Search
Close this search box.

Dicas de moda e estilo em viagens por Renata Bitencourt

Índice

Olá pessoal! Um presente para vocês, um guest post da Renata Bitencourt, com dicas de moda e estilo em viagens. A Renata é uma super consultora de imagem e estilo, e fez uma viagem linda com a família pela Alemanha em setembro, eu acompanhei tudo pelas redes sociais e na volta fiz o convite para escrever no blog e ela topou! Oba! Sou fã do trabalho dela e adorei as dicas.

Vamos ao post da Renata:

Viajar é uma delicia, não é verdade? E a gente já se diverte antes mesmo de chegar, quando começamos a pesquisar o destino, fazer reservas… mas ninguém pensa na mala como uma etapa divertida. O momento de fazer as malas normalmente inclui cenas de desespero, frustração e termina com escolhas aleatórias de peças. O resultado é uma mala cheia, mas com poucas opções!

A primeira dica que eu dou é: Inclua a mala nos preparativos! Ligue o som (quem sabe uma seleção de músicas do local que será visitado?) e, com base no clima do destino, escolha um grupo de roupas seguindo sempre esta equação: para cada peça de baixo você pode levar 3 partes de cima. Casacos e partes de baixo neutras. Deixe camisas e acessórios colorirem o visual! Mas calma nessa escolha: 2 cores coloridas (sem ser o preto e o branco) e uma estampa para viagem curta, é suficiente!

E vamos à minha mala!

Não dá pra ver pela foto, mas a camisa é de estampa de poás pequeninos. Agora o ponto focal é mesmo o xale quentinho e enrolado no pescoço! Coordenou bem com o sobretudo marinho e criou um contraste bacana com a camisa!

Selfie explicativa: viajar com crianças precisa ser sinônimo de conforto e praticidade. São tantas questões para administrar que não dá mesmo pra pensar em looks sofisticados. E pra quê? Estamos de férias!

Mas sempre opto por neutros que fazem misturas de cores interessantes, assim a gente tem uma mala coordenada com bastante “interessância”, sem perder o foco do conforto! Vinho é minha cor preferida na substituição do preto!

Look escolhido para um dia de outono frio em Berlim. Alguns destaques:

  • sobreposição permite criatividade ao mesmo tempo em que aquece. Assim a gente brinca com as cores, por exemplo, deixando o visual menos óbvio. O segredo é deixar barras de camisas, mangas aparecendo.
  • como o casaco mais grosso é o que mais aparece, o ideal é escolher um que seja da sua paleta de cores neutras. O meu é azul marinho e adoro combiná-lo ao verde. Uma mistura de cores análogas que deixou tudo mais alegre. O lenço é animal print (que amo!) e nos pés um tênis pois em viagem caminhamos muito.
  • tudo isso deve ser levado em conta quando fazemos as malas!
  • e pra finalizar: camisas de botão brancas oversized estão por toda parte nas lojas européias.

Look da vida real em viagens:

Sempre achei esquisita a mania de muitas de nós, brasileiras, de viajar carregando o armário nas costas. Já ouvi papo de meninas que não queriam repetir roupa nas fotos. O ideal é fazer uma mala coordenada e levar (e até comprar lá no destino, claro!) acessórios que vão dar o charme e fazer a roupa parecer diferente.

Outra dica, se você vai para países em que a meia estação pode fazer 30 graus ou 9, é levar camisa e calça térmica. Estou usando a minha preta, que sem querer apareceu na foto, um lenço estampado pra fazer uma graça com a camisa listrada. E um casaco Doudoune. Aliás, aqui na Europa ou doudounes estão por todo lado!

ADORO chapéu. Aqui no Rio é difícil, né? Então usei e abusei desse acessório na Alemanha. Protege e acrescenta aquele fator Uau! Atrás de mim os Alpes!

Obrigada Renata Bitencourt pelas dicas de moda e estilo em viagens e por ter aceitado o convite! Amei!

E você como monta a mala de viagem? Eu sempre tenho dúvidas e acabo ficando no básico, agora vou colocar as dicas em prática! Já o marido arruma a mala em 15 minutos, rsrs, como eu invejo a praticidade masculina!

Renata Bitencourt é formada em Jornalismo pela PUC Rio, com pós-graduação em Comunicação e Imagem e Gestão de Moda pela FGV. Formada em Consultoria de Imagem e Estilo pela Dresscode Intl e Consultoria Masculina por Alexandre Taleb. Atuou na equipe de Estilo da Animale antes de se dedicar integralmente à Consultoria.

Site: www.renatabitencourt.com.br

Para mais dicas, siga a Renata Bitencourt nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Até o próximo post!

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

30 respostas

  1. Super interessante, na hora de arrumar a mala é sempre uma dificuldade não levar o armário inteiro. A dica da sobreposição é ótima em todas as ocasiões, você monta vários looks diferentes com peças chaves e únicas. Quanto a paleta de cores, ahhh, essa não pode faltar na bolsa de nenhuma mulher, vou com a minha até no salão para escolher esmalte, rs! Parabéns pela matéria. Abraços, Cristina.

  2. Sou do tipo que leva o armário inteiro e usa as mesmas 3 combinações a viagem inteira hahahha tô tentando mudar esse hábito mas é difícil! mas pelo menos adoro arrumar a mala 😀 A dica da música é ótima, super anima quem não gosta da tarefa!

    1. Oi Alyssa, eu era assim no início, levava uma mala gigante, de tanto meu marido reclamar agora divido uma mala média com meu filho, mas é um esforço danado, rs.

  3. Eu costumo viajar com mala de mão! Então, analiso mesmo bem o que levo. Costumo levar o que combina com tudo e às vezes as peças favoritas até ficam em casa. Estas dicas são sempre boas! Obrigada! 😀 Susana do Viaje Comigo 😀

    1. Uau Susana, admiro você por viajar só com mala de mão! Aqui é um esforço danado para dividir uma mala média com meu filho de 5 anos, rs.

  4. cada look incrível, acho que essa é a primeira etapa da viagem, escolher quais roupas serão usadas, depois disso pensar na burocracia. Antes eu viajava com muita coisa, hoje em dia, viajo leve, é a melhor coisa!

    1. Eu também aprendi com o tempo, fui diminuindo o tamanho da mala, meu marido sempre diz: "Cada um carrega o peso do seu conforto" kkkk. Bjs

  5. Uauuu, chiquérrima! Adorei as dicas, eu sou a que menos levo bagagem sempre, por incrível que pareça… basta saber pegar as peças coringa…

    1. Obrigada Daniela! Que legal que você consegue escolher com facilidade, eu sempre fico em dúvida! Por isso que convidei a Renata para este guest post, acho que esta é uma dificuldade de muitas. Bjs

  6. Eu procuro ser muito econômica ao arrumar as malas para não levar peso e poder comprar sem medo de não ter onde guardar, rsssss. Mas as tuas dicas são bem interessantes para, além de não levar o guarda-roupa, compor looks despojados, confortáveis e bonitos. Valeu!

    1. Você lembrou de uma coisa importantíssima: espaço para as comprinhas da viagem! Nem sempre dá tempo, mas é sempre um prazer! rsrs. Bj

  7. Muito bacana essas dicas. Na hora de arrumar as malas sempre batia aquela dúvida do que levar, essa é uma tarefe bem importante na viagem. Pra não carregar peso de mais, hoje consigo viajar bem mais leve. E essas dicas são sempre bem vindas 😉

    1. Obrigada Me Leva De Leve! Também procuro levar o mínimo possível de roupas, ainda mais com criança pequena, que já ocupa um espação na mala! Eu sou fã da Renata, adoro todas as dicas dela, tenho muito o que aprender! Bj

  8. Depois que fiz uma volta ao mundo aprendi "na marra" a viajar bem leve. Mais do que a moda em si eu me preocupo com o conforto e peças curingas que combinem com tudo. E a gente sempre volta com uma ou outra peça nova "irresistível" que viu em uma loja durante a viagem. Costumo deixar um espaço na mala para essas aquisições ao longo da viagem.

    1. É verdade Fernanda! Não podemos esquecer do espaço para as comprinhas irresistíveis! Eu já consigo levar pouca coisa na mala, o problema são as escolhas, rs. Abraços.

  9. Ótimas dicas! E viajar com criança tem mesmo que ser tudo prático… Eu ainda patino nos looks… sempre estou no clima camiseta e calça jeans… preciso melhorar isso !rs

    1. Obrigada Isabela! Somos duas, eu só tenho um filho, a Renata que escreveu o post viajou com 2 crianças e arrasou nos looks, eu tenho muito o que aprender com ela! rs. Bjs.

  10. Esse é o post pra mandar pra várias amigas que gostam de viajar comigo hahaha.
    Que levam o guarda roupa toda e depois na hora de carregar a mala me pedem ajuda hahaha.
    Ótimas dicas

  11. Gente, eu sou péssima com esse negócio de moda, hahaha! De verdade, queria ser diferente, me vestir melhor e me arrumar mais, mas quando vou ver isso está no fim do fim da minha lista de prioridades… esse mês voltei a fazer as unhas pós-filhos, a meta é voltar a ir ao cabeleireiro e fazer uma dieta, quem sabe ano que vem não viro uma mãe repaginada?

  12. Ótimas dicas! Eu também adoro fazer mala e pensar nas combinações. Acho uma etapa importantíssima da viagem! Viajar leve é sempre importante, até porque eu não resisto a uma comprinha durante a viagem! hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *