9 de setembro de 2017

São Paulo com crianças: Mercado Municipal

Como falei no post sobre o nosso roteiro de 5 dias em São Pauloa programação do primeiro dia foi comer no Mercado Municipal e brincar no segundo turno do KidZania.

A ideia inicial era almoçar no Mercado Municipal e ir direto ao Museu Catavento, que fica bem próximo. Como o museu estava lotado, seguimos para o KidZania.

MERCADO MUNICIPAL

Já começamos a viagem "entrando no clima" paulistano, comendo pão com mortadela e pastel de bacalhau no Mercado Municipal, rs. Eu não sei vocês, mas eu adoro conhecer mercados municipais nas cidades que visitamos. Adoro aquele "mix" de gente, produtos e comidas!

Fomos de UBER do hotel até lá. Mesmo numa quarta-feira o local estava bem cheio, enfrentamos fila de aproximadamente 30 minutos para comer! Não assuste, a fila é grande mas anda rápido. O mercado fica ao lado da famosa rua de compras 25 de Março.

Endereço: Rua da Cantareira, 306 - Centro - São Paulo/SP
Horário: De segunda a sábado de 6 às 18h, domingos e feriados de 6 às 16h.
Site: oportaldomercadao.com.br
Entrada gratuita.

Onde comer no Mercado Municipal de São Paulo

Nos indicaram 2 lugares bem tradicionais:

Bar do Mané - O site já resume: desde 1933 “o sanduíche mais famoso do Mercadão”, é para comer em pé, fica no primeiro andar.
Site: bardomane.com.br

Hocca Bar - Foi onde comemos, vende sanduíches, pastel, batata frita, não tem refeição (nem para as crianças). É a la carte, o cardápio está nas fotos abaixo. O pão com mortadela e o pastel são deliciosos! Fica no segundo andar.
Site: hoccabar.com.br

Tive o prazer de encontrar a Guaciara do blog Passeiorama e as crianças, que mora em São Paulo. Tão bom sair do mundo virtual e conhecer as amigas blogueiras pessoalmente! Ela que me alertou sobre a lotação do Museu Catavento e também me deu muitas dicas sobre a cidade. 💕

O Catavento Cultural e Educacional é um museu interativo de ciências localizado no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura. Reserve uma manhã ou uma tarde para este passeio.

Nos finais de semana, feriados e férias escolares para participar de algumas atividades (Laboratório de Química, Se Liga no Lego, Nanoaventura...) é necessário retirar senhas às 9h (para o período da manhã) ou às 13h (para o período da tarde), todas são gratuitas, você só paga a entrada no museu.
Durante o período letivo, de terça a sexta-feira, essas atividades "extras" são exclusivas para grupos (no mínimo 20 pessoas) agendados pelo site.

Foi a única atração do roteiro que não conseguimos visitar porque estava lotado, desistimos nesse primeiro dia e não conseguimos voltar. Durante as férias é melhor ir de manhã (que enche menos) e evitar os sábados que tem entrada gratuita.

Endereço: Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, Brás, São Paulo - SP - Tel: (11) 3315-0051
Site: cataventocultural.org.br

Como chegar de metrô: Linha Vermelha - Estação Dom Pedro II ou Linha Azul - Estação São Bento
Tem estacionamento no local -  Até 4 horas R$ 15,00 - Adicional por hora R$ 5,00.

Horário: De terça a domingo, de 9h às 17h, entrada até às 16h.
Preço: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia), pagamento somente em dinheiro
* valores de set/2017

Gratuito para crianças até 3 anos e 11 meses, escolas públicas e professores estaduais e municipais de SP, guias turísticos, funcionários da Secretaria Estadual da Cultura, Policiais Civis e Militares e Guarda Civil Metropolitana.
Aos sábados o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

Para mais detalhes sobre o Museu Catavento leia os relatos dos blogs: