caminhadas, cachoeiras, mirantes, e paisagens de tirar o fôlego.

Assista ao nosso videoclipe com os melhores momentos de Yosemite:

Até o próximo post!

Leia mais sobre esta viagem a Califórnia:

CALIFÓRNIA: Roteiro de 15 dias – San Francisco a San Diego com 2 noites em Yosemite

Dia 1 – San Francisco: Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Guirardelli Square

Dia 2 – San Francisco: Alcatraz, Exploratorium, Lombard Street, Union Square

Dia 3 – San Francisco – Golden Gate, Muir Woods, Sausalito e Golden Gate Park

Dia 4 – Yosemite Nacional Park – Chegada e trilha de Tuolumne Grove

Dia 6 – Monterey, 17-Mile Drive e Carmel

Dia 7 (parte 1) – O Incrível Aquário de Monterey

Dia 7 (parte 2) – Big Sur: a parte mais linda do litoral pela Highway 1

Dia  8 – San Luis Obispo a Santa Bárbara

Dia 9 – Los Angeles – Pier de Santa Mônica, Calçada da Fama e Observatório Griffith

Dia 10 – San Diego: Praia de La Jolla Cove e seus leões marinhos

Dia 11 – San Diego Zoo – Como é o zoológico de San Diego na Califórnia

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

20 respostas

  1. Que viagem incrível e fotos maravilhosas!!! Deve ser demais encontrar um urso! Já fiz a costa da Califórnia de carro mas não deu tempo de ir a Yosemite! Esse post me deu vontade de voltar correndo!!

  2. Aquele paredão do El Captan é um dos maiores desafios dos escaladores. Infelizmente ou felizmente, muito além do meu nível técnico. O relato de vocês é simplesmente COMPLETO. Dá prazer de ler um artigo assim. Parabéns e muito obrigado.

  3. Meoooo Deooooos! Eu tenho uma verdadeira paixão pelo Yosemite! E as suas fotos, gente, ficaram perfeitas!!!
    Muito ótimas essas dicas, com tour completão. Amei!

  4. Que viagem mais linda! Yosemite é um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer nos EUA. Dá nem pra dizer qual parada mais bonita que vocês pararam, é tudo muito lindo! <3

  5. Que lugar lindo! Nunca tinha ouvido falar desse lugar. Os EUA tem mesmo cada parque e montanhas que meodeoos quero mto isso na minha vida. Sabe dizer se tem camping e essa água dos rios, é boa para mergulho?

  6. Que fotos espetaculares, deu vontade de agendar a viagem, já. Ainda não conhecemos, mas vez ou outra ele aparece e pensamos em fazer um roteirinho redondo, como a visita de vocês. Está faltando tempo, mas rolará. BjO

  7. Obrigada Paula, as pessoas acabam não indo porque é longe, desvia muito da rota pela costa, mas todo o esforço vale a pena. Vão sim, vcs vão adorar! Bj

  8. Que passeio maravilhoso! Aqui fiquei bem frustrada, pois mês passado fizemos nossa primeira viagem pela Califórnia e tiramos essa parte linda do estado do nosso roteiro por pura falta de tempo… muita pena mesmo! Adorei seu post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *