Search
Close this search box.

São Paulo com crianças: Roteiro de 5 a 7 dias

Índice

Olá, já fomos algumas vezes para São Paulo para passear e visitar amigos. Somos cariocas e adoramos passear por São Paulo, tem sempre uma novidade, uma atração nova, ótimos restaurantes… o que não falta é opção para todas os gostos e bolsos. Neste post eu conto tudo que vimos por lá nestas viagens e ainda dou dicas para um roteiro de 5 a 7 dias em São Paulo com crianças!

Onde se hospedar em São Paulo

Uma boa opção é se hospedar próximo a Avenida Paulista, uma região central e próxima ao metrô. Já nos hospedamos também no bairro Itaim Bibi, gostamos muito do bairro, porém perto do hotel não tinha metrô, usamos UBER. Também já nos hospedamos no Ibis Budget Paraíso, na Vila Mariana, uma opção mais econômica.

Outros hotéis em São Paulo: 

No Itaim Bibi: Roomo Itaim Bibi by Transamérica

Nos Jardins ou próximos à Avenida Paulista: 

Mercure São Paulo Alamedas | Central Park Flat  | Trianon PaulistaMatiz Manhattan 

Na Vila Mariana: Ez Aclimação Hotel

 

Roteiro de 5 a 7 dias em São Paulo com crianças

Segue uma sugestão de roteiro com crianças de 5 a 7 dias em São Paulo, escolha as atrações de acordo com o perfil e idade das crianças, e verifique os dias de funcionamento nos sites oficiais:

Dia 1 – segunda – Zoológico + Zoo Safari, jantar no Eataly

Dia 2 – terça – Aquário de São Paulo, iFLY SP

Dia 3 – quarta – Museu Catavento, Mercado Municipal, Farol Santander, Catedral da Sé

Dia 4 – quinta – Museu da Imaginação, Beco do Batman

Dia 5 – sexta – Parque da Mônica, Hamburgueria All in Burger

Dia 6 – sábado – Museu do Futebol, Parque do Ibirapuera, Pizzaria no Bixiga

Dia 7 – domingo – Avenida Paulista, Rua Oscar Freire

Quando montar seu roteiro leve em consideração:

  • Museu Catavento: Durante as férias é melhor visitar no período da manhã que é mais vazio. Às terças-feiras a entrada é gratuita, não abre às segundas-feiras. 
  • Museu da Imaginação: não abre às segundas-feiras.
  • Avenida Paulista: fica fechada aos domingos para carros e aberta apenas para pedestres e ciclistas, então é o melhor dia para visitá-la.
  • Parque do Ibirapuera enche mais aos domingos do que aos sábados, algumas pessoas não recomendaram a visita durante a semana por ficar vazio, por isso escolhemos o sábado.
  • Reserve um dia somente para o Zoológico + Zoo Safari porque é bem grande. Se for nas férias, evite o zoológico no fim de semana, quando enche muito. 
  • O Kidzania, conhecido como parque das profissões, estava no nosso roteiro mas fechou desde o início da pandemia, a previsão é que volta a funcionar, vamos torcer! Se reabrir não deixe de visitar, vale muito a pena, as crianças amam!

Mercado Municipal

Se você gosta de visitar mercados municipais, visite o Mercado Municipal de São Paulo, para comer o tradicional pão com mortadela e o famoso pastel de bacalhau. Fica no Centro e funciona de segunda a sábado de 6 às 18h, domingos e feriados de 6 às 16h, entrada gratuita.

Leia mais sobre a nossa visita em: Mercado Municipal de São Paulo.

Mercado Municipal de São Paulo

Aquário de São Paulo

Fomos de manhã ao Aquário de São Paulo, nos surpreendemos com a diversidade de animais, pois além de peixes e tubarões encontramos urso polar, suricatos, macacos, cobras, cangurus… Adoramos! Fica na Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga.

Almoçamos lá perto, um delicioso galeto no restaurante A Galeta Dourada, na Rua Padre Marchetti, 282 – Ipiranga.

Leia mais sobre a nossa visita em: Aquário de São Paulo

São Paulo com crianças
Aquário de São Paulo

Zoológico + Zoo Safari, Eataly

Passeio imperdível com crianças em São Paulo, visitamos as principais atrações do Zoológico, e fizemos o Zoo Safari, que é pago à parte, e pode ser feito em veículo próprio ou de van. O zoológico funciona todos os dias de 9h às 17h. Para conhecer todo o zoológico com calma reserve um dia inteiro, pois é muito grande.

Valores e ingressos no site oficial do zoológico.

Endereço: Avenida Miguel Estefno, 4241, Água Funda – São Paulo

Jantamos no Eataly, um complexo gastronômico de culinária italiana, presente em diversas cidades do mundo. Vale a pena conhecer, comemos uma massa deliciosa.

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Vila Nova Conceição, São Paulo

Zoológico de São Paulo
Zoo Safari
São Paulo com crianças
Eataly

Parque da Mônica

Reservamos o dia para conhecer o Parque da Mônica, um parque de diversão indoor, no Shopping SP Market, com temática nos personagens criados por Maurício de Sousa. Confesso que esperava um pouco mais das atrações pelo preço cobrado. Pedrinho, na época com 6 anos, se divertiu, mas já achou alguns brinquedos bobinhos. Indico mais para crianças menores, de até 6 anos.

Consulte o calendário de funcionamento e valores no site oficial: Parque da Mônica.

Endereço: Av. das Nações Unidas, 22.540, Jurubatuba, Marginal Pinheiros, São Paulo

São Paulo com crianças
Parque da Mônica

Museu do Futebol e Parque do Ibirapuera

De manhã fomos ao Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu. Nosso filho ama futebol e curtiu demais o passeio, tanto no museu quanto ver o gramado de perto.

Confira valores e horários no site oficial.

Funciona de terça a domingo: 9h às 17h (visitação até as 18h).

Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo. Próximos às estações Paulista (Linha 4 – Amarela) e Clínicas (Linha 2 – Verde)

O estacionamento é em via pública e funciona pelo sistema da Zona Azul, um cartão custa R$ 6,08 por 3 horas.

Aviso: A exposição principal fechará para obras de renovação a partir de 06/11/2023, com retorno previsto para abril/2024. Até lá, estará disponível a exposição temporária Futebol de Brinquedo.

Pacaembu – Museu do Futebol

Depois seguimos para o Parque do Ibirapuera com amigos que moram em São Paulo, que conhecemos no Cruzeiro da Disney. Lá almoçamos no Museu de Arte Moderna – MAM, no restaurante Prêt no MAM. Depois passeamos pelo Parque do Ibirapuera até o por do sol. À noite eles nos levaram para comer pizza no Bixiga, na tradicional Pizzaria Speranza. Delícia de dia!

Almoço no MAM – Restaurante Prêt no MAM
São Paulo com crianças
Parque do Ibirapuera

Beco do Batman

Já fomos duas vezes, o Beco do Batman é um ponto icônico em São Paulo, conhecido por seus murais de arte urbana vibrantes. Os grafites e murais são substituídos periodicamente, proporcionando uma experiência sempre nova para quem visita o local. Se prepare para tirar muitas fotos.

O famoso Beco fica na Vila Madalena, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia.

Beco do Batman

Avenida Paulista e Rua Oscar Freire

A Avenida Paulista aos domingos fica fechada para o trânsito, melhor dia para passear por lá. Dá para alugar bicicleta, patinetes, visitar a Casa do Japão, assistir a shows, ou simplesmente caminhar por todo aquele movimento.

Depois fomos passear e almoçar na Rua Oscar Freire, na região dos Jardins, famosa por suas lojas de grife. Almoçamos no bistrô Caffe Pascucci.

Avenida Paulista
Oscar Freire

Museu Catavento

Fomos de manhã ao Museu Catavento, chegamos às 9:40, não tinha fila na porta, somente 30 minutos de fila para as senhas das atividades extras. Nas férias escolares a dica é ir cedo, de preferência no horário de abertura às 9h. À tarde enche muito mais.

Horários: Funciona de terça a domingo, de 9h às 17h. A bilheteria fecha às 16h.

Para comprar ingressos e conferir os horários acesse o site oficial.

Endereço: Avenida Mercúrio, s/n, Pq Dom Pedro II, Centro, São Paulo, SP

Neste dia almoçamos na Vila Madalena, uma costela no bafo na Cervejaria Patriarca, e depois passeamos no Beco do Batman.

Museu Catavento

Museu da Imaginação

O Museu da Imaginação é um espaço que une arte, brincadeira e interação. Pedro estava com 8 anos e adorou! Tem atividades para crianças pequenas e maiorzinhas. Adoramos!

Horários: Terça-feira a domingo, e feriado: das 09h30 às 13h e das 14h às 17h30. Verifique os horários e preços no site oficial.

Endereço: Rua Ricardo Cavatton, 251 – Lapa de Baixo, São Paulo

Leia todos os detalhes sobre a nossa visita em: 

Museu da Imaginação: diversão e arte para crianças em São Paulo

A família do blog Vamos por Aí também esteve lá e contou como foi em:

Museu da Imaginação: Passeio imperdível com crianças

À noite fomos conhecer os deliciosos hambúrgueres artesanais da All In Burger, na Rua Dr. Renato Paes de Barros, 465, Itaim Bibi. Divinos!

Farol Santander

Outro passeio bem legal, inspirado no Empire State Building de Nova York, é um dos prédios mais altos da cidade. A visita começa pelo mirante no andar 26 e vamos descendo de escada e elevador pelas exposições e histórias do prédio.

Compramos os ingressos on-line, cuidado para não confundir com o de Porto Alegre, o site é o mesmo.

O horário de funcionamento é de terça a domingo das 09h às 20h. A última sessão de ingressos é vendida para às 18h, podendo permanecer no prédio até as 20h.

Confira os valores e descontos pelo site oficial.

Endereço: Rua João Brícola, 24, São Paulo

Farol Santander SP
Farol Santander SP

Catedral da Sé

Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, é a principal templo católico da cidade de São Paulo, fica na Praça da Sé, próximo ao Farol Santander, fomos a pé. É uma região com bom policiamento mas que exige atenção, não fique com celular na mão na rua. A entrada gratuita.

Farol Santander SP

iFLY São Paulo

É uma escola de voo indoor que ensina as técnicas de voo e manobras em um túnel de vento. Levamos nosso filho em fevereiro de 2023, durante um fim de semana em São Paulo. Agendei no mesmo dia pelo telefone, conclui a compra pelo whatsapp, também é possível agendar e pagar pelo site.

Nosso filho tem 12 anos e adorou a experiência, só achou os voos muito rápidos. A experiência consiste em um treinamento com um instrutor que ensina os princípios básicos e os sinais de comunicação dentro do túnel. Após o treinamento, meu filho vestiu o equipamento (macacão, óculos, capacete…) e fez duas entradas de 60 segundos cada, bem rápido né? Fica aquele gostinho de quero mais.

Não é uma atração barata, além do valor do voo, você também paga pela manobra de ir até o topo. Confira os preços e descontos do iFLY no site oficial.

Dicas Gerais:

  • Precisa comprar/agendar com antecedência pelo site ou telefone
  • Não é possível voar se tiver sofrido deslocamento do ombro, ter histórico de lesões no pescoço, nas costas e/ou problemas cardíacos, ter consumido bebida alcoólica ou drogas, estiver gestante, ou ter peso superior a 115kg.
  • Usar roupas confortáveis e tênis com cadarço

Tem iFLY em São Paulo e Brasília, e segundo informações no local teremos iFLY no Rio de Janeiro, tomara!

Endereço do iFLY São Paulo: Av. Dra. Ruth Cardoso, 6873, Pinheiros.

iFLY São Paulo

Como se deslocar em São Paulo

Nos deslocamos usamos Uber e metrô. Preferimos não alugar carro devido ao custo x benefício, uma vez que os deslocamentos eram curtos, e para não ter preocupação com estacionamento. Exceto se formos de carro do Rio de Janeiro para São Paulo.

Quais ingressos comprar antecipado

Para algumas atrações é possível comprar ingressos com antecedência pela internet. Nesta viagem preferimos não comprar antes para ter a flexibilidade de alterar a programação, mas pode ser uma boa ideia para comprar com desconto e evitar filas.

Para comprar ingressos on-line acesse os sites oficiais das atrações: 

Onde comer em São Paulo

– Eataly – Primeira loja no Brasil da famosa rede de comida italiana com diversas filiais espalhadas pelo mundo. Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489 – Vila Nova Conceição

– Famiglia Mancini – Restaurante italiano e pizzaria super famosa em São Paulo. Rua Avanhandava, 81 – Bela Vista

– Pizzaria Speranza –  Tradicional pizzaria no bairro italiano do Bixiga, inaugurada no final dos anos 1950, é considerada por alguns como a melhor pizza de São Paulo. Realmente é uma delícia. Destaques para o pão de calabresa e a pizza marguerita especial. É a la carte. R. Treze de Maio, 1004 – Bixiga

– Mercado Municipal – E quem resiste à tradição de comer pão com mortadela e pastel de bacalhau? Comemos no Hocca Bar que fica no segundo piso. É a la carte. Rua da Cantareira, 306 – Centro – Mercado Municipal de São Paulo.

Para fotos e mais detalhes leia o post sobre o Mercado Municipal.

– Prêt no MAM – Restaurante no Museu de Arte Moderna – MAM, no Parque do Ibirapuera. Buffet livre com preço fixo. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera – MAM.

– A Galeta Dourada – Galeteria onde almoçamos perto do Aquário de São Paulo. Fomos atraídos pelo cheiro delicioso quando passávamos pela rua. Tem fotos no post do Aquário de São Paulo. Rua Padre Marchetti, 282 – Ipiranga.

– All In Burger – hamburgueria artesanal no Itaim Bibi. Gostamos demais! Rua João Cachoeira, 289 – Itaim Bibi.

Between Buns – hamburgueria também super aprovada. Rua Tabapuã, 804 – Itaim Bibi.

– Caffe Pascucci – Nossa opção para o almoço na Rua Oscar Freire. É um mix de cafeteria e bistrô italiano, servem café da manhã, almoço, jantar e lanches. É la carte. Rua Oscar Freire, 600 – Jardim Paulista

– A Figueira Rubaiyat – Outro restaurante super indicado e uma das melhores carnes da cidade, com destaque para a linda figueira que dá nome ao restaurante. Rua Haddock Lobo, 1738 – Jardim Paulista.

NB Steak – entre os melhores restaurantes de carne, serve cortes especiais no esquema menu degustação, $$$. Tem várias unidades, fomos na JK. Av. Juscelino Kubitschek, 816, Itaim Bibi.

Cervejaria Patriarca – Onde almoçamos na Vila Madalena uma costela no bafo. Rua Mourato Coelho, 1059 – Vila Madalena

Sorveterias: Bacio di Latte e Davvero.

Eataly

Outros restaurantes que nos indicaram, mas não deu tempo de conhecer:

– Restaurante Chácara da Turma da Mônica – com temática da Turma da Mônica. É aconselhável reservar antes ou chegar cedo porque enche. Rua Ferreira de Araújo n. 601, Pinheiros

– Jamie’s Italian – Filial paulistana do restaurante italiano do famoso chef Jamie Oliver. Av. Horácio Lafer, 61 – Itaim Bibi

– Nico Pasta & Basta – Restaurante italiano perto do Aquário de São Paulo. Rua Costa Aguiar, 1586 – Ipiranga, São Paulo.

Padaria Bella Paulista – Padaria tradicional da cidade, inaugurada em 2002, serve refeições, sanduíches, pizzas, lanches e sobremesas. Aberta 24 horas. Rua Haddock Lobo, 354, Cerqueira César.

– Na região da Av. Paulista/Jardins – Spot, America, Ráscal, Sujinho, Lellis Tratoria, e Arabia.

– Bar Estadão – Lanchonete tradicional no centro, funciona 24h e tem o sanduíche de pernil mais famoso de São Paulo. Viaduto Nove de Julho, 193 – Centro, São Paulo

All in Burger

Conclusão

É sempre muito bom visitar São Paulo, a maior cidade do Brasil, um caldeirão de culturas, se você gosta de musicais, inclua também no roteiro uma programação teatral pela cidade. A cidade tem uma agenda cultural intensa. A gastronomia é outro destaque, você pode experimentar sabores do mundo todo em São Paulo.

Esse roteiro de 5 a 7 dias em São Paulo com crianças foi elaborado com base nas nossas últimas visitas à cidade, sugestões de programas e restaurantes não faltam! Um destino pertinho do Rio de Janeiro, cheio de atrações para adultos e crianças!

Quer mais dicas do que fazer com crianças em São Paulo? Leia as dicas Tati do blog Trip Baby que mora na cidade: Férias: Lugares para ir com crianças em São Paulo

Você sugere algum programa em São Paulo imperdível? Deixe nos comentários! Até o próximo post!

Leia também:

Aquário de São Paulo

Mercado Municipal de São Paulo

Hot Beach: dicas do parque aquático em Olímpia, São Paulo

Thermas dos Laranjais: vale a pena conhecer o parque aquático de Olímpia

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

12 respostas

  1. Amei seu roteiro de SP!!! Já fui para lá várias vezes pelo trabalho mas nunca conheci de verdade a cidade!!
    ah, e adorei as dicas dos restaurantes também!! SP tem restaurantes ótimos!!

  2. Adorei seu roteiro, ficou incrível! Meu filho adora o Kidzania, acho que deve estar no roteiro de quem visita a cidade com crianças. O aquário também é uma ótima pedida!

  3. Morei um ano no seu país e o maior arrependimento foi não ter conhecido SP de verdade, apesar de tantas vezes ter apanhado lá avião para Portugal. O seu roteiro ficou fantástico, deixaria de fora apenas o Jardim Zoológico.
    Abraço

  4. Muito legal seu roteiro! Ja copiei o de 7 dias! Irei em Junho com minha esposa e 2 filhas (8 anos e 10 meses). Como foi o clima na sua viagem? Estava frio? Mudaria alguma coisa e seu roteiro, adicionaria ou retiraria? Parabéns pelo Site!

    1. Oi Israel, quando fomos em julho o clima estava agradável durante o dia, com sol, e fazia frio à noite e de manhã cedo. Dá uma olhadinha na previsão do tempo antes viajar. Não mudaríamos nada do roteiro, adoramos todos os passeios que fizemos, e São Paulo tem sempre novidades! Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *