21 de outubro de 2015

Foz do Iguaçu - Roteiro de 5 a 7 dias (parte 1)

Cataratas do Iguaçu Brasil

Voltamos no sábado de Foz do Iguaçu, fomos eu, marido, filho de 4 anos e desta vez contamos com a participação especial do meu pai de 78 anos, todos adoraram a viagem! Chegamos no domingo à noite e voltamos no sábado de manhã, de 11/10/2015 a 17/10/2015.

NOSSO ROTEIRO

DIA 1 - Chegada
DIA 2 - Itaipú
DIA 3 - Parque das Aves / Cataratas lado brasileiro com Macuco Safari
DIA 4 - Cataratas Lado Argentino
DIA 5 - Vale dos Dinossauros / Templo Budista
DIA 6 - Duty Free Argentina / Museu de Cera
DIA 7 - Retorno

Siga nosso perfil no Instagram: @descansanavolta

Usei como referência o post do blog Viajando com Pimpolhos - roteiro de 5 diassuper bem explicado! Não fomos ao Paraguai.

Montei o roteiro pelo app de celular MyTrip, disponível para Android, muito rápido e prático, você marca as atrações e o app já traz as informações úteis (horários, preços...) e já marca no mapa.

DIA 1 - CHEGADA

HOTEL

Ficamos no Hotel Nacional Inn Foz, optamos desta vez por um econômico que tivesse o básico de estrutura para criança: piscina, gramado, quadra de futebol, parquinho e salão de jogos (ping-pong, sinuca e totó). Era importante que tivesse um quarto grande uma vez que éramos 3 adultos + 1 criança. Ficamos no apto duplo luxo com 2 camas de casal, o quarto tinha 28 m2 e banheiro com pia separada da área de banho.

O hotel fica em frente ao Museu de Cera e Vale dos Dinossauros, a 5 min do aeroporto e 10 km das Cataratas. Não tem recreação, o café da manhã, estacionamento e o wi-fi são grátis, embora este seja um pouco lento nos quartos.  No geral atendeu às nossas expectativas para um hotel de 3 estrelas.
Endereço: Avenida das Cataratas, 8355, Foz do Iguaçu.

Outras opções econômicas em Foz:

Continental Inn Hotel

Tarobá Hotel

Resorts super indicados em Foz:

Bourbon Cataratas Conventions & Spa - com recreação da Turma da Mônica.

Mabu Thermas Grand Resort - com recreação do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Ou procure outros hotéis em Foz do Iguaçu no Booking.com

ALUGUEL DE CARRO

Alugamos o carro diretamente com a Movida, com retirada e devolução no aeroporto de Foz. Achei uma ótima opção, assim como em Gramado, pois nos deu autonomia e tranquilidade para fazermos os passeios. Tem também a opção de usar táxi, que pelo que relatam funciona bem e não sai caro, dependendo dos passeios que for fazer.

Tentei usar o desconto da Movida com o Km de Vantagensmas no final não deu certo porque a reserva estava no nome do meu marido, e a conta do Km de Vantagens no meu nome, pelo jeito tem que ser tudo no mesmo CPF.

Me arrependi de não ter alugado pelo buscador Rentcars.com como sempre fizemos.

É fácil dirigir por lá, nada é muito longe, usamos o Google Maps pelo celular, não alugamos GPS nem cadeirinha, levamos o booster do pequeno como bagagem de mão.

AÉREO

Comprei as passagens em uma das promoções de fim de semana da Gol, R$ 153,90 a ida, e R$ 59,00 a volta (valores de 2015), saindo do RJ-GIG, ida com voo direto e volta com conexão em Guarulhos. Tem que ficar acompanhando até surgir uma boa oportunidade.

DIA 2

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU

Fizemos a Visita Panorâmica, que ocorre todos os dias em vários horários e dura aproximadamente 2 horas. Esta visita custa R$ 27,00 a inteira e R$ 13,50 a meia-entrada (crianças de 7 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, estudantes e professores de instituições brasileiras, e brasileiros doadores regulares de sangue). Crianças abaixo de 7 anos não pagam. (Valores de 10/2015)

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 6731
Site: www.turismoitaipu.com.br

A visita começa no Centro de Recepção de Visitantes com a exibição de um filme sobre Itaipu e segue em ônibus turístico de 2 andares para conhecer a área externa, com paradas para fotos. Se estiver frio, não esquecer casaco com capuz, pois no 2º andar do ônibus venta muito!

Se tiver tempo, vale ir no mesmo dia ao Templo Budista pois fica na mesmo direção que Itaipu.

Mirante do Vertedouro

Almoçamos no Restaurante Porto Kattamaran, e nossa experiência foi péssima, comida e atendimento ruins, e o prato do meu marido só chegou quando estávamos acabando. Não sabemos se foi algo pontual, alegaram que a cozinheira faltou e deram um desconto na conta para compensar.

Do Porto Kattamaran saem os passeios de barco pelo lago de Itaipu, não fomos porque estava frio.

Esta foi a última parada do passeio panorâmico, quem não ficar para almoçar ou passear de barco segue com o ônibus para a saída (onde fica a bilheteria). Quem fica pega um dos próximos ônibus.

Porto Kattamaran
DIA 3

PARQUE DAS AVES

Fomos de manhã, passeio super agradável, lugar muito bonito e bem cuidado. Meu filho queria muito tirar uma foto com a Blu, a arara-azul do filme Rio, rs, um funcionário me alertou que as fotos terminariam ao meio-dia, então é bom ficar atento aos horários. O local para a foto fica próximo à saída.

O Parque das Aves fica em frente às Cataratas brasileiras e dá tranquilamente para fazer os 2 passeios no mesmo dia. Vai no Parque das Aves cedo e segue para as Cataratas. Não levamos carrinho.

Endereço: Av. das Cataratas, 12450.
Horários: Aberto diariamente de 8:30 às 17h.
Preços: Os ingressos custam R$ 24 para adultos, idosos pagam meia-entrada e crianças até 8 anos não pagam. (Valores de 10/2015).
Site: www.parquedasaves.com.br

CATARATAS DO IGUAÇU - LADO BRASILEIRO

O Parque Nacional do Iguaçu abre diariamente de 9h às 17h e é o passeio número um em Foz do Iguaçu, e é uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.
Endereço: BR 469, KM 18, Foz do Iguaçu
Preços:  A entrada custa para os brasileiros: R$ 31,30 para adultos, e R$ 8 para idosos e crianças de 2 a 11 anos (valores de 10/2015)
Site: www.cataratasdoiguacu.com.br

Deixamos o carro no estacionamento do Parque das Aves e seguimos para as Cataratas a pé, que fica em frente. Após comprar os ingressos, pegamos um ônibus até a Parada Trilha das Cataratas, a trilha tem 1.200 metros, e permite uma vista panorâmica das Cataratas, terminando na Garganta do Diabo, que é emocionante!

Levamos capas de chuva, mas no local também vende aquelas fininhas, na Garganta do Diabo molha bastante. Não levamos carrinho, a trilha tem muitas escadas, Pedro com 4 anos aguentou na boa. No final da trilha usamos o elevador para subir.

Garganta do Diabo - lado brasileiro

Almoçamos no Restaurante Porto Canoas, dentro do parque, muito bom, comida gostosa e linda vista para as Cataratas. Após o almoço pegamos o ônibus na Parada Espaço Porto Canoas até a Parada Macuco Safari.

MACUCO SAFARI

O passeio começa por uma trilha de 3 km de jipe pela selva do Parque Nacional do Iguaçu, e depois de barco até às cataratas. O passeio dura aproximadamente 1 hora e 45 minutos, e funciona de 9h às 17:30. Levar protetor solar e capa de chuva, e mesmo usando capa de chuva você sairá completamente molhado do barco!

Só fizeram o passeio de barco do Macuco Safari meu marido e meu pai, eu queria muito ir porém tive febre e dor de garganta, achei melhor não arriscar. Para quem não faz o passeio de barco tem a opção do ingresso Macuco Selva, que dá direito ao passeio de trenzinho e jipe, sem o barco, foi o que eu comprei, assim pude aguardá-los lá embaixo.

Compramos o DVD do passeio de barco, achei decepcionante, a parte 1 vem com imagens das Cataratas pré-gravadas, e a parte 2 com o vídeo do passeio em si, que não mostra todos no barco ao mesmo tempo, fica um tempo da parte da frente e outro na parte de trás do barco, tinham que ter 2 câmeras, achamos poucas imagens nossas para o preço que cobram, 75 reais. Já a foto valeu a pena.

Preços: O passeio completo custa R$ 179,00 por adulto e R$ 89,50 para idosos e crianças de 7 aos 11 anos. Crianças até 6 anos não pagam. (valores de 10/2015)
Site: www.macucosafari.com.br

Macuco Safari
Continue lendo a segunda e última parte da viagem em: