Search
Close this search box.

Blumenau e Pomerode: Bate-volta de Penha

Índice

Continuando a nossa viagem de 8 dias por Santa Catarina, incluindo o Beto Carrero, neste quarto dia do roteiro fizemos um bate-volta de Penha até Blumenau e Pomerode

Para ler nosso roteiro de 8 dias:

Santa Catarina com Beto Carrero – Roteiro de 8 dias

Blumenau

Saímos de Penha de manhã rumo a Blumenau, a distância de carro foi de aproximadamente 60 km. Vale a pena alugar carro para ter liberdade e praticidade de parar quando quiser, principalmente quando está com crianças. Indico alugar pelo site Rentcars.com, com retirada e devolução no aeroporto de Navegantes-SC.

Nossa primeira parada foi na Vila Germânica, um centro de eventos onde acontece a famosa Oktoberfest, evento para celebrar a cultura e tradição alemã. O local tem vários restaurantes e lojas. Chegamos um pouco antes de 11h e estava bem vazio, demos uma volta, tiramos fotos, fizemos umas comprinhas, foi uma visita rápida. Não almoçamos porque queríamos almoçar em Pomerode.

Onde fica: R. Alberto Stein, 199 – Velha, Blumenau.

Entrada: gratuita

Horários: Restaurantes e bares todos os dias de 11h às 23h. Lojas de segunda a sexta: 10h às 20h, sábados, domingos e feriados: 10h às 18h.

Depois seguimos para o Museu da Cerveja, esse não gostamos, pequeno e sem muita coisa para ver, seria melhor ter ido direto para Pomerode.

Vila Germânica Blumenau
Vila Germânica – Blumenau/SC

Pomerode

De Blumenau para Pomerode foram mais 33 km de carro. Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, a cidade é uma graça, vale a pena passar um dia inteiro, ou até pernoitar.

Por indicação de um morador, almoçamos no Restaurante e Confeitaria Torten Paradies, o almoço é buffet livre ou por kilo, a culinária é tipicamente alemã mas serve um pouco de tudo. Na confeitaria vende bolos, cucas, strudels… eles produzem as geléias e massas de forma artesanal, cada doce lindo! É bem tranquilo de estacionar na rua. O restaurante serve também buffet de café colonial aos sábados de 14:30 às 19h e aos domingos e feriados de 10h às 19h.

Onde fica: R. XV de Novembro, 350 – Centro, Pomerode

Outra opção de almoço é o Restaurante Wunderwald, restaurante típico alemão mais indicado na cidade. É a la carte e mais caro.

Onde fica: Rua 15 de Novembro, 8444 – Rodovia Blumenau Pomerode Km 6

Zoo de Pomerode

De lá seguimos para o Zoo Pomerode, motivo da nossa visita. Fundado em 1932, foi o primeiro zoológico da região sul, e o terceiro mais antigo do país. Não é tão grande, mas tem uma boa variedade de espécies e os animais são bem cuidados e ativos. Brincávamos que os animais “vinham nos cumprimentar”.

Onde fica: Rua Hermann Weege, 180 – Centro – Pomerode

Horários: Diariamente de 8h às 18h.

Preços: R$ 54 (adultos), R$ 27 (crianças de 4 a 14 anos, idosos, estudantes, professores, policiais, bombeiros), crianças de 0 a 3 anos não pagam. * valores de dez/2023

Vila Encantada

Saindo do Zoo Pomerode fomos para a Vila Encantada, que fica ao lado, um parque muito legal para crianças, com dinossauros, brinquedos, interatividade… Destaque para o brinquedão onde adultos e crianças podem brincar juntos, meu filho achou o máximo, e nós voltamos a ser crianças.

Tem wi-fi grátis, área de alimentação, espaço de festa, fraldário, banheiro familiar e acessibilidade. Tivemos sorte de ver a exposição temporária “O Mundo dos Dinossauros”, de dinossauros robóticos com movimentos e sons. O parque funciona de quarta a domingo.

Onde fica: Rua Hermann Weege, 204, Centro, Pomerode

Horários: O parque está aberto de terça à domingo, das 9h às 18h, sendo que a bilheteria fecha às 17h. Abre nos feriados. Consulte o Calendário de Funcionamento.

Preços: consulte os preços para a data da sua visita em Ingressos Vila Encantada

Vila Encantada

Antes de ir embora, fomos comprar chocolates na loja da Nugali, na R. XV de Novembro, 290 , Centro. Estávamos procurando a visita guiada na fábrica, porém não existia para turistas na época. Veja detalhes em Nugali tour.

O retorno de Pomerode para Penha foi de aproximadamente 80 km. Adoramos Pomerode! Uma graça de cidade alemã, queríamos ter ficado mais tempo, vale a pena pernoitar se você tiver tempo no roteiro.

Onde se hospedar em Pomerode

No Centro:

•  Pousada Oma Helga – opção econômica com quarto família, a 800 m do Zoo Pomerode e da Vila Encantada, com café da manhã.

Fora do Centro:

– Casa Branca Pousada Boutique – Fica a 2,8 km do centro, uma opção mais tranquila, também cercada de verde, tem piscina e café da manhã.

E assim terminou nosso quarto dia de viagem, um bate-volta a Blumenau e Pomerode, saindo de Penha.

Leia mais sobre a nossa viagem a Santa Catarina:

Santa Catarina com Beto Carrero – Roteiro de 8 dias

Dias 5 e 6: Balneário Camboriú

Dia 7: Passeio a Praia de Bombinhas

Até o próximo post!

Gostou? Compartilhe!

Gostou? Comente!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta.