Search
Close this search box.

Califórnia: Roteiro de 15 dias

Índice

Nosso roteiro de 15 dias de carro pela Califórnia, descendo a Highway 1 de San Francisco a San Diego, com 2 noites em Yosemite, em maio/2016. Foram 8 hotéis, uns 2.000 km rodados, e sem dúvida uma das melhores viagens que já fizemos. 

Roteiro de 15 dias pela Califórnia

Dia 1 – San Francisco: Fisherman’s Wharf, Pier 39 e Guirardelli Square

Dia 2 – San Francisco: Alcatraz, Exploratorium, Lombard Street, Union Square

Dia 3 – San Francisco – Golden Gate, Muir Woods, Sausalito e Golden Gate Park

Dia 4 – San Francisco > Yosemite: Chegada e trilha de Tuolumne Grove

Dia 5 – Yosemite: Yosemite Valley, Vernal Fall, Mirror Lake, Tunnel View

Dia 6 – Yosemite > Monterey, 17-Mile Drive e Carmel

Dia 7 – Monterey: Aquário > Big Sur até San Luis Obispo

Dia 8 – San Luis Obispo > Santa Bárbara

Dia 9 – Santa Barbara > Los Angeles: Pier de Santa Mônica, Calçada da Fama e Observatório Griffith

Dia 10 – Los Angeles > San Diego: Praia de La Jolla Cove

Dia 11 – San Diego: Zoológico de San Diego 

Dia 12 – San Diego > Anaheim

Dia 13 – Anaheim – California Adventure Park

Dia 14 – Anaheim – Disneyland Park

Dia 15 – Anaheim

Contamos com a ajuda da Luciana Misura, do Colagem Travel, que é agente de viagens nos EUA, e nos ajudou no roteiro, reservas de hotéis e ingressos Disney.

O Parque Nacional de Yosemite foi o primeiro lugar que incluímos no roteiro, e sem dúvidas um dos pontos altos da viagem, porém desvia do trajeto da HW1, fica a 4h de carro de San Francisco direção leste (veja no mapa), para ir com crianças o ideal é que já consigam fazer trilhas caminhando, se for bem pequena dá para levar no canguru. Tem várias trilhas de terra, algumas com ladeiras, e sem acesso a carrinho.

O que faríamos diferente no roteiro de 15 dias pela Califórnia:

– Para quem vem de Yosemite o ideal são 2 noites em Monterey, devido à distância. Quem vem de San Francisco é um pouco mais tranquilo porque como é mais perto, dá para fazer o Aquário de Monterey de manhã e a 17 Mile Drive/Carmel à tarde/noite. Em ambos os casos, o ideal é separar um dia para descer a Big Sur, que é o trecho mais lindo e tem muitas paradas.

– Sentimos falta de mais um dia em San Diego, então uma opção é não dormir em Los Angeles, só passar o dia, e seguir direto para San Diego.

Golden Gate San Francisco Califórnia
San Francisco

Como emitimos as passagens

Compramos as passagens no site Expedia, cia áerea Delta, voo de ida por San Francisco e volta pelo aeroporto de John Wayne (SNA), próximo a Anaheim, ambos com conexão em Atlanta. Os voos são bem cansativos, uma média de 9h até Atlanta e mais 5h até a Califórnia.

Dicas! Quando pesquisar, colocar “Los Angeles” e não “LAX”, para que retornem preços de todos os aeroportos da região. E acompanhar as promoções pela página Melhores Destinos no Facebook.

Não esquecer de solicitar menu infantil à cia aérea se estiver com crianças, o pedido pode ser feito até 24h antes do voo.

Caso não tenha interesse em acumular as milhas na Delta, a GOL é empresa parceira, pode acumular no Smiles. Sim, o Smiles piorou muito nos últimos tempos, porém pesquisando ainda é possível emitir bons trechos nacionais.

Yosemite Califórnia
Yosemite

Onde se hospedar na Califórnia

Reservamos 8 hotéis pelo Booking.com, com diárias entre 100 a 200 dólares (fomos em maio). Alguns gostamos, outros não. Para consultar preços clique nos nomes dos hotéis.

Onde se hospedar em San Francisco 

Nos hospedamos no Travelodge by Fisherman’s Wharf por 3 noites. A primeira impressão foi ruim, é bem simples, um pouco feio por fora, aberto (tipo motel americano) e não tem elevador. O quarto era bom, com 2 camas de casal, frigobar, microondas, e a localização excelente, ficando a apenas 3 quarteirões do pier de Fisherman’s Wharf, o que nos permitiu fazer muita coisa a pé. Tem uma Wallgreens bem pertinho, bastando atravessar a rua. O wi-fi é grátis e o estacionamento custou $25 por dia. Tem café da manhã incluído, mas é bem fraquinho, somente alguns itens para pegar na recepção e levar para o quarto. Endereço: 1201 Columbus Avenue, Fisherman’s Wharf.

Levando em consideração os preços altos de hospedagem em San Francisco, deu para “quebrar o galho”, mas sugiro procurar hotéis melhores nesta região de Fisherman’s Wharf ou em Union Square.

Preferimos ficar em Fisherman’s Wharf e não em Union Square porque era mais próximo das atrações que iríamos visitar, embora os dois lugares tenham hotéis para todos os gostos e bolsos.

Outros hotéis em São Francisco: 

Em Fisherman’s Wharf: Marriott Vacation Club PulseCourtyard by MarriottHoliday Inn ExpressHoliday Inn

Em Union Square: Park CentralThe DonatelloNikkoBeresford Arms

Onde se hospedar em Yosemite 

Ficamos 2 noites no Yosemite View Lodge. Fica em El Portal a 20 km de Yosemite Valley, é uma ótima opção na região porque fica no trajeto das paradas/mirantes e tem cozinha completa.

Outro hotel em El Portal: Cedar Lodge

Onde se hospedar em Monterey 

Escolhemos o Rosedale Inn para 1 noite. Fica em Pacific Grove, perto da Praia de Asilomar e da 17-Mile Drive. Foi um bom custo x benefício e a localização facilitou nosso roteiro. Inclui café da manhã. Melhor ficar 2 noites para descer a Big Sur pela manhã.

Outros hotéis em Monterey: Best Western Plus Monterey InnHoliday Inn Express Monterey

Onde se hospedar em San Luis Obispo 

Dormimos 1 noite no Best Western Casa Grande Inn. Fica em Arroyo Grande, depois de San Luis Obispo uns 20 km, valeu a pena o custo x benefício porque só paramos para dormir. Inclui café da manhã. 

Outro hotel em Paso Robles, região das vinícolas: La Bellasera

Onde se hospedar em Santa Bárbara 

Nos hospedamos 1 noite no Lemon Tree Inn. Esperávamos mais do hotel, não tem café da manhã incluso na diária, e não tem frigobar nem micro-ondas nos quartos.

Outro hotel em Santa Bárbara: Best Western Plus

Onde se hospedar em Los Angeles 

Foi bem difícil encontrar hotel em Los Angeles com preços baixos, ficamos no Travelodge Hotel at LAX por 1 noite. Fica perto do aeroporto e longe das atrações, perdemos muito tempo no trânsito. Não foi uma boa escolha, deveríamos ter se hospedado em Santa Mônica ou seguido direto para San Diego. Santa Mônica foi o lugar que mais gostamos, é o lugar que indicamos para se hospedar. Outra região bem recomendada é West Hollywood, perto da Sunset Strip.

Outros hotéis em Los Angeles:

Em Santa Mônica: Ocean View, Hilton Santa Monica, The Pierside Santa Monica

Em Sunset Boulevard: Best Western Plus Sunset Plaza

Onde se hospedar em San Diego

Ficamos 2 noites no La Quinta Inn & Suites San Diego SeaWorld Zoo Area. Fica perto do Zoo, o que facilitou o nosso roteiro. Foi um bom custo x benefício, inclui café da manhã.

Outros hotéis em San Diego: Courtyard by MarriottEmbassy Suites by Hilton, SpringHill

Onde se hospedar em Anaheim

Ficamos 3 noites no Best Western Plus Anaheim Inn. Fica em frente ao parques da Disney, só atravessar a rua a pé, tudo de bom! Tem vários hotéis e restaurantes nessa rua.

Outros hotéis em Anaheim: Fairfield InnBest Western Plus Park Place InnGrand Legacy At The Park

Devido ao troca-troca de hotéis é essencial levar o mínimo de bagagem possível, levamos uma mala média cada, e uma mala esportiva no fundo. Para os hotéis com apenas uma noite aconselho nem tirar todas as malas do carro.

Aquário de Monterey na Califórnia
Aquário de Monterey

Aluguel de carro na Califórnia

Reservamos pelo site comparador de preços Rentcars.com. Escolhemos a locadora Álamo, com retirada em San Francisco e devolução no aeroporto John Wayne (SNA), próximo a Anaheim, onde foi o nosso voo de volta.

A Álamo tem várias lojas em San Francisco, para escolher onde retirar o carro pesquise pelo Google Maps a loja mais próxima ao seu hotel.

Nos primeiros dias em San Francisco só usamos transporte público com CityPASS e táxi do aeroporto para o hotel. No penúltimo dia em San Francisco alugamos carro para facilitar a visita aos lugares mais distantes, como Muir Woods, Golden Gate Park, e cruzar a Golden Gate.

GPS e Mapas

Utilizamos o GPS do celular (app Google Maps), não esquecer de levar um cabo ou carregador de celular para carro. 

É recomendável baixar o mapa off-line da Califórnia, para os casos em que ficar sem sinal, como em Yosemite, onde o sinal é precário.

Clima em maio na Califórnia

Fomos em maio, na primavera, e ainda assim pegamos frio em San Francisco e Monterey (13 a 16 graus), venta bastante, levem roupa de frio e consultem a previsão do tempo antes de ir. Conforme vai descendo vai esquentando, pegamos praia junto com os leões marinhos em La Jolla Cove, a caminho de San Diego. E não pegamos nenhum dia de chuva durante os 15 dias!

CityPass San Francisco e Passeio a Alcatraz

Se for conhecer os principais pontos turísticos de San Francisco avalie comprar o CityPASS, no nosso caso foi uma boa economia. Não compramos antecipado porque queríamos trocar o passeio de barco pela baía de San Francisco pelo passeio a Alcatraz, neste caso compramos só Alcatraz com antecedência e na bilheteria (de Alcatraz), no dia do passeio, trocamos o voucher pelo CityPASS, pagando a diferença. 

É altamente recomendável comprar Alcatraz com antecedência porque enche muito, principalmente na alta temporada, vende 90 dias antes pelo site oficial alcatrazcruises.com, o passeio é com hora marcada.

Mais informações em CityPASS San Francisco e alcatrazcruises.com.

Verifique se ainda há esta parceria do CityPass com o passeio de barco a Alcatraz, se não compre separado nos sites.

La Jolla San Diego Califórnia
La Jolla – San Diego

Disney Califórnia

Compramos os ingressos do parque da Disney Califórnia com a Luciana Misura, que é agente credenciada da Disney, é o mesmo preço do site da Disneyland. Compramos para 2 dias, um dia para cada parque, Disneyland Park e Disney California Adventure.

California Adventure Park Disneyland
California Adventure Park
Disneyland Park Califórnia
Disneyland Park

A Califórnia tem outros parques bem legais que não visitamos por falta de tempo:

  • Universal
  • SeaWorld
  • Legoland
  • Knott’s Berry Farm
  • Six Flags

Calendários de Lotação da Disney Califórnia

Quando fomos ainda não tinha calendário de lotação para os parques Disney da Califórnia, mas agora tem, incluindo a Universal Los Angeles:
Undercover Tourist Los Angeles Calendário de Lotação

Tem também este link em inglês que fala sobre as melhores e piores épocas para visitar: 

Undercover Tourist Best Time to Visit Disneyland

Reservas de Restaurantes Disney

Só reservamos um restaurante nos parques da Disney, o italiano Wine Country Trattoria, com a opção de pacote de refeições para o show noturno World of Color, que dá direito a assistir o show numa área reservada (nas primeiras filas). As reservas podem ser feitas pelo site da Disney ou pelo app de celular: World of Color Dining Package. 

Outros restaurantes que oferecem o mesmo pacote são: Ariel’s Grotto e Carthay Circle Restaurant.

Fastpass – Fura-fila da Disney

Quando fomos, ao contrário de Orlando, os fastpass dos parques da Disney na Califórnia ainda eram do método antigo, em papel, portanto não há agendamento prévio. Próximo a entrada da atração, haverá um display com os horários disponíveis para o fastpass, você coloca o ingresso físico na máquina e recebe o ticket do fastpass. Só é possível pegar um fastpass por vez, um próximo só poderá ser retirado após o horário discriminado no fastpass que foi entregue. Ainda não há Magic Bands (pulseiras) como em Orlando.

Não esquecer de instalar o app de celular da Disneyland onde também é possível consultar o tempo de fila das atrações, mapas, horários, local de encontro com personagens, entre outros.

PhotoPass: Pacote de fotos da Disney

Acabei não comprando porque tinha quase todas as fotos na minha câmera, exceto das atrações (que são poucas). Depois de apresentar o cartão do PhotoPass, é só pedir para o fotógrafo ou um cast member tirar a foto para você. Não época custava 39 dólares por dia, ao contrário de Orlando eu achei que na Califórnia não valeria a pena.

Leia mais sobre o serviço de fotos da Disneyland no site: PhotoPass Info

Santa Mônica 

Seguro Saúde e Viagem

Indico o comparador de preços Real Seguros, que tem bons preços e bom atendimentoPara Europa o seguro é obrigatório para os países que fazem parte do Tratado de Schengen (com cobertura mínimo 30 mil euros), para os Estados Unidos é aconselhável devido ao alto custo de saúde. No Brasil somente é necessário se o seu plano de saúde não tiver cobertura nacional.

Quem tem cartões de crédito Mastercard (Platinum ou Black), Visa (Platinum e Infinite), ou Elo (Nanquim, Grafite, Diners) tem direito ao seguro do cartão que pagou as passagens aéreas, ou pelo menos, as taxas de embarque. É obrigatório emitir o Bilhete de Seguro antes da viagem (emissão anual):

Chip de Internet

Como não consigo ficar desconectada, na época comprei online antes da viagem, um chip pré-pago da Travel Mobile. Na prática consegui ficar com sinal em Yosemite Valley, mas no hotel, que fica em El Portal, não tinha sinal, nem wi-fi grátis. Se quiser viajar já com chip, atualmente indico a Olá Chip.

Uma opção gratuita é verificar na sua operadora de celular se no seu pacote está incluso pacote de roaming internacional. A Vivo (pacote Vivo Travel Américas) e a Claro (pacote Claro Américas) possuem pacotes inclusos nos planos pós pago. Já usamos várias vezes.

La Jolla Cove, San Diego, Califórnia
La Jolla Cove – San Diego

Compras online antes da viagem

Acreditem, neste roteiro “apertado” há pouco espaço para compras, o melhor é antecipar pela internet, os preços são melhores e não tem risco de não encontrar nas lojas físicas.

Para quem vai com crianças, fantasias e brinquedos podem ser comprados nos sites: Amazon e Walmart. Disney Store também já testamos, não esqueçam de pesquisar os produtos em promoção, no menu SALE.

  • Se for utilizar frete grátis, a compra tem que ser realizada de 8 a 10 dias antes da viagem, para que tudo chegue antes ou durante sua estadia. 
  • Verificar também se o hotel não cobra por pacote recebido. Os hotéis de San Francisco e Anaheim cobravam $5 por pacote, por dia, para compras que chegassem mais de 3 dias antes do check-in. Alguns restringem o tamanho. 
  • Ao fazer a compra, inclua no último nome o número da reserva do hotel, ou data de chegada, sem dar espaço, exemplo: João Silva01052016, porque tem lojas que só colocam no pacote o primeiro e último nome. 
  • Instale os app de celular das lojas que comprou, ou leve os códigos de rastreamento  impressos. Se tiver qualquer problema a recepção do hotel vai pedir o código do rastreamento para localizar.

Cupons de Desconto

Na Califórnia também tem Outlets Premium, então vale a mesma dica de Orlando, entrar no site e imprimir os cupons de desconto, pelo menos o “VIP Coupon Book”, que você troca no SAC do outlet. Não fomos a nenhum outlet, mas não custa levar.

Dicas gerais e conclusão

– Se for viajar com crianças e o passaporte for do modelo antigo, não esqueça de levar a identidade ou certidão de nascimento para comprovar a filiação. No novo modelo de passaporte já consta a filiação.

– Se você não sabe todas as doenças e sintomas em inglês, imprima ou guarde este post ótimo da Luciana Misura do blog Colagem: Doenças e sintomas em português e inglês

Que viagem! Esse roteiro de 15 dias pela Califórnia foi uma das melhores viagens que já fizemos: cheia de natureza, paisagens maravilhosas, cultura, história, experiências, magia Disney…

É como diz a música De Repente Califórnia, do Lulu Santos: “Na Califórnia é diferente, irmão. É muito mais do que um sonho”.

Até o próximo post.

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

16 respostas

  1. Tô doida pra ir pra lá… tipo, a viagem dos meus sonhos… mas com esse dólar tá tão dificil 🙁
    Mas adorei seu relato. Esperando os próximos.
    Fernanda Lobo

    1. Nós quase desistimos por causa da alta do dólar Fernanda, tá difícil mesmo. Mas sonho a gente persiste né? Obrigada, estou terminado o primeiro post de San Francisco. Bjs Angelica

  2. Olá! Adorei seu roteiro da Califa! Vamos final de janeiro ! Estamos nos baseando muito nele!
    Vc acha necessário o aluguel ou compra de GPS? Ou comprar um plano de dados e usar o app Waze já é suficiente??
    Obrigada ❤️

    1. Oie desculpe a demora em responder, seu comentário caiu no spam. Espero que a viagem tenha sido incrível! Não acho necessário GPS, o celular com chip de internet sempre nos atende! Abraços.

  3. Oi, Angelica! Tudo bem? Obrigado pelo roteiro! Se fosse fazer novamente a viagem, dispensaria alguma dessas cidades/lugares? E, por outro lado, considera alguma especial, na qual ficaria até mais dias numa próxima vez? Um abraço.

    1. Oi Bruno, desculpe a demora em responder, estamos viajando, eu não dispensaria nenhuma cidade que visitamos na Califórnia, na verdade o roteiro está bem intenso para 15 dias, se tivesse mais tempo incluiria mais um dia em San Diego e Monterey, para descer a HW1 com mais calma. Para fazer esse roteiro tivemos que excluir todos os parques e deixar só os da Disney. Montar o roteiro da Califórnia é difícil, a dica que te dou é ir incluindo os lugares por ordem de prioridade para você. Sempre vai faltar algo, mas aí já fica um motivo para voltar. Boa viagem!

  4. Roteiro bastante interessante! Estou com uma viagem de 3 dias para San Francisco e teu post vem bem a calhar caso aconteça.
    E da tua lista, tenho muita vontade em conhecer Yosemite!
    😉

  5. É este o tipo de viagem que mais adoro! Alugar um carro e sair desbravando os lugares. ir e parar onde quiser, quanto tempo quiser.
    O roteiro de vocês foi top!

    1. Bom demais não é Jair? Foi uma das melhores viagens que já fizemos, voltei "morta de cansada" mas feliz por ter conseguido fazer praticamente tudo que planejamos. Abraços.

  6. Amei o post, um verdadeiro guia. Acredita que a Califórnia estava na lista para as nossas férias neste ano? Como meu visto está vencido, achamos melhor irmos para Santiago de Chile e remarcarmos para o próximo ano. Não vou sair do seu blog, pode ter certeza.

    1. Que bom Gisele, vai sim, vocês vão amar a Califórnia! Chile também é bom demais, tô de olho na Patagônia para 2019! Beijos.

  7. Que delícia de viagem! Fiz esse roteiro, mas não tive tempo de ir até San Diego. Como eu gostaria de ter tido mais tempo, viu? Quem sabe em uma próxima vez. Parabéns pelo post, super completo!

    1. Oi Cristina, na verdade a gente espremeu ao máximo o roteiro para incluir San Diego, para fazer o roteiro com tranquilidade teríamos que tirar San Diego ou Yosemite, mas não tivemos coragem. Beijos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *