Search
Close this search box.

Rio 2016: Casa do Japão – Tóquio 2020

Índice

Saímos da Casa da República Tcheca conforme o post anterior e seguimos para a Casa do Japão, também na Barra. A Casa é uma grande exposição sobre o país, com referências à cultura japonesa, turismo, gastronomia e uma área exclusiva sobre Tóquio, a próxima cidade sede dos Jogos Olímpicos 2020.

Nome: Casa Japão – Tóquio 2020

Endereço: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.

Datas e horários: de 5 a 21/08 e de 7 a 18/09, de 12h às 20h (dias 7/08 e 17/09 somente por convite).

Preço: gratuito

Estacionamento: disponível no local, o valor é proporcional ao tempo de permanência.

COMO CHEGAR

De ônibus – Desembarcar no Terminal Alvorada e passar pela passagem subterrânea que sairá dentro da Cidade das Artes.

De carro

– Vindo da Zona Sul – Prosseguir pela Av. das Américas – sentido Recreio dos Bandeirantes, ao avistar a Cidade das Artes, entrar à direita. 

– Vindo da Linha Amarela – contornar o Terminal Alvorada e o estacionamento para poder acessar o mergulhinho (pista interna que corre em paralelo a Av. Ayrton Senna) e acessar pelo portão 2.

Começamos a visita pelo primeiro andar na Área das províncias japonesas, uma exposição de fotos belíssimas do país. No final desta área há panfletos turísticos disponíveis para os visitantes, gratuitos, voltamos para casa com vários! 

Depois entramos na fila para tirar a foto mangá. Tem opção de foto individual com tema esporte: surf, skate, karatê… ou uma com cenário de Tóquio, usada para fotos em grupo. Tiramos uma só do Pedro no tema karatê e outra em família no cenário de Tóquio (foto no início do post). É permitido tirar fotos individuais de todos. A fila não demora muito porque o processo é rápido.

As fotos vão para página do Facebook: Tokyo 2020 MANGA PHOTO, porém não entram na hora, o prazo que nos deram foi até o dia seguinte.

Para baixar a foto acesse: www.facebook.com/tokyo2020mangaphoto

Depois passamos rapidinho pela Área de Apoio aos Atletas Japoneses na Rio 2016, onde estão expostos os uniformes oficiais e o nome de todos os atletas separados por modalidade.

Seguindo na exposição tem a Área dos Patrocinadores de Tokyo 2020:

Do outro lado a Área da Prefeitura do Tóquio, com a divulgação da Copa do Mundo de Rugby 2019, e várias exposições sobre a evolução da cidade: carro movido a energia limpa, água de torneira para beber, hidrovias, infraestrutura…

Demonstração de pratos da culinária japonesa:

Esta parte é bem legal, é uma forma interativa de conhecer a cidade de Tóquio: basta pisar nos destinos (retângulos verdes) para que seja exibido um filme sobre a região, algo em torno de 2 a 3 minutos cada filme, e no final congela em uma paisagem para tirar fotos. 

Um pouquinho do vídeo exibido nesta visita virtual a Tóquio:



E uma Área do Governo do Japão, com divulgação da culinária e tradições culturais do país.



Esta parte é sobre o programa do governo japonês de apoio ao esporte, o Sport for Tomorrow. Tem uma brincadeira de lançar discos com as crianças, primeiro tem que acertar entre 2 linhas, depois dentro do quadrado. Quem acerta ganha um brinde (não sei o que) e quem perde ganha um pin do projeto. Adultos também pode participar. Os funcionários são simpáticos e animados. Pedro brincou 2 vezes, é rapidinho.

Pins que meu filho ganhou na brincadeira

Eu tenho a impressão que esta é a área preferida dos adultos (risos!), degustação de bebidas japonesas: cachaça, cerveja, licor, saquê, vinho, whisky… E o melhor: é grátis! Quando chegamos às 18h já havia encerrado.

Atualização: Outras pessoas relataram que degustaram à noite, então depende da programação da casa.

Mais um pouquinho à frente tem uma parede repleta de bonecos tradicionais japoneses:

Depois fomos para a Área Tokyo 2020 dedicado aos próximos jogos Olímpicos: divulgação da logomarca, novo estádio olímpico, produtos licenciados…

No segundo andar, há somente a Área de Experiência Cultural. uma área interativa sobre a cultura japonesa.  Quando chegamos a fila era grande e quando voltamos a fila já tinha fechado. Eles fecham a fila antes, assim todos são atendidos até o horário de encerramento  às 20h.

  • Yukata – vestimenta típica japonesa. O visitante pode vestir e tirar fotos, sucesso total com as meninas de todas as idades!
  • Shodô – arte da caligrafia japonesa que reproduz o caminho da tinta sobre o papel arroz. O visitante aprende um pouco dessa arte.
  • Pesca yo yo – muito popular em festivais no Japão. 

Vista do segundo andar para a Av. Ayrton Senna

O evento conta também com uma série de shows em comemoração aos 120 anos de amizade Japão x Brasil. 

O pagamento do estacionamento é no segundo andar, próximo à bilheteria, o valor é de acordo com o tempo de permanência. 

Eu sou suspeita para dizer se gostei, sou apaixonada pelo Japão! A família toda gostou, ainda não fomos ao Japão, está na nossa lista de desejos, e essa exposição só fez crescer a nossa vontade!

Para ler sobre nossas visitas a outras casas de países:

Rio 2016: Casa da República Tcheca

Rio 2016: Casa da Suíça

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.

13 respostas

  1. olá, muito obrigada por seu relato! só fiquei em dúvida se há alguma coisa para comer lá. uma lanchonete ou restaurante…. estava querendo almoçar lá amanhã, mas não encontrei em lugar nenhum essa informação. obrigada e parabéns pelo blog!

    1. SAS obrigada! Fomos no final do dia e na exposição não vimos local para comer. A Cidade das Artes tem um café, é melhor você confirmar com eles por telefone (3325 0102) quais as opções disponíveis. Abraços.

    1. Olá Anna, fomos de carro sim, ficamos aprox. 2h lá, não lembro o valor exato que pagamos, acredito que tenha sido R$ 10,00.

    1. Eu li no site da prefeitura que será no Paço Imperial a partir de 18/08/2016. Não sei se alterou. Veja o link: http://www.cidadeolimpica.rio/noticia/casas-dos-paises-um-pouco-de-todo-o-mundo-nos-jogos-rio-2016/
      Nome da casa: Culture & Tokyo in Rio (do Governo Metropolitano de Tóquio)
      Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Paço Imperial
      Datas e horários de funcionamento: 18 de agosto até 7 de setembro, das 12h às 19h (fechado às segundas-feiras)

    1. Oi Jennifer, se você estiver se referindo ao convite para o evento fechado em 17/09, infelizmente não sei, também não fui convidada, :-)), porém no dia 18/09 abrirá ao público! Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *